----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Deixe a luz do sol entrar


Projetos corporativos executados pela empresa Emadel Engenharia exploram luz natural para reduzir consumo de energia

Crédito: Divulgação
A utilização de conceitos sustentáveis na área da construção civil é uma tendência em projetos corporativos. Neste cenário, a partir de uma prática chamada luminotécnica, é possível equilibrar o uso da luz natural e da artificial, contribuindo para reduzir o consumo de energia ao longo do dia.

Para o diretor da Emadel Engenharia e Obras, Luiz Alberto Langer, empreendimentos com valores sustentáveis são uma tendência no mercado da construção e o exemplo dado por importantes grupos corporativos pode fazer a diferença para muitos investidores no futuro. “As previsões de incorporação de conceitos sustentáveis no setor são positivas, algo cada vez mais frequente. Obras assim tornam-se um verdadeiro legado para a preservação do meio ambiente”, comenta Langer.

Exemplo disso são obras recentes executadas pela empresa, que traz a luminotécnica como um dos principais diferenciais em projetos corporativos sustentáveis. De acordo com a arquiteta Márcia Shibue, da Metri Arquitetura e Planejamento, a boa iluminação depende do estudo das condições do terreno, da incidência solar e de possíveis interferências de terrenos vizinhos. “Deve-se observar a intenção de cada ambiente e, a partir daí, traçar a melhor maneira de aproveitar a luz natural”, conta a arquiteta.

Contudo, após a finalização de um projeto sustentável, alguns cuidados devem ser tomados no que se refere à boa conservação e uso dos recursos. “É necessário oferecer subsídios para que quem trabalha diariamente no prédio possa criar uma consciência sustentável e saiba preservar os recursos. É importante estar ciente de que a estrutura sustentável só é válida a partir do momento em que ela começa a ser bem utilizada”, avalia Márcia. Isso quer dizer que, se você for o último a sair, favor apagar a luz para economizar e ajudar o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário