----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 23 de março de 2012

Secador de Lodo e Resíduos, desenvolvido pela Supergasbras, transforma resíduos em matéria-prima, combustível ou adubo.

O equipamento, lançado da parceria com a Akhenaton, reduz a umidade dos detritos industriais e diminui a contaminação dos lençóis freáticos

Desenvolvido pela Supergasbras Energia — empresa do grupo SHV Energy, líder mundial em distribuição de Gás LP — e pela Akhenaton — especializada em tecnologia de secagem —, o Secador de Lodo e Resíduos está fazendo sucesso entre as indústrias. Alimentado por Gás LP, o equipamento reduz a umidade dos detritos industriais e auxilia as empresas na gestão de resíduos, possibilitando um novo aproveitamento como insumo ou diminuindo o custo de descarte, E consequentemente diminuindo a contaminação dos lençóis freáticos e a demanda por espaço de armazenamento. Fruto de três anos de pesquisa, o equipamento foi lançado em 2010 e já está sendo utilizado por mais de 10 companhias.

Uma das grandes preocupações das indústrias e dos ambientalistas é a correta gestão dos resíduos gerados pelo processo produtivo das empresas e para isto, o governo federal editou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, tratada na Lei no 12.305, de 2 de agosto de 2010.

O secador surge como uma opção para auxiliar as companhias a contribuírem com o meio ambiente e ainda, conseguirem rentabilizar seu lixo. Uma fábrica de papel, por exemplo, gera em média 90 toneladas de resíduos por dia, com uma umidade média de 85%, ou seja, a cada tonelada de lodo, temos 800 kg de água e 200 kg de matéria sólida. Após esse material passar pelo secador, é possível chegar a um produto com 40% de umidade. A menor quantidade de água aumenta a capacidade de produção de calor, gerando um produto capaz de substituir a lenha como combustível de caldeiras. A lenha gera 2500kcal/kg enquanto o lodo tem 3200kcal/ kg.

Essa é uma opção ambientalmente correta e de menor custo, já que não há necessidade de transporte para descartar os resíduos e menos gastos com combustível. O ganho ambiental é ainda maior, já que o Secador de Lodo e Resíduos é movido a Gás LP – um combustível limpo, com combustão completa, que não danifica as máquinas e tem menor geração de CO².

O secador tem duas versões: uma para uso em grande escala e um mecanismo móvel, facilmente transportado que serve para testes na planta do cliente. Entre as indústrias que podem se beneficiar do equipamento, estão as fábricas de papel, abatedouros, produtores de erva-mate, produtores de frango e peru, a indústria de galvanizados, materiais ferrosos e resíduos alimentares.

Fonte: Clarissa Toscano – clarissa@danthicomunicacoes.com.br










Nenhum comentário:

Postar um comentário