----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 7 de março de 2012

Livro sobre sustentabilidade será distribuído gratuitamente em escolas de Curitiba

Através de atividades interativas, mil alunos serão diretamente tocados pelo projeto

Será lançado em Curitiba o livro “A Flor no Concreto”, da escritora paranaense Marisol Isidoro. A obra conta a história de Pepe, um menino que em um passeio pela natureza conhece e sofre com as dores de personagens como a árvore, o córrego e o passarinho.

Com o objetivo de levar as ideias do livro para o maior número possível de adolescentes (público-alvo da obra), a autora, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná, vai distribuir dois kits do livro (que inclui a obra mais um livreto com pensamentos e reflexões tirados dela) nas 276 escolas particulares de Curitiba que oferecem Ensino Médio e nas 200 escolas estaduais de Curitiba que também trabalham com este grupo de estudantes.

Além disso, entre todas as escolas estaduais a Secretaria de Educação selecionou dez para receberem 40 livros cada uma, para que 100 alunos de cada escola possam participar diretamente das atividades interativas, que têm como principal objetivo despertar neles o interesse de ler a história e, depois, refletir sobre as suas ações no dia a dia.

Atividades interativas

Nas atividades interativas, que acontecerão durante 10 sextas-feiras a partir do dia 13 de abril, cada vez em uma escola, a autora, além de falar sobre o seu livro, irá conduzir um bate papo sobre a sustentabilidade do jovem adolescente. “Vamos questionar a sensibilidade com relação a valores e natureza, já que a natureza depende da sensibilidade e de uma mudança de valores”, analisa.

Questionada sobre como ela pretende tocar esses jovens, que passam boa parte do seu tempo na frente do video-game e do computador, Marisol apresenta suas duas “cartas na manga”: a harpa e as ilustrações do livro.

“Hoje em dia, os jovens ouvem músicas barulhentas, como o hip hop e o rock’n’roll, então em cada uma dessas atividades eu vou iniciar os trabalhos em silêncio e tocando harpa, porque a harpa toca a alma, e mesmo que o ambiente esteja agitado é possível baixar a poeira e conseguir captar a atenção de quem nos ouve”, explica a autora. “Além disso, vamos ter grandes banners com as ilustrações do livro e com frases marcantes, e tudo isso deve tocar o coraçãozinho destes jovens para que eles percebam que a natureza merece a atenção deles”, conclui.


Material complementar

Leia um trecho de “A Flor no Concreto”: http://bit.ly/zhbCvf
Entrevista em vídeo com Marisol Isidoro: http://bit.ly/zSPBss

Fonte: londonpress

Nenhum comentário:

Postar um comentário