----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

PRESIDENTE DA NOVOZYMES É O ENTREVISTADO DA NOVA EDIÇÃO DA REVISTA GERAÇÃO SUSTENTÁVEL

Bioinovação: a natureza a favor da indústria

O presidente da Novozymes Latin America, Pedro Luiz Fernandes, fala com esclusividade para a revista GERAÇÃO SUSTENTÁVEL sobre a multinacional que sabe unir como poucos tecnologia e as tradicionais disciplinas biológicas

A rotina da multinacional dinamarquesa fornecedora de enzimas industriais Novozymes é combater o impacto ambiental de seus produtos. Para isso, conta com recursos simples e ao mesmo com o que há de mais moderno em técnicas de biotecnologia – como engenharia genética, química protéica avançada e engenharia protéica. Ou seja, são produtos que apenas potencializam o que a própria natureza sabe fazer de melhor, que é produzir com equilíbrio. E por conseguir soluções inteligentes e ambientalmente corretas para o mercado, a empresa é hoje uma líder mundial no setor, com 48% do mercado e faturamento líquido de R$ 4,7 milhões.

O presidente da Novozymes Latin America – localizada no município de Araucária – Pedro Luiz Fernandes, fala sobre os desafios de pensar diariamente na responsabilidade com a sociedade e com o meio ambiente e ainda como transformar tudo isso em um processo lucrativo. Segundo o presidente, não há melhor investimento do que a sustentabilidade.

A Novozymes atende atualmente fabricantes de álcool, alimentação, couro, detergentes, etanol, industriais têxteis, óleos e gorduras, panificação, papel, entre outros. E recentemente expandiu seus negócios adquirindo a empresa Turfal, fabricante de produtos agronômicos e biológicos, situada em Quatro Barras, também na região de Curitiba. O motivo da compra: oferecer uma opção de agricultura sustentável, um dos grandes desafios da atualidade. Afinal, desafio e sustentabilidade são os dois grandes motores da empresa, como explica o presidente.

Novozymes é uma empresa comprometida com a responsabilidade ambiental, como comprovam seus vários certificados. Desde quando essa preocupação foi implantada na empresa?
Desde o início da nossa produção de enzimas em 1989, já nos preocupávamos com a sustentabilidade. Entretanto, naquela época não se falava de sustentabilidade, mas já era uma preocupação da Novozymes produzir respeitando o meio ambiente.

“No meu ponto de vista as duas coisas. Claro que o mercado internacional exige que se produza com as melhores práticas ambientais, sociais e financeiras. Eu vejo que a dívida com a sociedade já vem de muitos anos atrás e hoje estamos tentando mitigar o efeito desta dívida”, Pedro Luiz Fernandes




Nenhum comentário:

Postar um comentário