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domingo, 5 de junho de 2011

Gestão do meio ambiente auxilia empresas a reduzir desperdícios

Mais do que cumprir a legislação e evitar multas, cuidar dos recursos naturais é sinônimo de garantir a própria sustentabilidade das organizações

A legislação brasileira está cada vez mais rígida ao exigir das empresas a preservação dos recursos naturais e a redução dos danos ambientais. As multas pelo não cumprimento dos requisitos da Legislação Ambiental são crescentes. Mas o que poucos gestores já perceberam é que as ações de preservação podem até mesmo representar aumento da lucratividade das empresas. O alerta é de Luciane Flores Queiroz, diretora da Ação Consultoria Ambiental, empresa especializada em gestão do meio ambiente.

Segundo a consultora, o aumento da lucratividade vem especialmente da redução dos custos operacionais, evitando o desperdício no processo produtivo. “Quando uma empresa reduz desperdício, também está cuidando da natureza”, diz. A consultora afirma que a melhora da qualidade ambiental das atividades, produtos e serviços de qualquer organização pública ou privada é fundamental para a sustentabilidade das empresas. “Quando uma empresa desenvolve ações de preservação da natureza ou de redução dos danos ambientais que ela provocava, está não apenas cumprindo as obrigações legais, mas garantindo o seu próprio futuro”, argumenta Luciane.

A Ação Consultoria tem atuação em frigoríficos, empresas de transportes, alimentícias, automobilísticas, indústrias de fertilizantes, madeireiras, hospitais e outras. Entre os trabalhos desenvolvidos, estão o monitoramento de estações de tratamento de efluentes, gerenciamento de resíduos, elaboração de procedimentos para obtenção de licenças ambientais e desenvolvimento de Sistemas de Gestão Ambiental.

Luciane Flores Queiroz ressalta ainda que a sociedade está cada vez mais exigente e crítica em relação à responsabilidade ambiental das empresas. “Os consumidores cobram ações responsáveis das empresas e essa exigência vai ser cada vez maior. Organizações que poluem o ambiente – seja com seu produtos, seus processos produtivos ou mesmo com a falta de ações preventivas – mancham sua imagem junto à população”, conclui a consultora.

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