----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 27 de março de 2012

EVENTOS SUSTENTÁVEIS: ADOTE ESTA PRÁTICA!

Podemos definir um evento sustentável como aquele que incorpora o tripé ambiental, social e ética sustentável para minimizar o seu impacto sobre o meio ambiente.

Para termos uma noção dessa magnitude do impacto ambiental e social, vamos usar um exemplo, de um megaevento de organização urbana global, que incluiu: viagens, o consumo de alimentos e bebidas, resíduos de produtos e uma parte da infraestrutura do palco deixou uma pegada de carbono de 3.000 hectares. As viagens foram os maiores contribuintes: 43 milhões de quilômetros, uma média de 591 quilômetros por pessoa, quase metade dos quais foram percorridos em carros particulares.

Uma das práticas mais difundidas nesta área é compensar as emissões de CO2 geradas pelo evento, que dá também a possibilidade para que o público se envolva em projetos de reflorestamento, de cooperação e desenvolvimento.

Aos poucos, o mercado global está mostrando o impacto da Responsabilidade Socioambiental na cadeia de valor. Ao organizar e planejar eventos sustentáveis ​​deve-se rever com os parceiros atuais, a possibilidade de se adaptar a novos materiais e serviços. Além disso, criar novos fornecedores para atender a nova demanda, a criação de uma economia alternativa em torno dos eventos.

Com isto gera-se à necessidade de compromissos globais de sustentabilidade e de longo prazo.

Após a realização do evento, é importante comunicar os resultados dos impactos dos serviços e produtos usados, como:

• De gestão de resíduos
• De materiais utilizados
• Clima e energia
• Transporte
• Alimentos e água
• Acessibilidade
• Hotéis e acomodações
• Atividades Paralelas
• Comunicação

Como questões sociais e ambientais, podemos ainda citar:

- Redução de custos, ao controlar o consumo de recursos, e controlar o processo de produção.
- Acesso a novos mercados, mais especializados.
- Compromisso público e moral com o meio ambiente e sociedade.
- Associação da imagem através de uma política geral de sustentabilidade ou estratégia de responsabilidade social e ambiental corporativa.
- Contribuição para o desenvolvimento sustentável, com a contribuição para um processo de mudança rumo a um ideal, onde os hábitos de produção, consumo e investimento irão permitir que as pessoas no presente e no futuro, possam aproveitar o material, social e ambiental que lhes dê acesso a uma dignidade e uma melhor qualidade de vida.
- Auxiliar no desenvolvimento de novos mercados éticos e estimular a demanda por produtos sustentáveis.
- Incentivar a criação de postos de trabalho focados no meio ambiente e social, para a geração de renda e Inclusão Social.

Em alguns países começaram a surgir, algumas certificações para eventos sustentáveis, o pioneiro foi o BS8901 norma da inglesa BSI Group, e há países, desenvolvendo outros certificados associados a ISO.

Val Sátiro, publicitária, especialista em Marketing, é empreendedora e fundadora do site SEU MUNDO SUSTENTÁVEL http://www.seumundosustentavel.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário