----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 12 de março de 2012

Edição 27 - Pensamento Sistêmico

Editorial – edição 27

Você possui visão sistêmica na gestão do seu negócio?

O tema de capa dessa edição envolve um assunto de grande relevância para o “pensar sustentável”. A sustentabilidade efetivamente está na pauta estratégica dos negócios e veio, sem dúvidas, para ficar. Será que já mudamos a forma de pensar antes de começar a agir?

É comum alguns profissionais, principalmente do ambiente acadêmico, mencionarem a sustentabilidade como um tema interdisciplinar e que seja incluído, de forma transversal, em outras disciplinas. Dentro dessa linha, essa área começa a ganhar amplitude e complexidade, visto que envolverá diversas variáveis, tanto internas como externas, bem como as controláveis e as não controláveis. A interpretação começa a tomar forma de rede e cada agente (indivíduo dessa rede) começa a ter várias inter-relações e conexões. Essa construção que começa a se definir exige que busquemos outras habilidades, além de uma percepção que irá além de um plano linear.

Começa a ficar claro que decisões pontuais e unilaterais não irão trazer soluções eficientes. Será necessário (e também obrigatório) começar a olhar além das condições individuais, desenvolvendo uma percepção holística do sistema que está se formando, fazendo-se necessário o desenvolvimento de uma visão sistêmica. Em linhas gerais, podemos definir o sistêmico como a condição de "enxergar o todo", enquanto o não sistêmico (estilo mais cartesiano) teria uma visão mais engessada em modelos padronizados e critérios mais mecanicistas e lineares. Parece até ser uma questão simples, mas na maioria das vezes o imediatismo por resultados e a ganância pela lucratividade limitam que o gestor construa esse olhar do todo. O gestor irá perceber que a continuidade do negócio, o surgimento de novas oportunidades e a manutenção ou o crescimento da lucratividade estará nesse novo contexto.

Além da temática de pensamento sistêmico, esta edição traz ainda um panorama do setor têxtil brasileiro e suas dificuldades com a concorrência dos produtos importados e as altas cargas tributárias. Na editoria Acessibilidade, você encontrará um projeto de ciclovia elevada criado por um arquiteto de Curitiba. O selo da Sustentax é o destaque na matéria sobre tecnologia e sustentabilidade.


Boa Leitura!

Pedro Salanek Filho

Acesse aqui a versão digital dessa edição!



=====================================================

Veja outros conteúdos dessa edição:

Matérias:Entrevista: Osires Silva
Capa: Pensamento Sistêmico e Visão Estratégica
Tecnologia & Sustentabilidade: Sustentabilidade comprovada em rótulo (Sustentax)
Visão Sustentável: Excesso de iimpostos e importações ameaça a indústria têxtil brasileira
Responsabilidade Social: Pelo Futuro das Empresas
Empreendedorismo: Iniciativa de inclusão transforma a vida das pessoas por meio do empreendedorismo
Acessibilidade: Sustentabildiade em duas rodas

Artigos:
Julianna Antunes: A sustentabilidade corportaiva ainda é uma escolha?
Daniella MacDowell: Quem é o profisisonal de sustentabilidade?
Jeronimo Mendes: O que é ser sustentável

============================================================

Seja assinante da Geração Sustentável e ganhe o livro Eco Sustentabilidade
A revista Geração Sustentável faz uma promoção especial para você leitor que busca novos conhecimentos sobre o tema sustentabilidade corporativa.

Fazendo uma assinatura anual (R$ 59,90) da revista você ganha o livro “ECO SUSTENTABILIDADE: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável” do consultor Evandro Razzoto.

Aproveite essa oportunidade e faça agora mesmo a sua assinatura!

*Promoção por tempo limitado

Nenhum comentário:

Postar um comentário