----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Saiba como tornar sua construção sustentável com a escolha de materiais


A arquiteta Luciana Abreu Braga, da equipe da Master Ambiental, dá dicas sobre materiais que reduzem os impactos ambientais

Na hora de comprar o material para uma construção, a maioria das pessoas opta pela economia, escolhendo produtos de menor custo. Porém, nesse momento, vale a pena avaliar a qualidade de cada material – e seus prejuízos ou benefícios para o planeta.

A arquiteta e analista da Master Ambiental Luciana Abreu Braga trabalha no departamento de construção sustentável da empresa, principalmente nos projetos de certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Um fator decisivo para a obtenção do selo é justamente a escolha de materiais para a obra. Segundo ela, para uma construção ser sustentável, é importante pensar em longo prazo. “Na maioria das vezes, os materiais mais sustentáveis exigem menos manutenção, rendem mais e têm maior vida útil, com benefícios futuros”, comenta.

Também é preciso ficar atento às novidades. “Cada vez mais surgem linhas de produtos sustentáveis e a internet é uma ótima ferramenta para essas descobertas”, acrescenta.

Por outro lado, existem os materiais a serem banidos de uma vez por todas das construções, como a telha de amianto, cuja utilização é proibida por lei na maioria dos estados do Brasil, devido à sua toxicidade para o ambiente e para a saúde.

Outro exemplo é o PVC, que em combustão libera para a atmosfera gases como as dioxinas, altamente cancerígenas. Entretanto, de acordo com a arquiteta da Master, a alternativa ao PVC disponível no mercado é o PEAD, de melhor qualidade, porém de custo mais elevado.

Mesmo que sua obra não esteja em busca de uma certificação; as dicas a seguir podem tornar sua construção mais sustentável.

Dica 1 - Escolha materiais com conteúdos reciclados
A fabricação de materiais que contém matéria prima reciclada poupa recursos naturais e diminui o consumo de combustíveis e energia, além de o processo de reciclagem ser um destino ambientalmente adequado para resíduos sólidos, o que evita poluição. Um exemplo de material reciclado disponível no mercado é a madeira plástica, que possui conteúdos de plástico reciclado e resíduos de madeiras.
Existe também a brita reciclada, ou seja, proveniente de britagem de entulho da construção, que pode ser feita na própria obra e utilizada para fins não estruturais.

Dica 2 - Procure materiais de origem regional ou local
No momento de escolher os materiais, analise qual é a origem, ou seja, onde foi produzido. Consumir materiais de origem regional reduz impactos com o transporte e armazenamento da matéria prima. Por isso, dê preferência aos materiais produzidos mais próximos do local da obra.
Muitas vezes, não é possível adquirir todos os materiais necessários para a obra na região, mas no mínimo 20% de todo o consumo da obra deve ser de procedência regional.

Dica 3 - Utilize somente madeiras certificadas e de reflorestamento
No momento de comprar materiais de origem florestal, verifique se a madeira é legal, ou seja, se tem a documentação que comprova sua origem, que é o chamado DOF – Documento de Origem Florestal, para madeiras nativas, e o Certificado de Reposição Florestal, no caso de madeiras exóticas. É importante verificar se possui o selo FSC - Forest Stewardchip Council (Conselho de Manejo Florestal). 
O selo FSC garante que a madeira foi manejada de forma ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável. No processo de certificação, é rastreada toda a cadeia de custódia, ou seja, o ciclo de vida da madeira, para garantir que foram cumpridas as regras do Manejo Florestal e que a madeira não vem de um desmatamento ilegal.

Dica 4 - Escolha pisos permeáveis
O piso externo é um dos fatores importantes para uma construção sustentável. Opte por aqueles que favoreçam a infiltração da água no solo. A excessiva impermeabilização causa impactos para as redes de drenagem urbanas e para os cursos de água nas cidades, além de transtornos comuns como enchentes.
Pisos drenantes ou intertravados são exemplos, pois além de permitirem a infiltração da água no solo, não necessitam de argamassa e rejunte.  Os pisos de borracha feitos a partir da reciclagem de pneus, além de serem reciclados, também são permeáveis.  Além disso, esses pisos permitem o uso de criatividade na escolha de cores e formatos.

Dica 5 - Utilize tintas com menor concentração de Compostos Orgânicos Voláteis (COVs)
Na hora de escolher a tinta, ou o fabricante), escolha tintas com menor concentração de Compostos Orgânicos Voláteis (COVs), que são considerados nocivos à saúde e ao meio ambiente e muito comuns nos solventes das tintas. Prefira as tintas à base d´água, mas procure se informar sobre suas concentrações de COV.

Para descobrir o teor de concentração de COV na tinta, procure fornecedores que tenham realizado testes de emissividade e que tenha especificações técnicas mais abrangentes sobre o produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário