----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

PRÁTICAS DE SUCESSO EM NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS

Conferência sobre práticas sustentáveis em negócios acontece dias 31 de agosto e 1º de setembro, em Londrina. As inscrições podem ser feitas no site http://www.bawb.org.br/

O que as empresas Tamarana Metais, de Tamarana; Joyful, de Curitiba, e Masisa, de Ponta Grossa, têm em comum? Todas possuem experiências inovadoras que transformam práticas sustentáveis em negócios. Os exemplos bem sucedidos serão apresentados dia 1º de setembro na Conferência BAWB (sigla em inglês para Empresas como Agentes em Benefício do Mundo) 2010, que acontece em Londrina.

Realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Sesi-PR e Unindus (universidade corporativa do Sistema Fiep), com o patrocínio do Sesi Nacional, a Conferência será a primeira de uma série, que acontecerão em todas as regiões do Brasil.

A Tamarana Metais mostrará o Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada (Prac), desenvolvido em conjunto com a Rondopar Energia Acumulada. A Tamarana atua como recicladora e a Rondopar, como fabricante das baterias resultantes do processo de reciclagem, as baterias do Prac. “É como se você comprasse o direito de ligar e desligar seu carro por um ano e meio. A energia não é sua. Eu a coloco no seu veículo, você paga, mas ela é nossa. Quando ela acaba, eu troco o equipamento descarregado por outro com energia e o processo continua”, esclarece o diretor-executivo do Prac, André Luis Saraiva.

Uma transportadora recolhe as baterias de empresas e fábricas e as leva para a Tamarana. Ao coletar, a transportadora já leva uma bateria nova. Dessa forma, é aproveitado o veículo, que recolhe as baterias usadas, uma forma encontrada para otimizar a utilização dos caminhões, que são voltados para este tipo de transporte.

“Unimos forças e desenvolvemos um projeto bom sucedido. Queremos mostrar para as pessoas e empresários este exemplo de comportamento ambiental e conscientizar sobre a importância da questão ambiental para o desenvolvimento dos negócios”, destaca o diretor-executivo.

Moda sustentável – A Joyful, empresa de confecção de Curitiba, desenvolveu em parceria com o Senai PR, o Malha Eco Chic, um projeto pioneiro no Brasil, que prevê a aplicação do conceito da sustentabilidade em todo o processo produtivo das peças da Joyful, desde o tipo de matéria-prima utilizada para a confecção das roupas até o ponto de venda. "A proposta é vender um estilo de vida sustentável", destaca o empresário Adilson Filipaki, da Joyful.

As peças são de tricot (malharia retilínea), camisaria e calças. "A coleção é composta por peças confeccionadas com tencel - uma fibra feita a partir da polpa de madeira, um recurso natural e renovável retirado de florestas cultivadas com manejo sustentável - e algodão orgânico", detalha o empresário. Para o tingimento das peças, é utilizado corante vegetal, extraído de cascas, galhos, frutos ou raízes oriundos de árvores ou arbustos como pau-brasil, acácia, pau campeche, urucum, entre outros.

Iniciado em 2007, quando foi aprovado no Edital Senai de Inovação, o projeto Malha Eco Chic tinha o propósito de desenvolver peças de roupas em malharia retilínea de modo sustentável e com estética contemporânea, além de buscar novas oportunidades de negócio para a indústria da moda.

"A inovação está na montagem da cadeia produtiva de modo sustentável", observa Annelise Vaine Castelli, consultora de moda do Senai e coordenadora do projeto. Segundo ela, a concorrência com os produtos chineses motivou o desenvolvimento do projeto. "A ideia é fugir da concorrência chinesa por preço e explorar um valor intangível, como a sustentabilidade", diz Annelise.

Gestão pelo Triplo Resultado - A gestão pelo Triplo Resultado, uma forma de gestão que avalia não apenas os resultados financeiros, mas também sociais e ambientais de cada decisão de negócios, será apresentada pela Masisa, de Ponta Grossa, fabricante de painéis para a indústria moveleira e arquitetura de interiores.

“É uma nova maneira de fazer negócios. Na Masisa, estamos certos de que uma gestão baseada nesses critérios nos permite ser mais competitivos e obter a preferência de nossos clientes, agregando valor à empresa”, afirma Jorge Hillmann, diretor geral da Masisa Brasil.

A conferência - A abertura da Conferência BAWB será terça-feira (31), com a palestra do professor do Departamento de Operações da FGV-EAESP, Moysés Simantob, que falará sobre como criar valor sustentável para os negócios. As atividades continuam durante todo o dia seguinte. O evento contece no Village Praça de Eventos (Rod. 165, Cambé).

As inscrições podem ser feitas no site http://www.bawb.org.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário