----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Entrevista com Beatriz Oliveira, gerente de meio ambiente da Ambev

Gestão ecoeficiente para uma trajetória sustentável

Gerente corporativa de meio ambiente da Ambev, Beatriz Oliveira, destaca os diferenciais da organização na gestão responsável

Na Ambev a sustentabilidade corporativa é mensurada com indicadores claros de ecoeficiência e de um forte conceito formado de “gente e sonhos”. A redução no consumo da água, redução de efluentes e gestão de resíduos são alguns dos exemplos dessa organização que tem na gestão socioambiental e, no fortalecimento da relação com seus colaboradores, a construção de uma trajetória sustentável.

Entre 2002 e 2010, a Ambev reduziu em 27,2% o índice geral de utilização de água para produção. O volume economizado seria suficiente para abastecer, por um mês, uma cidade de 450 mil habitantes, como Uberlândia (MG). Esse conceito fica fortalecido na visão de negócio que é ser a melhor empresa de bebidas do mundo em um mundo melhor.

Sobre os projetos e estratégias sustentáveis da organização, ela falou com exclusividade para a Revista GERAÇÃO SUSTENTÁVEL.


1) Em sua opinião como gestor desta corporação, de forma geral, as empresas estão no caminho da sustentabilidade?
Nós acreditamos que uma empresa não se torna sustentável de um dia para o outro, que é preciso muita dedicação, estudo, capacitação e propostas claras que promovam a sustentabilidade, assim, por exemplo, como na Ambev, nosso trabalho é de longo prazo. Até 2012, temos um compromisso assumido com a sociedade, de reduzir para 3,5 litros o consumo de água utilizado na produção de 1 litro de bebida e em 10% a emissão de CO2, além de reaproveitar 99% dos resíduos gerados nas fábricas. Uma empresa sustentável não se faz sozinha, é preciso contar com o apoio dos colaboradores, ter metas e objetivos claros e buscar alternativas para alcançá-las. E é assim que fazemos. A Ambev é referência de melhores práticas ambientais em reconhecimento ao nosso Sistema de Gestão Ambiental (SGA), em atividade, há 18 anos, ou seja: não começamos agora, há muito tempo acreditamos nesse sonho que vamos construindo com ajuda de todos. Cada uma das nossas unidades fabris tem metas claras de ecoeficiência: reduzir o consumo de água, gastar menos energia, diminuir a emissão de poluentes, aumentar o índice de reciclagem dos resíduos e, não menos importante, garantir o tratamento da água utilizada para a devolução na natureza. São metas grandes, mas acreditamos que podemos e vamos alcançá-las.


2) Como vem sendo disseminado o tema sustentabilidade junto aos colaboradores da Ambev?
Nós temos um conceito muito forte de que a Ambev é formada por Gente e Sonhos. Nossa visão é sermos a melhor empresa de bebidas do mundo em um mundo melhor. Nossos colaboradores são nosso ativo mais valioso para chegarmos lá e é por meio disso que realizamos e construímos o que sonhamos, todos os dias, vamos construindo uma trajetória sustentável. Nós acreditamos que podemos ser uma empresa ainda maior e melhor, mas sabemos que futuro depende das ações que executamos hoje, por isso, baseamos nosso modelo de gestão no tripé da sustentabilidade – valores econômicos, sociais e ambientais.

O tema sustentabilidade está presente no nosso DNA, além da conscientização, ações, projetos e campanhas ambientais, internas e externas, nós incentivamos, cada vez mais, a capacitação dos nossos colaboradores para promovermos cada vez mais a sustentabilidade.

Temos, por exemplo, a maior plataforma de virtual desktop do Brasil, sistema utilizado por 17 mil funcionários que possibilita acesso remoto, compartilhamento de dados, segurança de informação e economia de energia (gasta, em média, apenas 10% da energia consumida por um PC), além de produzir menos lixo eletrônico. Entre 2002 e 2010, a Companhia evitou o descarte de 15 mil máquinas.

A Ambev realizou em 2010 a segunda edição do “Energy Saving Day”, campanha realizada em várias fábricas com controles direcionados para identificar e eliminar desperdícios de energia.

Este ano, para continuar a estimular e conscientizar nossos colaboradores quanto à importância de reduzir os índices de consumo de água, a companhia lança, pelo terceiro ano, um concurso interno no qual todas as fábricas, maltarias, Centros de Distribuição e Centros de Excelência podem ser inscrever. A disputa será entre as melhores práticas de redução de água e campanhas de mobilização para o consumo responsável.


3) Uma das fases mais críticas na gestão ambiental é o tratamento de resíduos e efluentes. Como funciona esse gerenciamento na sua empresa?
Acreditamos que a sustentabilidade do nosso negócio está intimamente ligada à do meio ambiente. Dedicamo-nos à manutenção dos recursos naturais, reciclamos subprodutos e resíduos e reduzimos as emissões de carbono, entre outros. Mais do que investir na conservação do planeta, promovemos uma série de ações voltadas à conscientização da sociedade. Ao todo, a Ambev possui 37 Estações de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEIs) instaladas nas unidades do Brasil e de HILA-ex que cuidam de 100% dos efluentes industriais gerados pela Companhia. Eles têm capacidade para tratar até 240 mil m³ por dia, índice suficiente para abastecer uma população de 5,6 milhões de habitantes.


4) A Ambev também desenvolve alguns projetos sociais junto a comunidade, quais são eles?
Da mesma forma que motivamos nossos colaboradores a fazer sempre o melhor, apostamos no potencial de disseminação da Cultura da Ambev na sociedade. O Projeto Reciclagem Solidária, realizado pela Companhia em parceria com a ONG Ecomarapendi, visa incentivar o desenvolvimento sustentável de associações e cooperativas de catadores de recicláveis, por meio do incentivo ao aumento de renda das cooperativas atendidas pelo programa e da qualidade de vida de seus profissionais.

Patrocinamos um dos maiores centros de Reciclagem da América Latina e reaproveitamos mais de 98,2% dos resíduos industriais na forma de subprodutos. Continuamos desenvolvendo alternativas de agregar valor aos nossos resíduos como estratégia de conciliar benefícios ambientais (com a redução de resíduos descartados) e econômicos (com a venda de subprodutos).

O programa inicialmente capacita catadores de recicláveis, oferecendo suporte ferramental às cooperativas e associações que recebem da Ambev prensas enfardadeiras, balanças e equipamentos de segurança. Além disso, ajuda a aumentar o volume de materiais recicláveis coletados, minimizando os problemas ambientais provenientes do impacto do lixo sobre o meio ambiente.

Principais resultados em 2010:
• Mais de 20 cooperativas beneficiadas;
• 395 pessoas beneficiadas diretamente;
• Aproximadamente 500 mil pessoas beneficiadas
indiretamente;
• Cerca de 100 mil kg de embalagens PET recicladas e 345 mil kg de plásticos em geral;
• Quase 260 mil kg de papel e mais de 4 mil kg de latas de alumínio reciclados;
• Mais de 2.500 toneladas de materiais recicláveis foram coletados;
• Total de vidros reciclados no período: 1200 kg.



5) Quais foram os principais resultados atingidos com os projetos ambientais e sociais?
Entre 2002 e 2010, a Ambev reduziu em 27,2% o índice geral de utilização de água para produção. O volume economizado seria suficiente para abastecer, por um mês, uma cidade de 450 mil habitantes, como Uberlândia (MG). As unidades de Curitiba (PR), de Goiânia (GO), de Minas Gerais e de Camaçari (BA), por exemplo, consomem 3,3 litros. Já a de Brasília, 3,2 litros. As fábricas que produzem exclusivamente refrigerantes têm índices expressivamente baixos. A unidade de Sapucaia (RS), e a de Jundiaí (SP), por exemplo, consomem apenas 1,56 litro para cada litro de refrigerante produzido.

Também hoje, 27% da nossa matriz energética é composta de combustíveis provenientes de fontes renováveis. O uso de biomassa, biogás e gás natural, em substituição ao óleo combustível, reduziu, em cinco anos, 35% a emissão de CO2 na atmosfera - o que equivale ao plantio de 1,6 milhão de árvores.

Graças a essas práticas, a Ambev foi a primeira indústria de bebidas apta a negociar crédito
de carbono com certificação da ONU, alinhada ao Protocolo de Kyoto, com a prática da Filial
Viamão (RS). Atualmente, 14 das 33 fábricas da Companhia no Brasil já reaproveitam 99% dos seus subprodutos.

Na área de resíduos, atualmente, a Companhia reaproveita 98,2% dos resíduos industriais e 55% da matéria-prima da fábrica de vidros no Rio de Janeiro é composta por cacos reciclados das unidades produtivas da Ambev e de cooperativas de catadores.


6) Quais são os principais indicadores que mensuram o desenvolvimento sustentável em sua empresa?
A Ambev procura desenvolver suas atividades econômicas de maneira ecoeficiente. Ao mesmo tempo em que busca uma maior competitividade na produção de bebidas, utiliza tecnologias, matérias-primas e processos que visam a minimizar o impacto ambiental. Para tanto, estabelece indicadores que são sistematicamente monitorados. Somos referência no uso racional de água.


7) O bem água é estratégico para o negócio da Ambev, quais são os projetos que a empresa desenvolve para manter a qualidade desse bem?
Nós temos um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) consolidado há 19 anos, e tem como prioridade o cuidado com o meio ambiente. Alinhados com essa atuação, lançamos em 2010 o “Movimento Cyan – Quem vê água enxerga seu valor” com o objetivo de, no primeiro ano, alertar a sociedade para a importância discutir o tema do consumo racional de água, além de estimular esse consumo e ajudar na conscientização das pessoas quanto à relevância desse tema. Após, em março de 2011, no Dia Mundial da Água, nós lançamos o Banco Cyan, um dos mais impactantes desdobramentos do Movimento Cyan. Em uma parceria inédita com a Sabesp, as pessoas estão tendo acesso à média de consumo de água de seu imóvel. E à medida que diminuem (ou até mesmo mantiverem) o consumo, ganham pontos que podem ser usados como desconto em sites de compras na internet. Inicialmente, o Banco Cyan ficou disponível para 6,2 milhões de imóveis registrados pela Sabesp, ou seja, 23,6 milhões de pessoas, de 364 municípios de São Paulo. No mês de maio, a iniciativa se expandiu e chegou aos moradores e comerciantes de Uberaba (MG) e os mais de 120 mil imóveis da cidade mineira, atendidos pela Codau (Centro de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba) poderão ser cadastrados no Banco Cyan e, conforme reduzirem a quantidade de água consumida, acumularão pontos também. Para se ter uma ideia, de março a maio de 2011, o Banco Cyan promoveu a economia de 6,8 milhões de litros de água em São Paulo.


8) Que mensagem final gostaria de deixar aos leitores da revista Geração Sustentável?
Mais do que investir na conservação do planeta é preciso promover ações voltadas à conscientização da sociedade para que, juntos, possamos promover ainda mais a sustentabilidade.

**Entrevista divulgada originalmente na edição 23 da revista Geração Sustentável







A revista Geração Sustentável faz uma promoção especial para você leitor que busca novos conhecimentos sobre o tema sustentabilidade corporativa.

Fazendo uma assinatura anual (R$ 59,90) da revista você ganha o livro “ECO SUSTENTABILIDADE: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável” do consultor Evandro Razzoto.

Aproveite essa oportunidade e faça agora mesmo a sua assinatura!

*Promoção por tempo limitado
Acesse aqui

Um comentário:

  1. Essa gestão responsável da Ambev é uma balela pois a unidade de tratamento de Efluentes do Maranhão só polui

    ResponderExcluir