----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

União de empresários faz a força para o desenvolvimento local e empresarial

       Jornalista: Lyane Martinelli  


 Aproximar grandes empresários, possibilitando networking, troca de experiências e a geração de novos negócios nacionais e internacionais. Com esse espírito, que cultiva desde a sua criação, o World Trade Center Business Club (WTC) vem agregando valor e trazendo desenvolvimento para as regiões em que atua. Presente em Curitiba desde 2010, essa associação de empresários criada nos Estados Unidos na década de 1960, pelos irmãos Rockfeller, está construindo uma nova forma de relacionamento empresarial aliado à possibilidade de crescimento efetivo para o segmento no estado. “Temos o compromisso de trabalhar como um instrumento de aproximação entre executivos, abrindo novas oportunidades de negócio na região e com outras em que o WTC atua. Fazemos isso por meio de reuniões entre empresários locais e também de outras localidades, assim como via debates com grandes nomes capazes de enriquecer as discussões entre os conselheiros”, explica Diego Pettinazzi Rodrigues, diretor do WTC Brasil e que tem como foco o trabalho na região Sul do Brasil.


A atuação do WTC entre os altos executivos gera crescimento não só nos negócios locais, mas também agrega valor onde opera e promove o desenvolvimento local, com o objetivo de atender exatamente as necessidades de crescimento latentes onde passam a atuar. “Desde que iniciamos as atividades do WTC em Curitiba, percebemos que a cidade tem um perfil diferenciado, buscando possibilidades que tragam oportunidades inovadoras. Essa é uma das características que identificamos no perfil da cidade e de seus empresários”, afirma Luiz Alberto de Paula Lenz Cesar, diretor do WTC Curitiba. No trabalho que vem sendo desenvolvido em Curitiba, o WTC trabalha baseado na análise do “DNA Corporativo” dos empresários locais buscando, a partir dessa observação intensa, entender os interesses dos conselheiros e também o que cada um pode oferecer nas trocas de experiências. “Hoje já contamos com 60 conselheiros atuando no WTC Curitiba, o que podemos considerar um resultado muito positivo, pois isso demonstra a adesão dos empresários aos nossos ideais e nos abre portas para alcançar com mais rapidez e solidez os objetivos de desenvolvimento que o WTC tem como filosofia”, explica Luiz Alberto.

Dentro da perspectiva de atuação do WTC nas cidades em que está presente, o projeto divide-se em duas fases básicas: organizar e fortalecer as parcerias entre os executivos da região e um segundo passo, que é a construção de um edifício, em que os conselheiros regionais são convidados a investir na construção e operacionalização do empreendimento. “Nessa fase, o WTC tem como objetivo resgatar áreas da cidade com o investimento de construção de um centro comercial que vai gerar empregos, criar novas oportunidades regionais e explorar novas alternativas de investimento e circulação de dinheiro na região”, explica Diego Rodrigues. Essa perspectiva de gerar desenvolvimento em espaços pouco aproveitados nasceu com os irmãos Rockfeller que, ao reunir grupos de empresários em nova York, na década de 1960, buscaram essa união para ampliar os negócios na cidade e recuperar uma área abandonada, na época, na ilha de Manhattan, onde foram construídas as “Torres Gêmeas”. Hoje, várias das 330 cidades em que o WTC está presente contam com empreendimentos que atingiram suas expectativas de recuperar áreas subutilizadas, como em São Paulo, em que a região da Berrini sofreu grandes mudanças após a construção do complexo do WTC. Para Curitiba, a expectativa é que em pouco tempo o projeto na capital paranaense entre na etapa da construção do empreendimento. “Hoje estamos na fase de consolidação do processo de aglomeração dos empresários. Logo, estaremos com a base completa para avançar no projeto, que hoje está em fase de estudos de localização, necessidades da cidade e possibilidades. Mas já pensamos em um projeto que tenha uma torre comercial, hotel, prédios corporativos e um centro cultural”, conta Luiz Alberto. Ainda dentro do Paraná, o WTC tem também a expectativa de ampliar sua atuação para o interior, criando sub-sedes do WTC do Paraná em cidades chave como Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina.

Dentro das atividades que vêm sendo desenvolvidas pelo WTC Curitiba, nessa fase de integração e aglomeração dos empresários está um circuito de ações corporativas, como workshops, mesas redondas, minicursos e ações culturais e de lazer que buscam focar nas questões corporativas, mas também oferecer um olhar global sobre o contexto social e econômico atual. “Temos também uma preocupação de realizar a integração desses associados com os conceitos que hoje permeiam o mercado corporativo, como a sustentabilidade. Para isso, desenvolvemos o projeto “Repensar”, em que realizamos atividades lúdicas que promovem o contato dos executivos com a natureza, mas também com conceitos de responsabilidade ambiental, de trabalho em grupo e de respeito ao meio ambiente, tudo permitindo também o lazer desses executivos”, explica o direto do WTC Curitiba. O projeto “Repensar” promove atividades de interesse dos conselheiros e promovem a integração entre eles permeando assuntos que, de uma forma ou de outra, podem surgir na vida corporativa do executivo. O objetivo é que, ao desenvolver habilidades por meio de atividades lúdicas, ele esteja preparado para enfrentar situações reais no seu dia a dia.

WTC no Brasil
           
        Atuando no Brasil de 1995, o WTC iniciou seus trabalhos no país em São Paulo e hoje tem sedes também em Belo Horizonte, São José dos Campos, Brasília, Joinville, Florianópolis e Recife, além de Curitiba. Em todas essas cidades, a expectativa é chegar à fase de construção de empreendimentos dentro da filosofia de reunir grandes empresários e levar desenvolvimento para as regiões de atuação. Hoje, além de São Paulo, que já tem o empreendimento em funcionamento, Belo Horizonte também já está desenvolvendo seu próprio complexo. De acordo com Diego Rodrigues, “a marca WTC agrega muito valor por onde passa. Estima-se que os locais em que funcionam as sedes do WTC nas cidades, assim como a região em que seus complexos estão instalados valorizam cerca de 30% comparando com o período anterior à presença do WTC”.
               
          Com o slogan “relacionamentos que abrem portas”, o WTC já tem mais de 2 mil conselheiros no Brasil e em todo o mundo já são mais de 330 cidades em 110 países que contam com a presença e influência do WTC. “Hoje, um executivo que atua em Curitiba e precisa entrar em contato com um alto executivo em Dubai, por exemplo, para abrir novas fronteiras de negócio pode demorar até um ano para conseguir essa aproximação. O WTC, pela sua característica internacional, tem como diminuir as distâncias e entraves entre esses empresários, sendo capaz de ajudá-los a catalisar seus negócios. Essa é uma peça chave de trabalho do WTC para os grandes empresários: potencializar sua atuação no país e no exterior”, explica o diretor do WTC Brasil.

Para enriquecer e ampliar as discussões sobre negócios e mundo corporativo, o WTC no Brasil também tem uma estrutura para que diretores das empresas associadas possam participar de debates com outros diretores a fim de enriquecer suas experiências. “Cada presidente que faz parte do conselho do WTC na sua cidade pode indicar dois diretores seus para participar dos comitês de discussão, que reúnem esses diretores com outros de áreas afins para troca de informações”, explica Rodrigues.


Quer conhecer mais sobre o WTC Curitiba? Entre em contato no telefone (41) 4141-1020 ou pelo site: www.wtcclub.com.br. As reuniões do Conselho são mensais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário