----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Entretenimento: Construtor Verde - jogo on-line

A Even, uma das maiores construtoras e incorporadoras do Brasil e a maior do Estado de São Paulo, está lançando o jogo on-line Construtor Verde. Pioneira na área, a iniciativa une entretenimento a educação e visa disseminar as práticas de responsabilidade socioambiental que a companhia adota em todos os seus empreendimentos.

A empresa, que atua em Minas Gerais desde 2007, é a única companhia do setor de construção e incorporação que integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros).

O objetivo do jogo é construir um bairro ecologicamente sustentável, a partir da instalação de prédios com características de preservação do meio ambiente. A escolha dos materiais e o posicionamento dos cômodos, por exemplo, são fatores que podem promover o jogador entre os 20 níveis de dificuldade e fazer com que ele acumule "experiência verde". Após a conclusão de um prédio, ele pode ser comercializado virtualmente e o valor se converte em créditos para a construção de novos empreendimentos.

Ao atingir determinadas quantidades de pontos, o jogador pode receber ainda alguns bônus para aplicar em suas próximas construções. Alguns dos "prêmios virtuais" são iniciativas já adotadas nas obras da Even, como o "Projeto Toalha", em que os trabalhadores recebem todos os dias uma toalha limpa, com o propósito de oferecer conforto para o banho diário do colaborador, além de ser uma opção mais higiênica e saudável. Outros exemplos de "prêmios virtuais" são bibliotecas, escolas e outras instalações que fazem parte da vida de um bairro real.

Destinado a jovens (a partir dos 11 anos) e adultos, o jogo pode ser acessado gratuitamente pelo site www.construtorverde.com.br. "O caráter do jogo é educativo, nossa intenção com essa ferramenta é promover conceitos que estão na essência da Even e não seus produtos em si", afirma Valéria Fernandes, diretora de Recursos Humanos da Even. Segundo ela, além da proposta de entretenimento, a empresa quer transmitir sua experiência no assunto. "A ideia é difundir as práticas sustentáveis para que as pessoas possam ser mais conscientes com aspectos de preservação ambiental ao comprar um novo apartamento", finaliza.

A cada novo edifício constituído no Construtor Verde o sistema explica se as escolhas do jogador foram responsáveis e economicamente viáveis. Há ainda um ranking virtual que faz do jogo uma divertida competição entre os internautas. A colocação depende do nível atingido e da "experiência verde" adquirida durante a construção do bairro.

Um comentário: