----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Reciclagem de papel de escritório

Conheça algumas ações de reciclagem e coleta de lixo que empresas como HP, Bank of America e NYNEX têm realizado

A Visão Geral

Como o papel é responsável por até 40% do fluxo de dejetos sólidos municipais, a reciclagem de papel é uma maneira óbvia e fácil de reduzir o lixo no local de trabalho. Ao reciclar papel e utilizar papel reciclado, poupam-se árvores - cada tonelada de papel feito de fibra reciclada economiza aproximadamente 17 árvores. O corte das árvores, que absorvem o carbono, contribui para o aquecimento global, a erosão do solo, a destruição dos habitats e outros problemas ambientais. A reciclagem de papel também faz sentido do ponto de vista dos negócios, já que os gastos com descarte de materiais podem ser reduzidos drasticamente após a adoção de um programa de reciclagem de papel.


Contexto

O reprocessamento pode transformar papel reciclado em outros produtos de papel várias vezes, antes que as fibras se tornem fracas demais para serem usadas. O papel branco de escritório retém muito de seu valor e vai para produtos como tecido, papelão, artigos de papelaria, revistas, mais papel de escritório e diversos outros produtos relacionados. Já o papel misto, que inclui o papel brilhante e colorido, envelopes e blocos adesivos, é menos valioso do que o papel branco, mas também pode ser reciclado e transformado em vários produtos. Papel jornal e papelão ondulado podem encontrar novas vidas como os mesmos produtos ou produtos semelhantes. Papel branco de livros de contabilidade, papel de computador, papelão ondulado, jornal, papel de embalagem, envelopes e outros papéis mistos podem ser reciclados na maioria das áreas.

Para ajudar a criar mercados fortes para os produtos de papel reciclado, as empresas e consumidores também precisam comprar produtos feitos de papel reciclado. Um programa de reciclagem de papel deveria operar em conjunto com esforços que estimulem a compra de produtos de escritório feitos com material reciclado. No nosso estudo do que seria necessário para criar um escritório com desperdício zero, fornecemos diversos recursos para tornar as compras e o uso de papel, além de outras áreas do escritório, mais ecológicos. Mesmo havendo papel 100% reciclado por aí, a fibra virgem corresponde a uma grande parte do papel fabricado, como explica Tensie Whelan, da Rainforest Alliance. Quando não puder comprar reciclado, certifique-se de procurar produtos que venham de fontes sustentáveis certificadas.


Principais envolvidos

•As empresas de reciclagem coletam e reciclam papel. Sua capacidade de vender papel depende do estado atual do mercado de commodities, que responde à demanda por fibras recicladas.
•Os coordenadores de reciclagem devem ter o tempo e a motivação para começar e manter um programa de reciclagem.
Na prática

As empresas não encontram dificuldades para integrar a reciclagem de papel a suas operações normais. Além da reciclagem de papel de escritório, as empresas que usam e recebem grandes quantidades de embalagens ou geram grandes quantidades de lixo derivado de papel em processos de produção podem realizar a reciclagem desses materiais.

Latas de coleta para reciclagem colocadas perto das mesas dos funcionários ou em áreas comuns estimulam a separação e o descarte de papel reciclável. A maior parte dos programas de sucesso fornece treinamento aos funcionários e possui um coordenador de reciclagem no escritório para facilitar o programa. Alguns exemplos:

•Os programas de reciclagem do Bank of America aumentaram de uma quantidade inicial de 1.400 toneladas de papel branco e de computador por ano em 1970, para 1.4591 toneladas em 1997. Com a reciclagem, a empresa economizou algo em torno de US$ 483 mil em taxas de coleta de lixo (os números mostrados correspondem ao período anterior à fusão com o NationsBank). O banco também realizou uma grande redução da utilização com atitudes como alteração dos procedimentos de relatório, redução de formulários, utilização de cópias em face dupla e adoção de listas de circulação e e-mails.
•A Hewlett Packard deixou de enviar para aterros sanitários 78% de lixo sólido em 1997, ou aproximadamente 41 milhões de quilos. A maior parte desse material foi reciclada, incluindo 19,5 milhões de quilos de papel, uma quantidade equivalente a mais de 367 mil árvores. A HP também tem sua própria marca de papel de escritório com 20% de material reciclado. A empresa, juntamente com outros fabricantes de impressoras, vem adicionando recursos aos produtos, como a impressão em dupla face, para auxiliar os usuários a reduzirem a utilização de papel.
•A NYNEX, uma divisão da Bell Atlantic, recicla listas telefônicas antigas e as transforma em envelopes para remessa de valores. Esses envelopes contêm pelos menos 75% de conteúdo reciclado. “Ao utilizar envelopes reciclados, estamos criando um novo mercado para as listas antigas”, disse Ken Teal, diretor de Assuntos Ambientais da NYNEX Informational Resources Co., editora das Páginas Brancas e Páginas Amarelas da NYNEX. “Agora criamos a chance para que todas as listas telefônicas sejam recicladas e, na verdade, estamos começando a perceber que a demanda por listas antigas felizmente está sendo maior que a oferta".
A Scholastic anunciou seu plano de que os papéis reciclados representem um quarto de sua utilização total de papéis, com 75% contendo material reciclado. Em 2007, apenas 11% de seu papel reciclado continha conteúdo reciclado.


O lado bom

• Economia financeira devido à redução nos custos com descarte de lixo.
• Benefícios ambientais devido ao corte de um número menor de árvores e da economia de energia resultante de uma menor produção de papel novo.


Um pouco de realidade

•O estabelecimento de um sistema de reciclagem de papéis normalmente requer comprometimento de um funcionário ou de um grupo de funcionários, além de tempo para treinar o restante deles.
•Pode ser necessário investimento financeiro em latas de coleta para reciclagem.
•Caso o seu serviço de coleta de lixo atual não trabalhe com recicláveis, a contratação de um serviço alternativo pode aumentar as tarefas e custos administrativos.
•Caso o serviço de reciclagem não faça a coleta do material reciclável, sua empresa pode ter de transportar materiais para um local de reciclagem, o que irá consumir tempo dos funcionários e criar custos de transporte.
•Uma empresa que deseja reciclar papel industrial pode ter dificuldades para encontrar um serviço que aceite seus materiais ou para encontrar espaço para armazenamento de grandes quantidades de recicláveis como papelão ondulado.
•Os mercados de reciclagem podem ser muito instáveis, o preço pago por papel reciclado pode flutuar, fazendo com que, muitas vezes, a reciclagem não seja lucrativa.
Plano de ação

Um programa de reciclagem de sucesso requer a participação de funcionários e separação de materiais. As latas de coleta para reciclagem devem estar limpas e sem objetos que não sejam papel. Abaixo estão algumas das etapas gerais para estabelecer um sistema de reciclagem de papel de escritório:
• Mantenha a simplicidade - Quanto menos mudanças as pessoas tiverem de fazer em suas rotinas diárias para efetuar a reciclagem, maiores as chances de sucesso.
•Obtenha o apoio da diretoria - É essencial que todos saibam quem está apoiando as ações de reciclagem. Envolva o CEO, COO ou CFO no anúncio do programa e na convocação à participação dos funcionários.
•Forneça instruções suficientes - Coloque rótulos em latas ou caixas de coleta com informações claras sobre o que colocar dentro das mesmas - e o que não colocar. Faça referência a formulários e documentos específicos da empresa por nome e número, caso isso seja necessário (por exemplo, "Coloque o Req. Form 3503 aqui").
•Monitore e acompanhe - Utilize pesquisas, entrevistas e inspeções para saber como anda o progresso do sistema. Verifique as latas de coleta para reciclagem e latas de lixo para ver se as pessoas estão seguindo as instruções sobre o que colocar em qual lugar.
•Procure feedback - Disponibilize alguém para responder às dúvidas dos funcionários. Peça que eles enviem suas ideias sobre como tornar o sistema mais fácil de ser usado.
•Meça - Acompanhe o destino dado ao papel: quanto de quais tipos de papel está sendo comprado, descartado e reciclado. Isso irá ajudá-lo a estabelecer objetivos de reciclagem e monitorar seu progresso.
•Continue a aumentar a conscientização das pessoas - Anuncie os programas de reciclagem por meio de informativos, pôsteres, e-mail e reuniões. Informe a todos sobre o andamento do programa, incluindo a quantidade de lixo que está deixando de ser enviada, ou que poderia deixar de ser enviada, aos aterros sanitários.
•Recompense e reconheça - Ofereça prêmios, ou pelo menos reconhecimento, a pessoas e departamentos que estejam fazendo um bom trabalho. Considere a oferta de incentivos e itens para motivação, como prêmios ou eventos especiais, e ações de reciclagem exemplares.
•Envolva a sua empresa de coleta de lixo - Várias empresas possuem conhecimento interno que pode ser fornecido para ajudar a estabelecer, manter ou aprimorar um programa. Faça com que tais serviços, incluindo o monitoramento, medição e geração de relatórios, sejam parte das negociações do contrato de coleta de lixo.
•Não deixe o sucesso subir à sua cabeça - Lembre-se de que mesmo os programas de reciclagem mais bem-sucedidos precisam de melhoria contínua, pensamento inovador e revisões periódicas.


No fim das contas

A reciclagem de papéis é um processo objetivo e relativamente fácil de ser implementado, que pode ter resultados tanto na redução de gastos quanto para demonstrar o comprometimento de sua empresa com as práticas de responsabilidade ambiental para os funcionários. Atualmente, com várias empresas de grande e pequeno porte reciclando pelo menos uma parte do papel utilizado nos escritórios e locais de trabalho, a reciclagem de papel representa um compromisso ambiental mínimo e básico a ser firmado por uma empresa.

Fonte: Agenda Sustentável (www.agendasustentavel.com.br)

Um comentário:

  1. "Se todo o mundo pensasse deste jeito com certeza teríamos uma sociedade melhor, livre de poluição e um ambiente bem preservado".

    By: Mauro Bernardo.

    ResponderExcluir