----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Mineração e a busca da sustentabilidade

Setor que está presente no cotidiano de todos está em busca da redução de impacto ambiental

Em cada produto ou material comercializado no Brasil, há uma porcentagem dos produtos provenientes da extração de minerais no país. Desde o material que faz parte das paredes das casas, até as tintas que colorem roupas e dão vida as letras dessa revista, os papéis e móveis, passando pelas embalagens e até alimentos. Todos esses produtos contêm minerais em sua composição ou são gerados a partir de minérios, evidenciando a importância da mineração na vida do planeta. Cerca de 80% do que se utiliza nos dias de hoje tem a presença de minerais e isso faz com que o setor seja responsável por uma grande movimentação econômica. Só no Brasil, um terço do PIB vem da mineração, incluindo a questão de comercialização e empregos relacionados à área.

O Brasil, por sua grande extensão territorial, tem um grande potencial na área de mineração. Estados como Minas Gerais, Pará e Bahia são depósitos desses materiais e sustentam as necessidades do Brasil e do exterior na questão de extração de minerais. No Brasil, as grandes quantidades de minérios disponíveis para extração fazem do país um pólo na produção e grande fornecedor de minerais para a indústria mundial.

O Paraná é um estado potencial dentro do setor de mineração. Hoje, de acordo com dados da Mineropar, o estado é o segundo maior produtor de cimento do país, com a maior planta individual do Brasil na área cimenteira. A produção do Paraná hoje tem como destaques a produção do calcário agrícola, da cal, areias, britas, água mineral, argilas para a indústria cerâmica, minerais não metálicos, cimento, ouro, diamantes, pedras semi-preciosas, xisto e carvão. De acordo com Eduardo Salamuni, diretor presidente da Mineropar, “a produção mineral do Paraná atende toda a necessidade do estado, principalmente nas atividades que necessitam de produtos minerais na sua produção. É o caso da produção agrícola. Hoje, a produção de calcário agrícola do Paraná é toda consumida dentro do estado. Isso garante, inclusive, a competitividade de preços dos produtos agrícolas diante a produção de outros estados.”

Para o Coordenador do Conselho Setorial da Indústria Mineral da FIEP, Cláudio Grochowicz, o setor de mineração no Paraná tem crescido muito nos últimos anos e tem ainda potencial de crescimento elevado. “Hoje o Paraná produz mais de 20 milhões de toneladas anuais de minérios. Os salários e a busca por profissionais qualificados vêm crescendo no setor, que está se transformando em um excelente ambiente para a carreira de novos profissionais em diversas áreas. Para ter uma ideia, o Paraná produz 11,8% de todo o cimento produzido no Brasil. Além disso, são produzidos aqui 4% dos pisos e revestimentos, 24% do calcário agrícola de todo o Brasil e 28% da cal brasileira”, comenta Grochowicz.


Questões ambientais na mineração

Além da produção com níveis considerados bons diante do cenário brasileiro, a indústria mineradora do Paraná está caminhando dentro das questões ambientais na produção. De acordo com Salamuni, algumas empresas do Paraná já estão preocupadas com a correção do solo após esterilização das minas. “Temos alguns bons exemplos de cuidado com a extração e a manutenção dos espaços após a retirada de material, como a Petrobrás em São Mateus do Sul e a extração de areia no Rio Paraná”, comenta Salamuni. Buscando melhorar as questões ambientais nas empresas mineradoras paranaenses, a Mineropar tem estabelecido um programa de aconselhamento técnico às empresas mineradoras do estado. Com isso, tem feito uma ponte entre os produtores e os órgãos fiscalizadores, favorecendo o cumprimento da legislação.

O engenheiro civil Fauáz Abdul-Hak, presidente da Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Civil (Anepac) e responsável pela empresa paranaense Pedrapar, é um dos apoiadores da questão da sustentabilidade na atividade de mineração. “Existem inúmeros exemplos de mineração muito próxima de grandes centros e que coexistem harmoniosamente. A sustentabilidade é um conceito muito amplo, porém se olhado pelo lado prático, uma mineração gera emprego e renda, tributos e o próprio minério, essencial para o desenvolvimento. Então é sustentável”, afirma Hak.

Para Grochowicz, o futuro da mineração em harmonia com o meio ambiente vem do alinhamento de projetos na área. “Os planejamentos estratégicos, contemplando a inovação, a sustentabilidade e a agregação de valor nas suas plantas de industrialização são a forma de encontrar o equilíbrio no crescimento no setor com responsabilidade ambiental. Para o futuro, será preciso controlar o aumento racional das lavras, através da melhoria da qualificação de sua mão-de-obra e do uso de técnicas que permitam um melhor aproveitamento das jazidas a um menor custo”, afirma.


Lyane Martinelli (revista GERAÇÃO SUSTENTÁVEL)

7 comentários:

  1. A mineração deminerios esta acabando com o nosso planeta cuide da natureza cuide do meio ambiente

    ResponderExcluir
  2. é,mas com a extração do minerio tem oferecido muitos empregos a muitas pessoas..
    imagina se acabarem com a extração do minerio, quantas pessoas vão ficar sem empregos, sem renda pra manterem suas famílias é isso que está em jogo temos que penssar no proximo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles podem ter empregos agora mais se continuarem assim sera que vão ter um futuro depois ???

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. ah o mundo já vai acabar mesmo então vamos continuar do jeito que ta néh?

    ResponderExcluir
  5. nao é protegendo ninguem mas o computador q usaram para escrever, celular q utilizam para falar, carros q utilizam para andar, etc, etc,etc vieram da mineraçao entao é fazer um seguinte voltar na pre historia e viver nas cavernas ai sim podem acabar com a mineraçao.

    ResponderExcluir