----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Vídeo sobre uso consciente da água

EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO MEIO AMBIENTE, MEXICHEM BRASIL LANÇA HOTSITE NA INTERNET COM VÍDEO SOBRE USO CONSCIENTE DA ÁGUA

Com o intuito de ampliar o alcance da sensibilização para o tema da água, a Mexichem Brasil, detentora da marca Amanco, lança hotsite na Internet, em comemoração ao Dia Mundial do Ambiente (5 de junho), o vídeo Hydros IV – Cotidiano, inspirado no livro de mesmo nome, idealizado pela empresa e produzido pela Satori Editorial. O vídeo, de três minutos de duração, é um convite à reflexão acerca da relação íntima, embora inconsciente, do ser humano com a água. Sua divulgação e compartilhamento por meio das mídias sociais permitirão um alcance ainda maior deste propósito.

Já disponível no hotsite http://www.mexichem.com.br/hydros/, o vídeo será lançado no dia 6 de junho no YouTube e no Twitter (Twitter.com/amancobrasil). A iniciativa integra a estratégia de inovação da Mexichem Brasil e de sua marca Amanco, proporcionando novas possibilidades de contato com importante material de consulta sobre os recursos hídricos.

O âmbito da ação vai extrapolar o universo virtual. Também a partir do dia 6 será lançada uma campanha interna que contemplará a exibição do vídeo em todas as nove unidades fabris da Mexichem Brasil. As equipes de vendas da marca Amanco também receberão os vídeos, gravados em pen drives, para compartilhar com seus clientes.



‘Primeira pessoa’

O vídeo apresenta em “primeira pessoa” imagens e mensagens que evidenciam o quanto consumimos de água diariamente, de acordo com a pegada hídrica, a qual considera a quantidade de água utilizada para a produção de alimentos, produtos e serviços, indo muito além do que bebemos ou usamos para tomar banho.

Segundo a gerente de Comunicação Corporativa da Mexichem Brasil e coordenadora editorial do livro, Yazmín Trejos, o cotidiano é retratado por meio da imagem em seus significados internos e externo, evidenciando uma relação que sempre existiu, mas que não conseguimos manter e entender. “As fotografias do Hydros devem gerar uma mudança de percepção do cotidiano diante da grande oportunidade que o ser humano tem hoje de transformar a realidade, tanto no âmbito pessoal como coletivo”, explica a coordenadora editorial.

Os internautas descobrirão, por exemplo, que cada pessoa consome por dia cerca de 5 mil litros de água, ou 1 milhão e 24 mil litros por ano, o equivalente a metade de uma piscina olímpica. Ou ainda, que ao beber uma simples xícara de café estamos gastando nada menos que 124 litros de água.

Segundo Marise Barroso, presidente da Mexichem Brasil, esta última edição da série Hydros mantém na agenda o pacto cotidiano da empresa com a água e o compromisso de continuar criando consciência sobre os desafios globais. “Com iniciativas como o Hydros, queremos fazer parte de uma mudança de paradigma na conduta humana, construindo uma nova maneira de conviver com a água, em um mundo onde a humanidade viva dentro dos limites de reposição da Terra. E a disseminação do Hydros pelas redes sociais permite que um número muito maior de pessoas possa refletir e discutir sobre a necessidade desta mudança de atitude”, afirma a executiva.


Exposição

O Hydros IV também segue seu calendário de exposições. Até 15 de junho, está em cartaz na unidade do Shopping Bourbon da Livraria Cultura. Com 17 registros fotográficos de artistas de toda a América Latina que integram o Hydros IV, a mostra faz parte da II Semana da Sustentabilidade, promovida no local pela livraria em parceria com o Instituto Baraeté. E entre 10 e 30 de junho é a vez do metrô Paraíso receber a exposição, que já passou pela estação Sé do Metrô, em março, pelo Conjunto Nacional, em abril, e pelo metrô Clínicas, em maio.

O Hydros IV foi lançado no mundo inteiro, em edição trilíngue (português, inglês e espanhol), em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março). O livro integra série fotográfica concebida como um canal de sensibilização capaz de impactar líderes nacionais, regionais e mundiais, gerar interesse aos formadores de opinião e envolver todos os colaboradores da empresa.



Tema-chave

“Condução e uso inteligente da água são temas chaves há anos na empresa. Com a nossa marca comercial Amanco, de tubos e conexões, buscamos soluções inovadoras para oferecer à sociedade produtos que propiciem economia de água”, afirma Marise Barroso.

As ações ecoeficientes renderam à marca Amanco economias, de 2002 a 2010, equivalentes a US$ 60 milhões. Em 2010, conseguimos usar mais quantidade de materiais gerados por matéria-prima reciclada. Foram 16 mil toneladas de reciclagem interna. Em 2010, a empresa teve um aumento de 21% na economia de energia e reduziu o consumo de água em 19%, mesmo com o aumento do volume total de produção. A Mexichem Brasil também logrou maior quantidade utilizada de materiais gerados por matéria-prima reciclada - foram 16 mil toneladas de reciclagem interna no ano passado na produção de produtos da marca Amanco.

Entre melhorias e práticas de reaproveitamento de água implementadas mais recentemente nas fábricas da Mexichem Brasil, destaque para a unidade de Sumaré, que projetou um sistema de reaproveitamento da purga das torres de resfriamento de água do processo produtivo. Anteriormente a implementação deste sistema, a água da purga era conduzida diretamente a Estação de Tratamento de Efluentes, sem reaproveitamento. Atualmente, esta água é armazenada em reservatórios e reutilizada na descarga de vasos sanitários, gerando uma economia média de 300 m³ de água potável por mês.

Outra importante iniciativa, também na unidade de Sumaré, foi a implementação de um sistema de reutilização dos efluentes tratados provenientes da ETE (Estação de Tratamento de Efluentes). Anteriormente à implementação deste sistema, os efluentes eram descartados na rede coletora pública, sem reaproveitamento, mas sempre atendendo aos padrões de lançamento exigidos pela legislação. Atualmente, parte desta água de reúso é armazenada em um tanque impermeabilizado com geomenbranas, e reutilizada na irrigação de cultivares diversos – do laboratório de campo – do departamento de irrigação da unidade fabril.


Exposição Hydros IV - Cotidiano
Local: Metrô Paraíso
Data e horário: 10 a 30 de junho, no horário de funcionamento do metrô
Local: Livraria Cultura – Shopping Bourbon - Rua Turiassú, 2100 – Pompeia
Data e horário: 30 de maio a 15 de junho - segunda a sábado das 10h às 22h, domingo, das 14h às 20h


II Semana da Sustentabilidade
Local: Livraria Cultura – Shopping Bourbon
Telefone: (11) 3868-5100
Data: 30 de maio a 5 de junho

Atrações: O evento, que integra a I Virada Sustentável da cidade de São Paulo (4 e 5 de junho), abordará temas que envolvem o espaço urbano e a aplicação da sustentabilidade em diversos setores da vida cotidiana. A Semana contará com palestras e mesas-redondas com profissionais gabaritados, além de oficinas de brinquedo e de moda.

Realização: Livraria Cultura e Instituto Baraeté

Nenhum comentário:

Postar um comentário