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quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Tecnologia e Sustentabilidade - Edição 30


Sustentabilidade Corporativa Estratégica

Metodologia de gestão de sustentabilidade desenvolvida pela organização internacional The Natural Step orienta empresas e comunidades no Brasil e no mundo

Jornalista Bruna Robassa

Empresas e entidades que pretendem alinhar seus objetivos com princípios de responsabilidade social e sustentabilidade algumas vezes não possuem a orientação correta para a execução das ações voltadas a esses propósitos. Compreender objetivamente o que é sustentabilidade para a empresa, onde a organização se encontra de acordo com essa definição e o que é preciso fazer para atingir seus objetivos são etapas que devem ser bem planejadas.

Primeira Organização Não Governamental (ONG) dedicada à sustentabilidade no mundo, à organização internacional de pesquisa e consultoria The Natural Step (TNS) trabalha com entidades públicas e privadas para gerar soluções, modelos e ferramentas desenhadas especialmente para assegurar o sucesso dos negócios e ao mesmo tempo acelerar a sustentabilidade global.

TNS no Brasil
Fundada em 1989, na Suécia, pelo oncologista Karl-Henrik Robèrt, a TNS conta com escritórios em 11 países, atuando em rede com diversos cientistas e consultores credenciados. A ONG obtém recursos de programas e projetos educacionais, de consultoria para organizações públicas e privadas, bem como por meio de doações. A Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Instituto Antakarana é a representante da TNS no Brasil desde 2003.  O instituto tem como missão prover educação para a sustentabilidade e oferecer serviços de assessoria, pesquisa e networking. Além de representar a TNS, o instituto é credenciado a representar mais três organizações internacionais, todas com foco na educação, meio ambiente, sustentabilidade e liderança. No Brasil, empresas como Promon Engenharia e Whirlpool já aplicaram a metodologia.

Diretor de Estratégias Sustentáveis do Instituto Antakarana, o engenheiro Paulo Vodianitskaia teve seu primeiro contato com a TNS em 2004, quando implantou o programa na multinacional onde trabalhava.  Hoje ele é responsável por programas educacionais e de assessoria para a implantação de estratégias, iniciativas e produtos relacionados à sustentabilidade e também por promover a geração de conhecimento sobre o assunto no Brasil.

Quatro princípios

Evitar o aumento sistemático da retirada de materiais da crosta terrestre, das emissões de substâncias produzidas pelo homem e da destruição física da superfície do planeta, além de não minar a capacidade de as pessoas satisfazerem as suas necessidades fundamentais (tais como descritas pelo economista e ecologista chileno, Manfred Max-Neef), são os quatro princípios de uma sociedade sustentável estabelecidos pelo fundador da TNS em conjunto com um grupo de cientistas.

De acordo com Vodianitskaia, a missão da TNS Brasil é promover a efetiva aplicação da sustentabilidade para o sucesso dos negócios e a prosperidade do país. “A metodologia é universal, sendo aplicada internacionalmente por empresas como Philips, Nike e Interface”, conta o diretor. Ainda segundo ele, a ONG defende que, antes de implantar indicadores de sustentabilidade em uma organização, “é necessário desenvolver um entendimento compartilhado sobre o que é sustentabilidade, mensurar onde a empresa se encontra em relação a essa definição e, em seguida, criar uma visão direcionadora de sucesso futuro sustentável. Ao definir essa direção estratégica, pode-se, então, escolher ações e indicadores adequados”, explica.

Para o diretor, as organizações que não têm a base metodológica The Natural Step buscam definir indicadores sem ter desenvolvido a base estratégica para que eles efetivamente façam sentido para o negócio. Ao adotarem o modelo TNS de sustentabilidade, as empresas passam por avaliação e treinamento baseados em uma metodologia que consiste em avaliação de sustentabilidade no ciclo de vida de produtos, avaliação da sustentabilidade do negócio e programa integrado de educação e planejamento para a sustentabilidade.

Avaliação de sustentabilidade no ciclo de vida de produtos

Para o TNS, avaliar a sustentabilidade de um produto ou serviço ao longo do seu ciclo de vida significa capacitar a equipe de projeto de produtos de uma empresa para que entenda os conceitos fundamentais de sustentabilidade. “Nessa avaliação, a equipe também é orientada a medir de forma abrangente e objetiva os impactos positivos e negativos dos seus produtos para a sustentabilidade, comparar esses impactos considerando produtos do seu portfólio e da concorrência, tornar visíveis oportunidades de inovação para credenciar seus produtos como mais sustentáveis e avaliar periodicamente a evolução dos produtos avaliados em relação à sustentabilidade, o que inclui a declaração de uma criteriosa verificação de relatórios, com a chancela internacionalmente reconhecida do TNS”, explica o diretor do Instituto Antakarana.

Avaliação da sustentabilidade do negócio

Tanto uma pequena quanto uma grande empresa, assim como a administração de um município ou outra organização pública podem se tornar habilitadas para avaliar a sustentabilidade atual de um negócio de acordo com a metodologia TNS. Essa avaliação consiste em capacitar funcionários da organização para que compreendam os conceitos fundamentais de sustentabilidade aplicados ao negócio. A equipe que passa por esse treinamento também fica habilitada a medir de forma abrangente e objetiva o grau de preparação do seu negócio para a sustentabilidade. 

Programa integrado de educação e planejamento para a sustentabilidade

A metodologia TNS engloba também o desenvolvimento de uma série de cursos de capacitação que visam ajudar as pessoas em empresas e comunidades a entenderem a sustentabilidade em seus três aspectos: econômico, social e ambiental. “Nossos cursos são projetados usando uma abordagem que facilita a aprendizagem baseada no diálogo. A parte expositiva é tão curta quanto possível, além de eficaz. O método TNS oferece às pessoas muitas oportunidades de aplicar imediatamente o que aprenderam”, conclui.

Investimento

O investimento para que empresas e organizações tenham acesso aos produtos e serviços oferecidos pela entidade são proporcionais ao tempo necessário para implementar a estratégia que melhor se adapte às necessidades de cada instituição ou empresa. “Após uma reunião inicial, na qual buscamos entender as necessidades e as práticas sustentáveis já adotadas, o TNS oferece uma proposta criteriosa e detalhada”, explica Vodianitskaia.

Outras entidades ligadas ao Instituto Antanakara

Além de representar a TNS, o instituto Antakarana representa também o Institute of Noetic Sciences (IONS), a World Business Academy (WBA) e The Club of Budapest International. Fundada em 1973, a IONS tem o propósito de expandir conhecimentos adjacentes à natureza e ao potencial da mente humana, contribuindo para expansão de consciência e mudanças de valores e visões do mundo, tornando-o mais justo, compassivo e sustentável.

Fundada em 1987, a WBA envolve a comunidade empresarial numa melhor compreensão e prática do novo papel dos negócios, como agente de transformação social. A entidade defende que, à medida que as empresas se tornaram a instituição dominante do planeta, devem assumir a responsabilidade pelo todo, resgatando o espírito humano nos negócios e construindo uma sociedade sustentável.

The Club of Budapest International, fundada em 1993, é uma organização de líderes internacionais, educadores, artistas e humanistas, globalmente influentes e localmente ativos, cujas atividades norteiam os ajustes necessários aos desafios ecológicos, educacionais e ambientais do  século XXI.

Apoio do Rei

Os princípios de uma sociedade sustentável, propostos por Karl-Henrik Robèrt, fundador da TNS, em conjunto com um grupo de cientistas, foram compilados em um kit de informações. O Rei da Suécia, por sua vez, patrocinou a conscientização em larga escala com o envio dos kits para todas as residências do país. Até hoje o Rei participa pessoalmente das reuniões da entidade, além de liderar um movimento acadêmico para a sustentabilidade estratégica.

Seminário de Sustentabilidade Paraná Metrologia

Além de acessar o site http://www.thenaturalstep.org/pt-br/brazil, quem desejar conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pela TNS-Brasil Instituto Antakarana pode se programar para participar do Seminário de Sustentabilidade que será promovido pela Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios — Paraná Metrologia - no dia 6 de dezembro. Paulo Vodianitskaia será um dos palestrantes do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (41) 3271-7567.

Sobre a Paraná Metrologia

A Paraná Metrologia criou em abril de 2011 um comitê de sustentabilidade que tem o objetivo de difundir ideias sustentáveis no estado. De acordo com Rômulo Viel, coordenador do comitê, a promoção desse seminário faz parte das atividades da nova comissão. Apesar da atuação recente na área de sustentabilidade, a Paraná Metrologia possui vasta e consolidada experiência na difusão da cultura metrológica no Paraná. Trata-se de uma rede que congrega diversas entidades de ensino, pesquisa, tecnologia e laboratórios de maneira associativa, visando promover a infraestrutura tecnológica e de apoio às empresas instaladas no Paraná. Mais informações: http://www.paranametrologia.org.br/site/home/

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