----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Madeplast apresenta ao mercado a madeira ecológica

A Madeplast, empresa pertencente ao Grupo Radiante, de Curitiba, inaugurou sua primeira loja para apresentar ao mercado a madeira ecológica, feita a partir de compósito de resíduos de plástico e de resíduos de madeira. Os empresários, arquitetos, engenheiros e dirigentes de entidades parceiras da Madeplast puderam conferir as inúmeras aplicação da madeira ecológica. O mobiliário, piso e escadas da loja são feitos com o produto, que pode ser usado também na construção de decks para piscinas, lambris e projetos paisagísticos.

Resultado de três anos de pesquisa, a madeira ecológica possui a aparência e aplicações similares às da madeira, com a resistência e durabilidade do plástico. “A expectativa de mercado é muito positiva”, disse o superintendente da Madeplast, Guilherme Bampi. “A madeira ecológica tem durabilidade de 20 anos, mesmo exposta a intempéries, e dispensa uso de verniz, antifungos e selador. Além das características técnicas, o produto contribui para a sustentabilidade, pois retira resíduos do meio ambiente e evita o abate de árvores”, explica.

A Madeplast foi formada na incubadora da Universidade Positivo, onde deu início ao desenvolvimento da madeira ecológica. O projeto recebeu apoio da FINEP e do CNPq. Em 2009, foi contemplado no Edital Inova, do Senai Nacional, e passou a ser desenvolvido em setembro daquele ano, em parceria com profissionais do Senai Paraná. Todos os testes de aplicabilidade do produto foram feitos no Laboratório Técnico de Ensaios (Labten), do Senai São José dos Pinhais. “O Edital Inova foi muito importante, porque pudemos usar a estrutura e a expertise do Senai para o desenvolvimento do produto”, disse o presidente da Madeplast, Hélio Bampi, que é também vice-presidente da Fiep.

Para o diretor regional do Senai Paraná, João Barreto Lopes, o caso da Madeplast demonstra a importância de iniciativas, como a do Edital Inova, para apoiar e estimular a inovação na indústria. “Quando encontramos empreendedores que entendem o sentido da inovação, surgem bons frutos, como é o caso da madeplast" disse ele. "A madeira ecológica é um produto inovador, que tem ênfase na sustentabilidade. Acredito que projetos como esse ajudam a valorizar todo o setor industrial do Estado", afirmou Barreto.

Segundo a gerente de Inovação do Senai-PR, Sônia Regina Parolin, existem hoje em andamento 18 projetos de indústrias paranaenses apoiados pelo Edital Inova. "Todos são desenvolvidos em parceria com o Senai Paraná. Muitos desses projetos já se transformaram em produtos inovadores e começam a ganhar mercado, como é o caso da madeira ecológica”, disse ela.

Fabricação - A Madeplast já tem em funcionamento uma fábrica em Manaus, que começou a operar há dois meses, com lotes experimentais. A produção em escala desta primeira unidade começa no início de 2011, quando entrará em operação, também, uma segunda unidade, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. “Nossa previsão é de, em três anos, atingirmos capacidade de produção de 1,5 mil toneladas de produto ao mês”, disse Guilherme Bampi. “Até o final deste ano estaremos atentos ao desenvolvimento do mercado”, afirmou.

Segundo Bampi, um dos pontos relevantes a ser destacado é o fato de a madeira ecológica da Madeplast não exigir mão-de-obra diferenciada em relação a utuilizada em produtos semelhantes à madeira, assim como nos equipamentos usados para sua aplicação.
Fonte: Assessoria FIEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário