Inspirado na medicina, Arqtex Convênio reúne tudo que o consumidor
precisa para construir, reformar ou mobiliar
A construção, a reforma e a mobília de um imóvel são atividades que
envolvem sonhos e expectativas. A exigência por segurança, qualidade, economia
e durabilidade éforte. Além disso, em virtude do aumento da preocupação com a preservação
da natureza e a poupança de recursos, os profissionais e as empresas que atuam
nessa área devem estar preparados para um mercado cada vez mais exigente. Criada
pelo arquiteto e urbanista Jucenei Gusso Monteiro há cerca de dois anos, a
Arqtex Convênio possui um modelo de trabalho capaz de sustentar todas essas
demandas.
Uma parceria que reúne tudo que é necessário
para construir, reformar ou mobiliar um imóvel de forma responsável e
sustentável é a proposta dessa entidade que teve como inspiração o modelo de
convênio proposto pela medicina, “com alguns ajustes e melhorias para o
segmento”, conta o fundador e presidente da empresa. Com 20 anos de experiência
no mercado, o arquiteto idealizou a Arqtex há cerca de seis. O foco do convênio
é o consumidor final.
“A qualidade total e a sustentabilidade de todos
os processos e trabalhos executados estão entre os nossos princípios. Hoje em
dia é possível construir obras sustentáveis com um grande retorno, basta
conscientizar os consumidores para colocar em prática”, defende.
Ainda, segundo o presidente da Arqtex, a
arquitetura nasceu no universo da sustentabilidade. Aspectos econômicos,
físicos e climáticos são sempre considerados na hora de projetar um espaço.
“Antes do termo sustentabilidade, os profissionais de arquitetura já conviviam
com o bioclimático, que significa a adequação da construção para o ambiente
onde se insere, proporcionando conforto natural e adequado. O aproveitamento da
luz do sol nos ambientes é uma das preocupações”, analisa.
Aproximação
A criação do convênio tem entre seus propósitos
suprir as dificuldades de acesso a profissionais e soluções comprometidas ao
consumidor, que ainda permanece com dúvidas sobre as atribuições dos
arquitetos, como da relação custo ou investimento, e que costuma procurar por
esse tipo de serviço por indicação. “Esse modelo é ineficiente e precisávamos
de mais resultados. Ficávamos reféns da demanda dispersa”, explica.
O modelo de convênio Arqtex engloba três atores
com o objetivo de aproximá-los para a geração de negócios. Fazem parte os
profissionais (arquitetos, engenheiros e designers),
fornecedores (desde materiais de construção até cama, mesa e banho) e os
conveniados (consumidor final). Atualmente, a organização conta com 24
escritórios associados, oito mil consumidores conveniados e mais de 40 empresas
fornecedoras afiliadas.
“A parceria com fornecedores possibilita que o
convênio ofereça benefícios para o consumidor final não apenas quando está
realizando obras, mas o tempo todo, quando deseja adquirir qualquer tipo de
produto para sua moradia, ou estabelecimento comercial, mesmo que sejam alugados”,
conta. É uma forma de democratizar o acesso dos consumidores a tudo que envolve
a benfeitoria de um imóvel, já que traz vantagens e descontos.
E por falar em democratização, este é também um
dos propósitos da Arqtex. “Por meio do convênio, que cobra uma taxa simbólica
anual dos conveniados, o ciclo de trabalho fica completo, já que traz o consumidor
para dentro do grupo. Disponibilizamos informações, mostramos as técnicas
disponíveis e, com isso, derrubamos barreiras para o mercado da arquitetura. Conseguimos
captar, orientar e atender demandas variadas com qualidade”, diz.
Como funciona
“A Arqtex é uma empresa que visa negócio. Nossa lucratividade
está ancorada nos negócios realizados, o que nos torna um agente ativo e dinâmico
para os parceiros profissionais e fornecedores, mas sem ônus ao consumidor. O
sucesso se concentra na expectativa da demanda dirigida”, reforça o empresário.
Qualquer pessoa física ou jurídica interessada em serviços de arquitetura,
engenharia ou design pode se
conveniar. Profissionais e fornecedores também podem fazer parte da parceria a
qualquer momento caso se enquadrem no perfil da entidade.
“Os conveniados contam com uma tabela para
honorários de projetos diferenciada, a qual traz vantagens reais ao consumidor
e proporciona maior rentabilidade aos profissionais em virtude da demanda. Segundo
Jucenei Monteiro, o convênio possibilita a melhor opção de negócio sem criar a
cultura do menor preço. Preço baixo não sustenta qualidade. Nossos clientes
sempre terão o melhor, mas provavelmente nem sempre vão pagar mais barato. O
que oferecemos são vantagens econômicas”, defende.
Orientação e
relacionamento contínuo
Depois de passarem pela avaliação de habilitação
para se tornarem profissionais e fornecedores da rede do convênio, estes passam
a fazer parte da Arqtex e recebem orientação contínua. “Nós chamamos os profissionais
associados e os fornecedores afiliados de nossos clientes internos e com eles temos
várias linhas de relacionamento e desenvolvimento. Organizamos a aproximação
dos profissionais com as indústrias para que conheçam o processo produtivo
delas, e também promovemos eventos com os fornecedores afiliados”, relata. Alguns
exemplos foram as visitas nas indústrias Stobag e Indusparquet em Curitiba e Docol
Metais Sanitários em Joinville/SC para mostrar seus processos, conceitos e produtos.
A comunicação e o controle das operações entre
associados (profissionais) e afiliados (fornecedores) com a Arqtex é facilitada
por meio de um sistema de TI exclusivo da Arqtex conectado por meio do portal www.arqtex.com.br, que disponibiliza acesso ao sistema interno da
empresa. O portal também possui informações para consumidores, tanto conveniados
quanto não conveniados. “Para os consumidores, o maior benefício é o facilitado
acesso a fornecedores e profissionais, além da possibilidade de fazer a
simulação para custos de projetos de uma obra e ter noção de orçamento antes
mesmo de pensar em fechar negócio”, explica.
Para os três atores, a Arqtex também desenvolve
ações de marketing e endomarketing por intermédio do
desenvolvimento de diversos projetos, os quais também atingem outros atores da
sociedade, o que reforça a preocupação da empresa com a responsabilidade social
e a sustentabilidade corporativa.
Entre os projetos desenvolvidos, há o “Sou fiel Arqtex”, pelo qual todo relacionamento, seja apenas uma visita à loja, uma participação
em palestras técnicas oferecidas e um negócio fechado, somam pontos que são
convertidos em prêmios e vantagens. “Aqui um diferencial importante, cada um
pontua pelo próprio esforço, por exemplo, um profissional pontua por projeto
vendido e não pelos produtos que recomenda e indica. Para garantir a pontuação,
é preciso apresentar o cartão Arqtex Convênio. Essa é também uma forma de
acompanharmos o andamento dos negócios. É um programa vantajoso para todos os
atores”, conta o empresário.
Visando promover o desenvolvimento cultural, o
programa “Tudo a ver com Arqtex”
oportuniza descontos na compra de ingressos para alguns teatros, com a
finalidade de promover momentos de lazer
e cultura em família. “Sabemos que toda realização de obra mexe com a estrutura
familiar e causa estresse. Essa é uma forma de promover a descontração incentivando
a cultura”, analisa.
A preocupação com o bem-estar de todos os
envolvidos com o convênio não para por aqui. Por meio do “Encontro faça dar certo”, clientes internos e externos Arqtex relacionam-se
de forma positiva, com ênfase na dinâmica de grupo. “Esse é mais um programa de
relacionamento fruto de uma parceria com o analista transacional especialista
em coaching Mauricio de Souza. No
treinamento, ele incentiva que os participantes façam uma reflexão sobre as
suas vidas e aprendam a lidar com a angústia e reconhecer as vitórias”, conta.
O programa “Arqtex
Mais”, por sua vez, engloba diversas parcerias nos segmentos de saúde, bem-estar,
desenvolvimento social, justiça e cidadania que já foram firmados pela empresa.
Exclusivo para conveniados, esse programa traz vantagens em planos de
previdência, planos de saúde, consórcio imobiliário, proteção familiar, entre
outros. “Essas parcerias atraem consumidores. Como exemplo, cito a convênio
empresarial que fizemos com a cooperativa de saúde C.S. Assistance, que nos
trouxe cerca de 2500 novos clientes. Todo mundo ganha”, comemora.
A responsabilidade social e a sustentabilidade
são uma constante para o criador e para os participantes desse convênio. As
vantagens e os benefícios ultrapassam barreiras. “Uma vez fui convidado a dar
uma palestra sobre a minha profissão na escola de minhas filhas. A exposição
foi tão positiva que criei um projeto que visa falar de arquitetura,
sustentabilidade e cidadania para os futuros consumidores”, relata Jucenei
Monteiro.
Por meio do projeto “Diálogos de arquitetura urbanismo e sustentabilidade”, não apenas o presidente da Arqtex, mas
profissionais, fornecedores e parceiros que tenham experiência de boas práticas
no setor podem conceder palestras para entidades de Ensino Médio que utilizam
critérios de formação proativa, empreendedora, de responsabilidade social e
cidadania.
Adesão ao pacto global
Todo envolvimento e preocupação desse empresário com a sustentabilidade corporativa não estão restritas às atividades que desenvolve na empresa. Ele também atua junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PR), a Associação Comercial do Paraná (ACP) e é membro do núcleo de comércio e serviços do Conselho Paranaense deCidadania Empresarial (CPCE), entidade ligada à Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).
Essa última atribuição, inclusive, motivou que a Arqtex Convênio se tornasse uma signatária do Pacto Global. “Ao alinhar nossas ações aos propósitos do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) buscamos a chancela de uma organização de expressão global e, mais que isso, queremos nos unir a esse bloco mundial de empresas que se movimentam para o sucesso dessa nova era”, diz o presidente da empresa.
Adesão ao pacto global
Todo envolvimento e preocupação desse empresário com a sustentabilidade corporativa não estão restritas às atividades que desenvolve na empresa. Ele também atua junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PR), a Associação Comercial do Paraná (ACP) e é membro do núcleo de comércio e serviços do Conselho Paranaense deCidadania Empresarial (CPCE), entidade ligada à Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).
Essa última atribuição, inclusive, motivou que a Arqtex Convênio se tornasse uma signatária do Pacto Global. “Ao alinhar nossas ações aos propósitos do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) buscamos a chancela de uma organização de expressão global e, mais que isso, queremos nos unir a esse bloco mundial de empresas que se movimentam para o sucesso dessa nova era”, diz o presidente da empresa.
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