----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Nova edição traz encarte especial sobre setor de minérios

Mineração e a busca da sustentabilidade

Setor que está presente no cotidiano de todos está em busca da redução de impacto ambiental

Em cada produto ou material comercializado no Brasil, há uma porcentagem dos produtos provenientes da extração de minerais no país. Desde o material que faz parte das paredes das casas, até as tintas que colorem roupas e dão vida as letras dessa revista, os papéis e móveis, passando pelas embalagens e até alimentos. Todos esses produtos contêm minerais em sua composição ou são gerados a partir de minérios, evidenciando a importância da mineração na vida do planeta. Cerca de 80% do que se utiliza nos dias de hoje tem a presença de minerais e isso faz com que o setor seja responsável por uma grande movimentação econômica. Só no Brasil, um terço do PIB vem da mineração, incluindo a questão de comercialização e empregos relacionados à área.

O Brasil, por sua grande extensão territorial, tem um grande potencial na área de mineração. Estados como Minas Gerais, Pará e Bahia são depósitos desses materiais e sustentam as necessidades do Brasil e do exterior na questão de extração de minerais. No Brasil, as grandes quantidades de minérios disponíveis para extração fazem do país um pólo na produção e grande fornecedor de minerais para a indústria mundial.

O Paraná é um estado potencial dentro do setor de mineração. Hoje, de acordo com dados da Mineropar, o estado é o segundo maior produtor de cimento do país, com a maior planta individual do Brasil na área cimenteira. A produção do Paraná hoje tem como destaques a produção do calcário agrícola, da cal, areias, britas, água mineral, argilas para a indústria cerâmica, minerais não metálicos, cimento, ouro, diamantes, pedras semi-preciosas, xisto e carvão. De acordo com Eduardo Salamuni, diretor presidente da Mineropar, “a produção mineral do Paraná atende toda a necessidade do estado, principalmente nas atividades que necessitam de produtos minerais na sua produção. É o caso da produção agrícola. Hoje, a produção de calcário agrícola do Paraná é toda consumida dentro do estado. Isso garante, inclusive, a competitividade de preços dos produtos agrícolas diante a produção de outros estados.”

** A nova edição da Revista GERAÇÃO SUSTENTÁVEL será distribuida na Feira Expominerais entre os dias 25 e 28 de agosto... Faça um visita e apanhe seu exemplar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário