----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Sustentando - Edição 30

Movimento Ecochic Day - moda e estilo com criatividade e sustentabilidade

A proposta é "a renovação de ideias, fundamentadas no respeito proposto pela cultura sustentável, e na inteligência funcional proposta pela economia criativa", diz o manifesto do Movimento Ecochic Day (http://movimentoecochicday.com) de moda criativa e sustentável, que é idealizado e realizado por Mônica Horta e Cael Horta, ambas atuantes nos mercados de artes e moda. Vários profissionais estão ligados ao Movimento, como a estilista Paula Yne e a artista plástica e designer Rita Agueira (http://www.ritaagueira.com.br).
Na coleção Reconstrução, que Paula Yne desfilou na edição de julho do Ecochic Day, ela mostrou peças feitas com retalhos em suas formas originais de corte, de diversas cores e texturas, de tecidos artesanais, como seda orgânica, de tecidos de acervo, como os trazidos de viagens, ou herdados, como tecidos de quimonos. As peças passam também por tingimentos naturais: shibori e itazome, este, criado por ela.
Rita Agueira, desde 2000, desenvolve peças de moda e design feitas com látex de borracha natural, apresentados em linguagens de design, moda e arte. Segundo a artista, os índios da Amazônia entendem o látex como “água que escorre da árvore que chora” e do trabalho dela vêm os tecidos que Rita chama de rendas de látex, e os adornos que chama de biojoias, por serem preciosidades vindas da natureza.


Instituto HSBC Solidariedade premia iniciativas de sustentabilidade


O Troféu Zilda Arns Neumann, do Prêmio Instituto HSBC Solidariedade 2012, foi entregue em Curitiba, no dia 23 de agosto. As duas organizações vencedoras do prêmio, que leva o nome da fundadora da Pastoral da Criança, ganharam R$ 50 mil para serem aplicados em sua expansão e aperfeiçoamento. O vencedor na categoria Educação foi Fernando Francisco de Gois, da Chácara Meninos de Quatro Pinheiros, em Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba. Na categoria Meio Ambiente, quem levou a premiação foi Maria Julia Xavier Rodrigues, da Associação de Proteção à Infância Vovô Vitorino, em Curitiba.

O diretor executivo da revista Geração Sustentável, Pedro Salanek Filho, fez parte da comissão julgadora do prêmio cujo compromisso, segundo o presidente do Instituto HSBC Solidariedade, Helio Duarte, é incentivar a busca e a valorização de novos líderes sociais.

Na Chácara Meninos de Quatro Pinheiros, as crianças e os adolescentes retirados de situação de risco são alvo de ações de educação integral e de formação para o mercado de trabalho, e atividades esportivas e de lazer. A Associação de Proteção à Infância Vovô Vitorino, por sua vez, coordena, desde 2006, o projeto "Reciclar é Viver", que organiza a coleta do óleo de cozinha na comunidade a cada dois meses. Cerca de 70 famílias recebem alimentos em troca do óleo usado, que é reutilizado na produção artesanal de sabão ecológico, e também vendido como matéria-prima para a fabricação de biodiesel.

Entulho pode substituir brita na cobertura de estradas


Estudo desenvolvido pelo Programa de Pós-graduação em Geotecnia da UnB (Universidade de Brasília) mostra que o entulho formado por restos de demolição civil pode substituir com vantagem a brita na cobertura das estradas não pavimentadas que formam 80% da rede rodoviária brasileira.

Segundo informações da Secretaria de Comunicação da UnB, o orientador do estudo, professor Ennio Marques Palmeira, explica que a brita, classificada como o melhor material para cobertura de estradas sem asfalto, é cara, e sua exploração e produção podem causar danos ao meio ambiente. Em testes conduzidos para a pesquisa, o entulho apresentou resistência maior que a brita ao tráfego de veículos. A utilização de restos de construção civil, além de mais barata, seria uma solução para entulho que, no Distrito Federal, forma 70,5% do lixo produzido.

Produtos que ainda não chegaram ao Brasil fazem a alegria dos eco-friendly europeus




Na Inglaterra, alguns produtos apresentados no site Click Green (www.clickgreen.org.uk) encheriam os olhos dos brasileiros ecologicamente corretos e poderiam chamar a atenção da grande indústria no Brasil. Um deles é o desentupidor ecológico, que promete desentupir encanamentos sem usar produtos químicos nocivos à saúde e ao ambiente, mas com um composto em que são usadas enzimas semelhantes às encontradas no estômago humano. Assim como dissolvem os alimentos, dissolvem qualquer entupimento sem causar danos.

Os panos de limpeza ecológicos devem limpar qualquer tipo de mancha sem o uso de qualquer produto químico. Segundo os fabricantes, esses panos comprovadamente removem as manchas mais difíceis usando somente água. Com tecnologia de microfibra, removem manchas de fuligem, limo ou qualquer outro tipo de sujeira que se possa imaginar, e podem ser lavados até 300 vezes.

http://www.e-cloth.com

Hospital Municipal de Araucária lança seu segundo Relatório de Sustentabilidade




O Hospital Municipal de Araucária (HMA) está demonstrando a cada ano a sua preocupação com o tema sustentabilidade. Durante o mês de outubro, fez o lançamento do seu segundo Relatório de Sustentabilidade. Nesse material, estão descritas, dentro da metodologia GRI ( Global Reporting Initiative), as ações que foram realizadas no ano de 2011. O HMA vem desenvolvendo ações visando à redução dos seus impactos ambientais, principalmente aqueles relacionados ao resíduo hospitalar. Essas ações envolvem todos os colaboradores por meio de campanhas internas que são desenvolvidas. Conheça mais das ações de sustentabilidade do hospital acessando: www.hospitaldearaucaria.org.br.




=====================================================

Veja outros conteúdos dessa edição:


Matérias:

Capa: 5 anos Gerando Sustentabilidade - Relembrando o passado para projetar o futuro
Tecnologia e Sustentabilidade: Sustentabilidade Corporativa Estratégica
Visão Sustentável: Parcerias que constroem sonhos
Responsabilidade Social Corportativa: A força das alianças sociais
Gestão de Resíduos: Compostagem abre portas no país
Desenvolvimento Local: Conscientização empresarial e compromisso com o futuro do planeta: União de empresários faz a força para o desenvolvimento local e empresarial

Artigos:

Rosimery de Fátima Oliveira: O verdadeiro profissional da sustentabilidade
Ivan Dutra: Sistemas de cotas nas universidades - Política de ação afirmativa?
Jeronimo Mendes: Brasil - Emergente para sempre?

=====================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário