----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Junior Achivement - Nova Geração Empreendedora

Nascidos na era da abundância dos recursos naturais, os jovens da geração Y e seus antepassados não tinham o hábito de conversar sobre sustentabilidade em sala de aula, muitos conheceram esta palavra após entrar no mercado de trabalho. Mas esta nova geração de empreendedores sabe muito bem o que isto significa e agora estão prontos para criar negócios que contribuam para o crescimento sustentável de nossa sociedade. Um indicador dessa mudança de comportamento é percebido claramente nos estudantes que participam do Programa Miniempresa, um projeto da Associação Junior Achievement.

No Programa Miniempresa os alunos do ensino médio, da rede pública e privada, aprendem na prática o funcionamento do mundo dos negócios através da criação e administração de uma Miniempresa Estudantil. Durante o projeto os estudantes vendem ações para compor o capital inicial da organização, escolhem um produto, compram matéria-prima, produzem e comercializam, pagam salários, impostos, aluguel e encerram as atividades da Miniempresa distribuindo os dividendos aos seus acionistas. Entre tantas preocupações que nossos jovens empreendedores têm ao longo das atividades, a sustentabilidade é sem dúvida a mais evidente, permeando todas as decisões estratégicas, ela é trabalhada naturalmente por uma geração que entende a importância do tema para o sucesso de qualquer empreendimento.

A Junior Achievement Paraná realiza uma Formatura para os miniempresários que concluíram o programa, durante o evento são entregues premiações às equipes que se destacaram, um dos prêmios é chamado “Produto Destaque”. A Miniempresa vencedora do prêmio Produto Destaque é eleita através do voto de empresários de renome no cenário paranaense. Os produtos premiados refletem a preocupação dos nossos jovens com o planeta, no ano de 2008 quem recebeu o prêmio foi a Miniempresa SER - Ser Ecologicamente Responsável, que comercializava bolsas ecológicas produzidas com sacolas plásticas descartáveis, em 2009 os vencedores foram os miniempresários da LumiLIFE, eles produziram luminárias com garrafas pet e latas de alumínio, já neste ano de 2010 os premiados foram os alunos da Eco Case, com os estojos e nécessaire confeccionados com chapa de Raio X e garrafa pet, todas as matérias-primas citadas seriam descartadas na natureza e por isso a preocupação dos estudantes em transformá-las em novas mercadorias.

Se você tem o desejo de acompanhar de perto o trabalho desta nova geração de empreendedores pode enviar seu cadastro através do nosso site: http://www.japr.org.br/ e participar de nossos treinamentos.


Matéria publicada originalmente na edição 19 - Revista Geração Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário