
Resultado de três anos de pesquisa, a madeira ecológica possui a aparência e aplicações similares às da madeira, com a resistência e durabilidade do plástico. “A expectativa de mercado é muito positiva”, disse o superintendente da Madeplast, Guilherme Bampi. “A madeira ecológica tem durabilidade de 20 anos, mesmo exposta a intempéries, e dispensa uso de verniz, antifungos e selador. Além das características técnicas, o produto contribui para a sustentabilidade, pois retira resíduos do meio ambiente e evita o abate de árvores”, explica.
A Madeplast foi formada na incubadora da Universidade Positivo, onde deu iníc

Para o diretor regional do Senai Paraná, João Barreto Lopes, o caso da Madeplast demonstra a importância de iniciativas, como a do Edital Inova, para apoiar e estimular a inovação na indústria. “Quando encontramos empreendedores que entendem o sentido da inovação, surgem bons frutos, como é o caso da madeplast" disse ele. "A madeira ecológica é um produto inovador, que tem ênfase na sustentabilidade. Acredito que projetos como esse ajudam a valorizar todo o setor industrial do Estado", afirmou Barreto.
Segundo a gerente de Inovação do Senai-PR, Sônia Regina Parolin, existem hoje em andamento 18 projetos de indústrias paranaenses apoiados pelo Edital Inova. "Todos são desenvolvidos em parceria com o Senai Paraná. Muitos desses projetos já se transformaram em produtos inovadores e começam a ganhar mercado, como é o caso da madeira ecológica”, disse ela.
Fabricação - A Madeplast já tem em funcionamento uma fábrica em Manaus, que começou a operar há dois meses, com lotes experimentais. A produção em escala desta primeira unidade começa no início de 2011, quando entrará em operação, também, uma segunda unidade, em São José dos Pinhais, n

Segundo Bampi, um dos pontos relevantes a ser destacado é o fato de a madeira ecológica da Madeplast não exigir mão-de-obra diferenciada em relação a utuilizada em produtos semelhantes à madeira, assim como nos equipamentos usados para sua aplicação.
Fonte: Assessoria FIEP
Nenhum comentário:
Postar um comentário