----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 27 de março de 2012

Eluma investe em soluções econômicas e sustentáveis para a conservação dos recursos hídricos

Marca reaproveita 98% das águas industriais em suas unidades e participa de projeto inovador para promover o descarte correto do óleo de cozinha, evitando a contaminação de mananciais.

Ciente da importância da água como bem vital para a preservação do planeta e da necessidade de adotar meios eficazes para utilizá-la adequadamente, a Eluma – a Marca do Cobre – pertencente à Paranapanema reforça o seu compromisso ambiental com iniciativas que combatem o desperdício e a poluição desse recurso natural.

Para reduzir o consumo de água nas unidades de Utinga e em Capuava, em Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo, a marca implantou Estações de Tratamento de Água Industrial (E.T.A. I) que reduzem o impacto ecológico por meio do tratamento físico-químico, onde se obtém o reaproveitamento de 98% das águas industriais, além de um sistema de gerenciamento de resíduos. Todo subproduto da operação é tratado adequadamente conforme as normas ambientais vigentes, visando eliminar quaisquer contaminantes que provém dessa etapa,

Utinga, por sua vez, também é equipada com uma Lagoa com capacidade de 6.000m³, que capta e armazena águas pluviais. As duas unidades contam com Estações de Segregação e Desidratação de Lodo gerado na E.T.A. I com capacidade de 3.00m³/mês, além de Separadores de Água e Óleo para recuperação do óleo e reutilização da água.

Cada estação dispõe de laboratórios que possibilitam o monitoramento diário do volume de água, garantindo 100% de eficiência na qualidade do produto utilizado nos processos de fabricação dos tubos e conexões em cobre.

Combate à contaminação dos mananciais

Por possuir propriedades antimicrobianas, antibacterianas e ter resistência às altas temperaturas, o cobre também vem sendo aplicado em uma solução pioneira nas edificações brasileiras. Trata-se do Sistema de Descarte de Óleo que foi elaborado em parceria pela Eluma, a Construtora Ecoesfera e a Prolux Engenharia, que permite que o produto seja despejado dos apartamentos por meio de uma tubulação de cobre em um reservatório apropriado, onde é armazenado e posteriormente descartado de forma adequada, evitando que o mesmo chegue até a rede de esgoto. Esse mecanismo já foi instalado em edifícios de Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE) e em São Paulo, no ABC paulista.

O Chefe da Engenharia da Eluma, Amilcar B. Peres, comenta que 90% dos consumidores ainda têm o hábito de jogar óleo em pias e vasos sanitários. Apesar de ser um ato corriqueiro e “aparentemente inocente” nas residências, esse costume causa uma consequência devastadora na natureza. Para se ter a idéia do impacto, um litro de óleo despejado pela tubulação pode poluir cerca de 100m³ de água, o que chega a encarecer o tratamento hídrico em até 45%, além de agravar o efeito estufa, já que a decomposição de compostos orgânicos gera gás metano, que é mais agressivo do que o gás carbônico para o meio ambiente.

Com esse sistema hidráulico, os efeitos causados pelo óleo são minimizados, principalmente em relação à contaminação da água. Além de contribuir para a eliminação da poluição das redes de esgotos e consequentemente dos mananciais, o sistema também possibilita a reciclagem do óleo de cozinha que pode ser transformado em sabão, detergente ou sabonete por ONGs ou empresas especializadas que recolhem e pagam pelo material descartado, gerando economia para o condomínio dos prédios.

O objetivo dessa proposta é tornar os empreendimentos sustentáveis e, com isso, diminuir os custos de manutenção em instalações prediais e no sistema público de tratamento de água, além de reverter renda para o condomínio com a venda do óleo usado.

A preocupação com ações ambientais faz parte da missão da Eluma que está sempre voltada para a produção e comercialização de produtos semimanufaturados de cobre e suas ligas, contribuindo para o bem-estar de seus colaboradores e da comunidade onde está inserida, integrando-se adequadamente ao meio ambiente. A marca também investe regularmente em campanhas ecológicas e em projetos de replantio de mudas. Nas fábricas de Utinga e Capuava já foram plantadas desde 2005, cerca de 5 mil mudas e também dispõe do projeto Ecoar Florestal, onde já são plantadas cerca de 60 mil mudas/ano desde 2001.

Como resultado desse trabalho, a Eluma conquistou a certificação ambiental ISO 14001 para a unidade fabril de conexões de cobre e bronze, localizada em Serra, no município de Vitória (ES) e para a Unidade de Utinga, em Santo André (SP), o que demonstra o seu comprometimento com a sustentabilidade e torna a marca pioneira na obtenção dessa normatização. A unidade de Serra também já possui a Certificação OHSAS – 18001 e já planeja para 2012 obtê-la para a unidade de Utinga.

SOBRE A ELUMA
Líder no mercado há 68 anos, a Eluma – a Marca do Cobre conta com amplo portfólio que engloba Tubos e Conexões, Barras de Perfis de cobre e latão, Arames com esses mesmos materiais, Vergalhão Furado, Tubos industriais, Cabos Flexíveis e Laminados, além de uma linha completa de acessórios como Pasta Especifica para Soldagem, Solda (sem chumbo), Escova, ELUMAFLEX®, Flangeador para tubos de cobre flexível, Cortador de Tubos de cobre, Maçarico Portátil para soldagem e Refil de Gás Propano. Presente em 65% das lojas de materiais de construção do Brasil (IBOPE 2010), parte da sua produção também é exportada para mais de 30 países.
Um dos momentos significativos da sua história de sucesso foi a sua incorporação em 2010 pela Paranapanema, maior produtora integrada de cobre refinado no País e líder de vendas no mercado brasileiro, o que a torna a maior empresa nacional da cadeia do cobre.
A linha de produtos da marca é fabricada em duas unidades fabris localizadas em Santo André (SP) e em uma terceira em Serra (ES), compondo um parque industrial que totaliza uma área de 500 mil m².

http://www.eluma.com.br/
http://www.paranapanema.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário