----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 15 de março de 2012

O meu mundo é sustentável, e o seu?

O mercado está cheio de selos, certificações, normas e padrões de sustentabilidade.
Em 2010, inclusive, saiu, finalmente, a ISO 26000, que trata da responsabilidade social corporativa.

Acontece que uma das principais barreiras em relação a essas certificações, é o seu custo de implantação, auditoria e manutenção. Assim elas acabam ficando restritas às grandes empresas ou às demais que, na condição de fornecedoras para as grandes empresas, se veem obrigadas a tal.

É sabido também que ter uma certificação não é garantia de que a sustentabilidade seja plenamente praticada. Significa, apenas, que a empresa está em conformidade com o que pede aquela norma, que possui escopo limitado.

Eu, particularmente, sinto falta de uma certificação que trate da gestão empresarial sustentável.E quando tiver um selo que certifique as empresas que pratiquem uma administração estratégica sustentável, as demais certificações vão se tornar, acredito eu, desnecessárias.

Afinal, uma vez que se tem a alta cúpula trabalhando com objetivos e metas orientados para a sustentabilidade, essa visão é cascateada até chegar à operação, que é onde a sustentabilidade acontece de verdade.

Mas enfim, voltando ao assunto lá do primeiro parágrafo, há um selo muito singelo e com uma proposta muito interessante, que se chama “Selo Verde® SEU MUNDO SUSTENTÁVEL”. O selo, apesar de buscar alguns resultados parecidos com os da ISO 14001, trata fortemente da conscientização para sustentabilidade e da responsabilidade individual de cada um que trabalha na empresa.

Seu objetivo é certificar empresas com ações para diminuir os impactos gerados no meio ambiente ou com foco em sustentabilidade, independente do tamanho ou segmento a que pertençam. E por lidar com conscientização mais do que processo, permite uma mudança menos traumática e, possivelmente, mais eficaz.
Se interessou pelo selo? http://www.seumundosustentavel.com.br/home/selo-verde/

Fonte: Julianna Antunes, http://www.sustentabilidadecorporativa.com/2012/03/o-meu-mundo-e-sustentavel-e-o-seu.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário