----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Matéria Capa - Edição 30



Jornalista Bruna Robassa

Revista Geração Sustentável comemora cinco anos de aniversário com a divulgação de exemplos, projetos e estratégias corporativas

Nesta 30ª edição, a Revista Geração Sustentável comemora cinco anos. Nesse período, todas as 29 publicações já impressas trouxeram informação de primeira qualidade sempre buscando focar na sustentabilidade corporativa e na responsabilidade socioambiental de empresas, institutos, entidades e pessoas do Brasil e do mundo. Faltam páginas para recapitular os bons exemplos, estratégias, estímulos ao desenvolvimento de projetos, inovações, iniciativas e histórias que já fizeram parte das revistas editadas nesse período.

Estruturada com notas, matérias, entrevistas e artigos assinados, a revista tem um posicionamento voltado ao mundo corporativo com a finalidade principal de promover a educação corporativa do gestor em sustentabilidade. Aspectos como responsabilidade social corporativa, comprometimento com a comunidade, gestão socioambiental, ética empresarial são temas recorrentes no mundo dos negócios e estão cada vez mais fazendo parte das definições estratégicas e da visão de negócio das organizações.

De acordo com o diretor executivo da Geração Sustentável, Pedro Salanek Filho, além do conteúdo publicado nas páginas da revista, existe muita história e momentos marcantes por trás da produção de cada edição. “Na busca de uma entrevista exclusiva e de uma informação nova para os leitores, nossa equipe vivenciou muitas situações inusitadas e aprendeu muito com cada história”, relembra.

Organização

A revista é estruturada com editorias móveis e outras fixas, entre elas a Capa – que traz a matéria destaque da edição, Visão Sustentável – que contempla exemplos de modelos de gestão de empresas que encontraram alternativa diferenciada para superar alguma limitação interna de forma sustentável, Responsabilidade Social Corporativa – que traz reportagens sobre exemplos de projetos que deram certo em aspectos sociais e Qualidade de Vida – que aborda ações que as empresas desenvolvem junto ao quadro de colaboradores ou mesmo opções de produtos ou serviços para os seus clientes.

Além dessas, a publicação também conta com as editorias Empreendedorismo, Responsabilidade Ambiental, Gestão de Resíduos, Energias Renováveis, além da seção de notas Sustentando – que no segundo aniversário da revista substituiu a importante editoria Entenda a Sustentabilidade.

Entendendo e Sustentando

Durante dois anos, a seção “Entenda a Sustentabilidade” buscou explicar diversos aspectos ligados ao tema até mesmo para ajudar o leitor a se familiarizar com a temática. Explicações sobre as diferenças entre crescimento X desenvolvimento, as dimensões social, ambiental, econômica e cultural do desenvolvimento sustentável fora as que deram início à editoria, buscando até mesmo situar o leitor na própria abordagem dos próximos conteúdos. 

Depois de entender, era o momento de sustentar. A seção Sustentando já apresentou inúmeros exemplos de produtos, cursos, iniciativas, programas empresariais e prêmios. Entre o que já foi noticiado, estão: um reciclador doméstico que transforma óleo em sabão, hotéis que oferecem hospedagem sustentável, boletos de banco ecoeficientes, o lançamento de um portal de educação financeira pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), uma pesquisa da Universidade São Paulo (USP), a qual mostrou que o banho de chuveiro elétrico ainda é o mais econômico e sustentável, a redução do tamanho dos bilhetes da Mega Sena como medida para redução do corte de árvores, entre muitas outras curiosidade, iniciativas e prêmios da área.

Retrospectiva

A sustentabilidade empresarial como item obrigatório nas decisões estratégicas das organizações e questão de sobrevivência no ambiente corporativo foi a matéria de capa inaugural da revista. Juntamente  ao planejamento estratégico e à necessidade de oferecer produtos ou serviços de qualidade, a sustentabilidade é atribuída como segredo para o sucesso de uma organização. O Banco Real (atualmente Santander) e a Klabin foram algumas das empresas citadas na matéria.

Na segunda edição, a reciclagem, tema crucial para manutenção de uma sociedade sustentável, foi o assunto de destaque. Entre as iniciativas exemplares relatadas na matéria está o caso da Embafort – Embalagem Industrial, empresa que desde 1988 fabrica embalagens de madeira para linha automotiva, usando como matéria-prima embalagens de madeira usadas. Além disso, os resíduos da produção, que são pequenos pedaços de madeira, são destinados a cerca de 100 famílias que produzem industrianato (mistura de indústria e artesanato).

A sétima edição foi a que marcou o primeiro ano de existência da revista. Com a chamada de capa “É tempo de renovar as energias”, a matéria trouxe o desenho de um novo cenário que vinha se desenhando em relação às fontes energéticas. Fontes consideradas alternativas, limpas e renováveis começavam a apresentar viabilidade econômica e tecnológica, tanto para as empresas que necessitam produzir como consumir energia.

E por falar em consumo, o consumo consciente – que traz como exemplos evitar deixar a lâmpada acesa, fechar a torneira enquanto escova os dentes, desligar aparelhos eletrônicos sem uso e utilizar o verso das folhas, a produção e o consumo de alimentos orgânicos e a sustentabilidade dessa cadeia foram os assuntos de destaque da edição nº 13 da revista, além de já terem sido abordados em outras edições. No caso dos orgânicos, a matéria abordou a posição de destaque do Brasil em área de plantio e a importância de parcerias entre governo, produtores, órgãos de assistência técnica e de crédito para fortalecer o setor que vem ganhando cada vez mais destaque.

Apesar da abordagem diferenciada, o desenvolvimento local de pequenas comunidades também foi abordado em outras edições da revista, com destaque para a edição nº 17, quando o assunto foi capa e trouxe mais exemplos que reforçaram a crescente preocupação de toda a sociedade com o futuro das próximas gerações. O destaque ficou por conta das comunidades paranaenses que souberam se fortalecer com o esforço da própria população.

Sustentabilidade na moda

Quem pensa que há limite para a sustentabilidade está enganado. É possível ter consciência até na hora de se vestir. É o que mostramos também na edição nº 17, ao noticiar que a produção de tecidos orgânicos e o reaproveitamento de materiais que poderiam virar lixo já fazem cada vez mais parte da indústria têxtil. Com informações do Instituto Ecotece, órgão ligado à produção de roupas sustentáveis, a matéria trouxe análises e exemplos desse impactante mercado.

Na mesma edição, outro assunto ligado à imagem e ao modismo, o marketing verde, que se consolidou como estratégia de comunicação muito utilizada pelas empresas que desejam obter vantagem competitiva junto aos seus concorrentes. Um alerta importante lançado na matéria foi sobre algumas organizações que se utilizam apenas do greenwash - “maquiagem verde” - para se mostrar sustentáveis, enquanto internamente possuem processos produtivos ineficientes.

Indicadores, análise e inovação

Os indicadores de sustentabilidade GRI e Ethos, tão importantes para mensuração de resultados e avaliação das práticas adotadas, tiveram destaque na edição nº 18. A relação da carreira profissional com a inovação e a sustentabilidade (nº 19) e uma análise sobre o setor financeiro no Brasil com a responsabilidade socioambiental, ou seja, a relação entre a lucratividade dos bancos com as características de sustentabilidade (nº 25) foram outras matérias de destaque da revista.

No caso da matéria sobre a carreira profissional, o destaque ficou por conta das características dos executivos e trabalhadores que terão futuros promissores independentemente da área em que atuam. A capacidade de inovação é uma delas. “A inovação para a sustentabilidade como novo paradigma, aliás, é uma abordagem que sempre levamos para os nossos leitores”, ressalta o diretor da publicação.

Temas factuais e exclusivos

Todas essas abordagens e as outras que se seguiram enfatizam o alinhamento da revista como publicação corporativa sempre preocupada em levar informações que enfatizassem a continuidade dos negócios por meio de ações sustentáveis. As matérias abordaram tanto assuntos diferenciados, que não são de conhecimento de toda a população quanto temáticas relacionadas a acontecimentos factuais que tomaram também conta do noticiário diário nacional e internacional. É o caso da gripe suína, da crise econômica mundial, do evento Rio + 20 e da criação do carro elétrico, que hoje já é realidade em alguns países. Essas e outras matérias sempre contaram com a contribuição de profissionais tanto do meio acadêmico quanto do meio executivo assim como com exemplos de organizações, entidades, órgãos públicos e pessoas por si só.

Entrevistados

E por falar em entrevista, profissionais de renome em suas áreas ou empresa de atuação e até mesmo conhecidos nacionalmente fizeram parte das páginas dessa editoria da revista. O então presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Ricardo Young, que contou sobre o trabalho da entidade e deu dicas de sustentabilidade para as empresas foi quem inaugurou a seção.

Na edição seguinte, foi a vez do ex-executivo, escritor e comentarista Max Gehringer. Com vasta experiência em grandes empresas por mais de 30 anos, ele abordou a sustentabilidade no mundo corporativo. “Sustentável é uma empresa preocupada tanto com os resultados operacionais de curto prazo quanto com o impacto social e ambiental que ela possa causar – ou vir a sofrer. Quando fontes de energia atualmente disponíveis se tornarem escassas ou inexistentes, a empresa sustentável continuará a existir, porque se preparou adequadamente para os novos tempos”, disse na entrevista realizada em 2007.

Victor Barbosa, leitor assíduo da publicação, presidente do Conselho Paranaense de Cidade Empresarial (CPCE), entidade ligada a FIEP-PR, também já foi um dos entrevistados da revista e falou sobre os cinco anos da publicação: “(...) Na agradável leitura e bem temperada grafia  dos artigos, encontro bimestralmente fonte de inspiração e conselhos para as minhas atividades e novos projetos de RSC por meio das experiências de conceituados atores que na revista expõe os seus trabalhos, proficiências e, sobretudo, êxitos em matéria de RSC que só ajudam a engrandecer continuadamente as empresas e o nosso o país”, disse.




Histórias por trás das histórias

Por trás das histórias e entrevistas publicadas na revista, há muitas outras histórias. Um exemplo foi a entrevista com Loïc Fauchon, presidente do Conselho Mundial da Água. “Conseguimos essa entrevista por intermédio do cônsul Brasil-França, Joseph Galiano. A entrevista foi feita em francês e traduzida pelo consulado”, conta o diretor da revista.

Outra história que merece destaque é a entrevista exclusiva com o fundador da Interface flor, Ray Anderson, falecido em 2010. Ele se tornou um ícone na gestão da sustentabilidade corporativa, depois de produzir o primeiro tecido para carpetes a partir de garrafas de PET. Em 2008, quando participou da Conferência, Ethos concedeu uma entrevista exclusiva para Juvenal Correa Filho, articulista da revista Geração Sustentável. De forma direta, deixou a seguinte mensagem no final da entrevista: “O poder de cada um é surpreendente! Cada um de nós tem a oportunidade de criar a mudança. O que você fará hoje?”, Ray Anderson provoca uma reflexão contínua para um processo efetivo de sustentabilidade.


A jornalista Criselli Montipó, que escreveu para a revista por mais de quatro anos, também tem muitas histórias para contar. “Diversas pautas foram muito interessantes de produzir, pois sempre trazem o relato de pessoas e empresas que promovem iniciativas que interligam temas como meio ambiente e desenvolvimentos econômico e social. Pessoalmente, acredito muito na transformação a partir de ideias que, com engajamento, se transformam em projetos de vida ou iniciativas empresariais. Por isso, guardo com carinho entrevistas realizadas com visionários que acreditaram na possibilidade de mudança, arregaçaram as mangas e conseguiram promover mudanças”, recorda.

Criselli lembra o caso de Luiz Campestrini, empreendedor que, aos 85 anos de idade, desenvolveu sistemas para reaproveitamento da água (publicada na Edição 10, de novembro/dezembro de 2008), assim como do Mago Jardineiro, Ademar Brasileiro, que cultiva jardins biodiversos com plantas nativas, trazendo vida, beleza e conscientização ao paisagismo urbano (publicada na edição 15, de novembro/dezembro de 2009). “Enfim, essas e outras pessoas iluminadas, capazes de mobilizar uma, cem, mil pessoas para cuidar do planeta. Cidadãos que eu tive a honra de entrevistar e, assim, disseminar suas ideias para a sociedade”, lembra a jornalista.

Para a jornalista Juliana Sartori, que participa do projeto desde o seu início, a Geração Sustentável foi uma espécie de vanguarda no Paraná, já que apareceu no momento em que a “onda verde” ainda não havia invadido os meios de comunicação do Estado. “Já nas primeiras pautas fui conhecendo pessoas que há anos se preocupavam com a forma que afetavam o mundo ao seu redor, seja com produtos, serviços ou até pequenas atitudes. A cada reportagem, aprendia algo novo, a melhorar as pequenas coisas do cotidiano e também conhecendo empresas capazes de lucrar muito com boas práticas e boas ideias”, lembra Juliana.


Ela conta que as experiências proporcionadas com a produção de cada matéria, como a oportunidade de conhecer barracões de reciclagem, foram muito enriquecedoras, inclusive para suas práticas cotidianas. “Foi um prazer conhecer cabeças como a dos designers Patricia Peralta Agudelo e Eloy Fassi Casagrande Jr., que sabem como poucos as possibilidades da arquitetura e do design sustentável, ou a fundadora do Instituto Ecotece, Ana Candida Zanesco, e as suas brilhantes ideias do vestir consciente.  



Chegando ao fim
Chegando ao fim da retrospectiva dos cinco anos de publicações, os leitores da Geração Sustentável puderam conferir abordagens exclusivas e diferenciadas sobre sustentabilidade. Colocando a cultura como pré-requisito para o desenvolvimento e buscando enfatizar a importância de respeitar o passado, atuando no presente, sem deixar de olhar para o futuro, a publicação nº 26 trouxe um panorama da preservação de história e cultura da região dos Campos Gerais no Paraná. O Parque Histórico de Carambeí, inaugurado em 2011, mostra-se como um dos locais mais importantes para preservação da história da região porque proporciona uma viagem pela história por meio de belíssimas construções.

Outra temática de capa exclusiva foi sobre a Usina de Recicláveis Sólidos Paraná S/A (Usipar), que atua na reciclagem da sobra de materiais da construção civil de Curitiba e toda a região metropolitana. A reciclagem desse tipo de resíduo contempla o tripé da sustentabilidade: gera economia, proteção ambiental e desenvolvimento social.

A realização pessoal por meio do trabalho voluntário com a parceria do Instituto HSBC Solidariedade, grande exemplo nacional de atuação de voluntariado, fechou com chave de ouro a série de 29 publicações já lidas em 2012. A abordagem da temática era um sonho antigo do conselho editorial da publicação, que se tornou viável por conta da parceria firmada com a entidade que abriu suas portas e mostrou o quão gratificante é para a empresa quanto  e os funcionários ajudar e dar carinho a quem mais precisa.

Parcerias

E por falar em parcerias, não fosse o interesse das empresas, governos e entidades em compartilhar suas vivências, esta revista não seria a mesma.  “O interesse mútuo da revista com as empresas e vice-versa proporcionou que muitas histórias fossem contadas e muitas iniciativas adotadas como exemplos”, menciona a diretora corporativa Giovanna de Paula. 

Entre as parcerias de destaque, estão a firmada com a Associação dos Agrônomos, a qual motivou a criação de uma editoria chamada Vida Rural, e a firmada com o Banco do Brasil, que abordou o desenvolvimento regional sustentável. Além dessas, foram parcerias da Geração Sustentável por mais de uma edição as entidades Junior Achivement, Paraná Metrologia e o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), entidade ligada à Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

Articulistas

Sem a participação dos colunistas que tanto contribuíram com suas experiências práticas e teóricas para a revista, a publicação não seria tão rica. Opiniões sobre as mais diversas temáticas adequadas às seções de Gestão Sustentável, Responsabilidade Social, Ser Sustentável, Educação Sustentável, Empreendedorismo, Meio Ambiente, Destaque Jurídico e Economia Sustentável enriqueceram cada uma das edições impressas nesses cinco anos. Além dos colunistas fixos, outros profissionais foram procurados para contribuir com a formação de uma visão sistêmica e crítica.

Conteúdo reconhecido

Além do reconhecimento dos leitores, a revista Geração Sustentável foi prestigiada com premiações locais e nacionais. Entre os destaques, o Prêmio Ocepar de Jornalismo, que premiou a revista por mais de uma vez. A PSG Editora (responsável pela publicação da Geração Sustentável) também foi uma das vencedoras do Prêmio Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – Prêmio MPE etapa Paraná.


DEPOIMENTOS

“Há cinco anos, quando nascia a bem-vinda Revista Geração Sustentável, a educação corporativa voltada à sustentabilidade era uma prática que ainda se apresentava como um enorme e translúcido desafio para as empresas. O Estado do Paraná, naquela época, carecia de um veículo informativo inovador, que aceitasse esse desafio diante de tantos riscos oferecidos pela indefinição danova cultura organizacional. Profissionais da área socioambiental dispunham de pouca ou nenhuma informação gerada localmente que pudesse norteá-los sobre as prementes mudanças demandadas pela nova postura empresarial. Desde então, ao aceitar o desafio, a Revista GS vem servindo de inspiração e referência para esses profissionais e empresas que, frente ao esforço contínuo para a busca e o equilíbrio do triple bottom line, agem proativamente para que a educação socioambiental corporativa se firme como premissa essencial de uma sociedade efetivamente engajada. Nesse contexto, a Revista GS se firmou como uma parceira competente e inseparável do complexo processo de reestruturação cultural.” Giuliano Moretti – Diretor da Preserva Ambiental Consultoria


Como não podia deixar de ser, sou leitor assíduo e devoto da revista Geração Sustentável...é óbvio!  Mais de metade dos meus anos de vida profissional - como executivo principal de uma multinacional - navegaram e viajam ainda pelos meandros da Responsabilidade Socioambiental Corporativa e tenho na revista uma ferramenta de grande apoio e sustentação. A G.S. é sobremaneira um agente determinante na disseminação do que mais moderno vem se fazendo no nosso País – e não só – em matéria de desenvolvimento sustentável como um todo e consequentemente de responsabilidade socioambiental corporativa, em particular. Na agradável leitura e bem temperada grafia  dos artigos do G.S. encontro bimestralmente fonte de inspiração e conselhos para as minhas atividades e novos projetos de RSC através das experiências de conceituados atores que na revista expõe os seus trabalhos, proficiências e, sobretudo, êxitos em matéria de RSC que só ajudam a engrandecer continuadamente as empresas e o nosso o país. Victor Barbosa – Presidente do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial)

Os empreendedores do projeto foram muito felizes na escolha do nome da revista “Geração Sustentável” porque realmente se trata de incutirmos nas mentes das pessoas e das empresas que sustentabilidade é o único caminho seguro para as futuras gerações.   Se há um século, a adoção tecnológica e a inovação, a ponto de Thomaz Malthus ter errado radicalmente ao prever a fome generalizada no mundo inteiro, foi uma das grandes conquistas da humanidade, com o aumento da produtividade da agricultura (e dos demais setores), daqui para frente, cada vez mais a sustentabilidade no seu sentido amplo é o caminho para a melhoria da qualidade de vida no planeta.  Temos que ir além da ecoeficiência, sob o ponto de vista empresarial, para adotarmos novas tecnologias limpas que garantam o grande salto verde. As empresas, se de um lado, têm o desafio de serem competitivas e para tanto devem adotar novas tecnologias que aumentem a produtividade e reduzam os custos unitários (objetivo mais de curto prazo), de outro lado, elas necessariamente têm que se preocupar com resultados sustentáveis no longo prazo e ai a preservação do potencial dos recursos naturais e humanos é a única alternativa de sobrevivência e de crescimento.  Por isso, estratégias sustentáveis para o crescimento e a lucratividade, via inovação tem que ser que levar em consideração a preservação dos recursos naturais. A Estação Business School, que tem sido parceira da Revista Geração Sustentável, parabeniza o prof. Pedro Salanek por essa iniciativa, que é um legado. Prof. Judas Tadeu G. Mendes, Ph.D. em Economia, Fundador e diretor presidente da Estação Business School (EBS).


“Gerar ação sustentável é o principal objetivo que identificamos nessa publicação. Ao decidirmos acompanhar as edições de 2011 de Revista Geração Sustentável, divulgando as atividades do Parque Histórico de Carambeí, marco da centenária imigração holandesa no Paraná, ganhamos muito mais do que a simples divulgação de resultados e dos indicadores de sustentabilidade do projeto.
Ganhamos um veículo parceiro que, além de formar opinião, faz da educação ambiental e das práticas empresariais sustentáveis sua meta. Um veículo de comunicação comprometido com a verdade e referência na prática sustentável empresarial.
Alvíssaras Revista Geração Sustentável, cinco anos comprometida com a sustentabilidade do nosso planeta!”
Tarás Antônio Dilay

Núcleo de Mídia e Conhecimento exerce a Curadoria do Parque Histórico de Carambeí


=====================================================
Veja outros conteúdos dessa edição:

Matérias:



Tecnologia e Sustentabilidade: Sustentabilidade Corporativa Estratégica
Visão Sustentável: Parcerias que constroem sonhos
Responsabilidade Social Corportativa: A força das alianças sociais
Gestão de Resíduos: Compostagem abre portas no país
Desenvolvimento Local: Conscientização empresarial e compromisso com o futuro do planeta: União de empresários faz a força para o desenvolvimento local e empresarial


Artigos:

Rosimery de Fátima Oliveira: O verdadeiro profissional da sustentabilidade
Ivan Dutra: Sistemas de cotas nas universidades - Política de ação afirmativa?
Jeronimo Mendes: Brasil - Emergente para sempre?
=====================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário