----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Naturale foca ações em práticas inteligentes de sustentabilidade


A Naturale tem a sustentabilidade como uma importante premissa para a empresa. Com o objetivo de preservar o meio ambiente, reduzindo a emissão de CO2 e tendo uma maior economia de combustíveis, iniciou um trabalho com a rede Walmart, alterando varias etapas de seu processo produtivo.

Entre as ações adotadas para se ter ganhos ambientais, está a escolha de produtores de aveia localizados num raio de 30km da indústria Naturale, reduzindo, desta forma, as distâncias a serem transportadas e, por conseqüência, o consumo de combustíveis fósseis.

Além disso, todos os produtores fornecedores de aveia para a Naturale devem fazer plantio direto, com práticas conservacionistas dos solos. Já as cascas, subprodutos da industrialização dos grãos, que antes eram depositadas no ambiente e geravam a emissão de grandes quantidades de metano, passaram a ser utilizadas como ração animal.

E as práticas inteligentes de sustentabilidade não param por aí. Para abastecer as caldeiras da Naturale, são utilizados descartes de madeiras obtidas das indústrias moveleiras vizinhas a empresa, evitando a derrubada de milhares de árvores de Pinus e Eucalipto.

Também houve a diminuição na quantidade de papel utilizado nas embalagens. Através da redução da gramatura das mesmas, o mesmo volume de papel que antes era necessário para fazer 100 mil caixas, agora produz 110 mil.

Outro fator determinante foi a otimização do transporte para um melhor aproveitamento dos caminhões da empresa, reduzindo o consumo de combustível para a entrega às redes varejistas. “Fizemos muitos testes de altura. Antes os lotes eram transportados com 80 caixas e, agora, são com 100”, explica o diretor comercial da Naturale, Cristiano Cunha Dolzan.

Todos os processos iniciados com a rede Walmart, foram estendidos pela Naturale para os produtos de outras marcas próprias produzidas para clientes, bem como para os produtos Naturale. “Estamos aproveitando todas as ideias iniciadas com o trabalho para o Walmart para beneficiar o grande personagem principal dessa história: o meio ambiente”, finaliza o executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário