----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA - Conta pode ser reduzida no final do mês



Cartilha publicada pelo Sebrae dá dicas sobre como diminuir o consumo de energia elétrica nas micro e pequenas empresas

Jairo Pitolé Sant’Ana  

Um dos insumos básicos para a vida na Terra, a energia é fundamental para, basicamente, qualquer atividade econômica, seja ela renovável (originada do Sol, do vento, da água) e não renovável (petróleo, gás natural, carvão mineral). Já a energia elétrica é a principal fonte na maior parte das empresas e, em algumas, a única. Portanto, luzes acesas e aparelhos de climatização ligados sem que ninguém esteja no ambiente são os exemplos mais comuns, e evitáveis, de desperdício.  
Segundo a cartilha Eficiência Energética, da série Ideias de Negócios Sustentáveis do Sebrae,  outro aliado para que se gaste menos insumo e dinheiro é a aquisição de equipamentos mais modernos, eficientes e com menor consumo de energia. Mais largamente utilizada no setor industrial, o consumo de energia elétrica pode ser reduzido substituindo-a por algum tipo renovável, como, por exemplo, a solar e a eólica (dos ventos), que estão disponíveis no mercado e correm risco de esgotamento.  

“É necessário um investimento inicial para a compra do sistema de placas fotovoltaicas, que captam e armazenam a luz do Sol. A compensação vem com a economia financeira após o pagamento desta despesa e a grande contribuição para a saúde do meio ambiente. Isto chama-se eficiência energética”, alerta publicação.
Redução de custos -  Entre as opções para redução do custo de energia elétrica nas micro e pequenas empresas está o
Programa Sebrae de Eficiência Energética, cujas ações têm foco específico neste segmento. O primeiro passo é uma autoavaliação do uso de energia. Com o resultado em mãos, um consultor visita a empresa para analisar o que pode ser feito. Em seguida, implementa um modelo de gestão de energia elétrica acompanhado de orientações necessárias. A consultoria em eficiência energética é uma ferramenta do Programa Sebrae de Consultoria Tecnológica (SebraeTec).

Para mais informações sobre sustentabilidade, acesse o site www.sustentabilidade.sebrae.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário