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segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Visão Sustentável - Edição 30



Inspirado na medicina, Arqtex Convênio reúne tudo que o consumidor precisa para construir, reformar ou mobiliar

A construção, a reforma e a mobília de um imóvel são atividades que envolvem sonhos e expectativas. A exigência por segurança, qualidade, economia e durabilidade éforte. Além disso, em virtude do aumento da preocupação com a preservação da natureza e a poupança de recursos, os profissionais e as empresas que atuam nessa área devem estar preparados para um mercado cada vez mais exigente. Criada pelo arquiteto e urbanista Jucenei Gusso Monteiro há cerca de dois anos, a Arqtex Convênio possui um modelo de trabalho capaz de sustentar todas essas demandas.

Uma parceria que reúne tudo que é necessário para construir, reformar ou mobiliar um imóvel de forma responsável e sustentável é a proposta dessa entidade que teve como inspiração o modelo de convênio proposto pela medicina, “com alguns ajustes e melhorias para o segmento”, conta o fundador e presidente da empresa. Com 20 anos de experiência no mercado, o arquiteto idealizou a Arqtex há cerca de seis. O foco do convênio é o consumidor final.
“A qualidade total e a sustentabilidade de todos os processos e trabalhos executados estão entre os nossos princípios. Hoje em dia é possível construir obras sustentáveis com um grande retorno, basta conscientizar os consumidores para colocar em prática”, defende.

Ainda, segundo o presidente da Arqtex, a arquitetura nasceu no universo da sustentabilidade. Aspectos econômicos, físicos e climáticos são sempre considerados na hora de projetar um espaço. “Antes do termo sustentabilidade, os profissionais de arquitetura já conviviam com o bioclimático, que significa a adequação da construção para o ambiente onde se insere, proporcionando conforto natural e adequado. O aproveitamento da luz do sol nos ambientes é uma das preocupações”, analisa.

Aproximação
A criação do convênio tem entre seus propósitos suprir as dificuldades de acesso a profissionais e soluções comprometidas ao consumidor, que ainda permanece com dúvidas sobre as atribuições dos arquitetos, como da relação custo ou investimento, e que costuma procurar por esse tipo de serviço por indicação. “Esse modelo é ineficiente e precisávamos de mais resultados. Ficávamos reféns da demanda dispersa”, explica.

O modelo de convênio Arqtex engloba três atores com o objetivo de aproximá-los para a geração de negócios. Fazem parte os profissionais (arquitetos, engenheiros e designers), fornecedores (desde materiais de construção até cama, mesa e banho) e os conveniados (consumidor final). Atualmente, a organização conta com 24 escritórios associados, oito mil consumidores conveniados e mais de 40 empresas fornecedoras afiliadas.
“A parceria com fornecedores possibilita que o convênio ofereça benefícios para o consumidor final não apenas quando está realizando obras, mas o tempo todo, quando deseja adquirir qualquer tipo de produto para sua moradia, ou estabelecimento comercial, mesmo que sejam alugados”, conta. É uma forma de democratizar o acesso dos consumidores a tudo que envolve a benfeitoria de um imóvel, já que traz vantagens e descontos.

E por falar em democratização, este é também um dos propósitos da Arqtex. “Por meio do convênio, que cobra uma taxa simbólica anual dos conveniados, o ciclo de trabalho fica completo, já que traz o consumidor para dentro do grupo. Disponibilizamos informações, mostramos as técnicas disponíveis e, com isso, derrubamos barreiras para o mercado da arquitetura. Conseguimos captar, orientar e atender demandas variadas com qualidade”, diz.

Como funciona
“A Arqtex é uma empresa que visa negócio. Nossa lucratividade está ancorada nos negócios realizados, o que nos torna um agente ativo e dinâmico para os parceiros profissionais e fornecedores, mas sem ônus ao consumidor. O sucesso se concentra na expectativa da demanda dirigida”, reforça o empresário. Qualquer pessoa física ou jurídica interessada em serviços de arquitetura, engenharia ou design pode se conveniar. Profissionais e fornecedores também podem fazer parte da parceria a qualquer momento caso se enquadrem no perfil da entidade.
“Os conveniados contam com uma tabela para honorários de projetos diferenciada, a qual traz vantagens reais ao consumidor e proporciona maior rentabilidade aos profissionais em virtude da demanda. Segundo Jucenei Monteiro, o convênio possibilita a melhor opção de negócio sem criar a cultura do menor preço. Preço baixo não sustenta qualidade. Nossos clientes sempre terão o melhor, mas provavelmente nem sempre vão pagar mais barato. O que oferecemos são vantagens econômicas”, defende.

Orientação e relacionamento contínuo
Depois de passarem pela avaliação de habilitação para se tornarem profissionais e fornecedores da rede do convênio, estes passam a fazer parte da Arqtex e recebem orientação contínua. “Nós chamamos os profissionais associados e os fornecedores afiliados de nossos clientes internos e com eles temos várias linhas de relacionamento e desenvolvimento. Organizamos a aproximação dos profissionais com as indústrias para que conheçam o processo produtivo delas, e também promovemos eventos com os fornecedores afiliados”, relata. Alguns exemplos foram as visitas nas indústrias Stobag e Indusparquet em Curitiba e Docol Metais Sanitários em Joinville/SC para mostrar seus processos, conceitos e produtos.
A comunicação e o controle das operações entre associados (profissionais) e afiliados (fornecedores) com a Arqtex é facilitada por meio de um sistema de TI exclusivo da Arqtex conectado por meio do portal www.arqtex.com.br, que disponibiliza acesso ao sistema interno da empresa. O portal também possui informações para consumidores, tanto conveniados quanto não conveniados. “Para os consumidores, o maior benefício é o facilitado acesso a fornecedores e profissionais, além da possibilidade de fazer a simulação para custos de projetos de uma obra e ter noção de orçamento antes mesmo de pensar em fechar negócio”, explica.

Para os três atores, a Arqtex também desenvolve ações de marketing e endomarketing por intermédio do desenvolvimento de diversos projetos, os quais também atingem outros atores da sociedade, o que reforça a preocupação da empresa com a responsabilidade social e a sustentabilidade corporativa.
Entre os projetos desenvolvidos, há o “Sou fiel Arqtex”, pelo qual todo relacionamento, seja apenas uma visita à loja, uma participação em palestras técnicas oferecidas e um negócio fechado, somam pontos que são convertidos em prêmios e vantagens. “Aqui um diferencial importante, cada um pontua pelo próprio esforço, por exemplo, um profissional pontua por projeto vendido e não pelos produtos que recomenda e indica. Para garantir a pontuação, é preciso apresentar o cartão Arqtex Convênio. Essa é também uma forma de acompanharmos o andamento dos negócios. É um programa vantajoso para todos os atores”, conta o empresário.

Visando promover o desenvolvimento cultural, o programa “Tudo a ver com Arqtex” oportuniza descontos na compra de ingressos para alguns teatros, com a finalidade de  promover momentos de lazer e cultura em família. “Sabemos que toda realização de obra mexe com a estrutura familiar e causa estresse. Essa é uma forma de promover a descontração incentivando a cultura”, analisa.
A preocupação com o bem-estar de todos os envolvidos com o convênio não para por aqui. Por meio do “Encontro faça dar certo”, clientes internos e externos Arqtex relacionam-se de forma positiva, com ênfase na dinâmica de grupo. “Esse é mais um programa de relacionamento fruto de uma parceria com o analista transacional especialista em coaching Mauricio de Souza. No treinamento, ele incentiva que os participantes façam uma reflexão sobre as suas vidas e aprendam a lidar com a angústia e reconhecer as vitórias”, conta.

O programa “Arqtex Mais”, por sua vez, engloba diversas parcerias nos segmentos de saúde, bem-estar, desenvolvimento social, justiça e cidadania que já foram firmados pela empresa. Exclusivo para conveniados, esse programa traz vantagens em planos de previdência, planos de saúde, consórcio imobiliário, proteção familiar, entre outros. “Essas parcerias atraem consumidores. Como exemplo, cito a convênio empresarial que fizemos com a cooperativa de saúde C.S. Assistance, que nos trouxe cerca de 2500 novos clientes. Todo mundo ganha”, comemora.

A responsabilidade social e a sustentabilidade são uma constante para o criador e para os participantes desse convênio. As vantagens e os benefícios ultrapassam barreiras. “Uma vez fui convidado a dar uma palestra sobre a minha profissão na escola de minhas filhas. A exposição foi tão positiva que criei um projeto que visa falar de arquitetura, sustentabilidade e cidadania para os futuros consumidores”, relata Jucenei Monteiro.

Por meio do projeto “Diálogos de arquitetura urbanismo e sustentabilidade”, não apenas o presidente da Arqtex, mas profissionais, fornecedores e parceiros que tenham experiência de boas práticas no setor podem conceder palestras para entidades de Ensino Médio que utilizam critérios de formação proativa, empreendedora, de responsabilidade social e cidadania.

Adesão ao pacto global

Todo envolvimento e preocupação desse empresário com a sustentabilidade corporativa não estão restritas às atividades que desenvolve na empresa. Ele também atua junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PR), a Associação Comercial do Paraná (ACP) e é membro do núcleo de comércio e serviços do Conselho Paranaense deCidadania Empresarial (CPCE), entidade ligada à Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

Essa última atribuição, inclusive, motivou que a Arqtex Convênio se tornasse uma signatária do Pacto Global. “Ao alinhar nossas ações aos propósitos do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) buscamos a chancela de uma organização de expressão global e, mais que isso, queremos nos unir a esse bloco mundial de empresas que se movimentam para o sucesso dessa nova era”, diz o presidente da empresa.

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