Iniciativa será adotada por unidades da Anheuser-Busch InBev em todo o mundo em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente
A Ambev lança hoje campanha em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A iniciativa, que acontece desde a criação da companhia, tem como objetivo estimular que os funcionários desenvolvam práticas inovadoras de gestão ambiental durante o mês de junho. Pelo terceiro ano, além das cervejarias, centros de distribuição e centros de excelência da Ambev no Brasil e na América Latina, as unidades da Anheuser-Busch InBev da Europa, Ásia e América do Norte também serão mobilizadas. Os melhores projetos de cada continente competirão entre si.
Neste ano, o tema principal da campanha será Conservação de Água e Proteção de Bacias Hidrográficas. Os funcionários serão desafiados a desenvolver projetos relacionados à preservação e economia de água, sendo que as melhores práticas podem ser em diversas frentes (água, energia, subprodutos, emissões GHG, entre outras). "O objetivo é instalar a mentalidade tolerância zero para desperdício de água e energia em todos os funcionários para que sejam, junto com a comunidade de cada local, agentes ativos para o desenvolvimento sustentável", diz Beatriz Oliveira, gerente corporativa de Meio Ambiente da Ambev.
Em 2010, foram 567 projetos voluntários de Meio Ambiente em 21 países. Para 2011, a expectativa é que esses números sejam ainda maiores. "Nosso sonho é ser a melhor empresa de bebidas em um mundo melhor. E a campanha é uma forma de inspirar nossa gente em transformar esse sonho em realidade", acrescenta Beatriz.
O projeto vencedor da campanha global ganhará uma viagem para Buenos Aires, com direito a acompanhante, incluindo entradas para o evento "2011 Stella Artois World Draught Master Global Finals", que acontece em outubro. O julgamento das atividades é feito por um time diversificado de representantes de diversas áreas da companhia e, neste ano, um representante do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP) fará parte do júri.
A Ambev e o Meio ambiente
Meio ambiente é uma das prioridades da Ambev e melhorar o índice de ecoeficiência nas etapas de produção faz parte do dia-a-dia da companhia. Para isso, até 2012, a Ambev tem como meta - um compromisso assumido com a sociedade - reduzir o consumo de água em 11%, a emissão de CO2 em 10% e também reaproveitar quase a totalidade (99%) dos resíduos da produção. Esses são objetivos globais, traçados pela Anheuser-Busch InBev.
Em 2010, 14 fábricas já atingiram a meta de reaproveitamento de subprodutos e a receita gerada aumentou 40% nos últimos cinco anos, atingindo R$ 80,8 milhões no ano passado.
Também em 2010, a Ambev ampliou fábricas e todas já incorporaram as boas práticas de consumo de água do programa de gestão ambiental da companhia. Para isso, foram investidos R$ 5,6 milhões e, em 2011, o plano é investir R$ 6 milhões para que a empresa garanta ainda mais o crescimento sustentável de sua capacidade produtiva. Em todo mês de março, a Ambev realiza o 'Mês da Economia de Água' para reforçar ainda mais a preocupação com o uso racional do recurso. Todos os funcionários participam e o objetivo é identificar práticas de redução do consumo que sirvam de exemplo para toda a companhia.
Os índices de redução de CO2 também são animadores. Em 2010, a redução foi de 6,4% em relação a 2009, o que significa que, já no primeiro ano, 64% do desafio estabelecido para 2012 foi alcançado.
O monitoramento e a atualização das metas de ecoeficiência da empresa são processos realizados pelo Sistema de Gestão Ambiental, existente há 19 na companhia. Todas as unidades têm metas para reduzir a captação e a quantidade de água usada para produzir suas bebidas, diminuir o consumo de energia e a emissão de poluentes e aumentar o índice de reciclagem dos resíduos.
Sobre a Ambev
Ser a "Melhor Empresa de Bebidas do Mundo em um Mundo Melhor". Esta é a missão da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no Brasil, com operações em 14 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela).
Dona de um portfólio de "estrelas" como Antarctica, Brahma, Bohemia, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi e Sukita, além das inovações H2OH!, Fusion e Antarctica Citrus, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina.
Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Ambev tem em seus funcionários - 29 mil só no Brasil - sua maior fortaleza. Por isso, investe continuamente no desenvolvimento e sucesso de sua Gente, que é incentivada a se sentir dona da companhia e pensar grande.
Pioneira, a companhia desenvolve o Programa Ambev de Consumo Responsável há sete anos, fazendo campanhas de conscientização sobre o uso indevido do álcool, norteadas pelas premissas da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Sua reconhecida excelência em gestão gera retorno aos seus acionistas e garante atuação sustentável. No ano 2010, atingiu volume de vendas de 165,14 milhões de hectolitros de bebidas e receita líquida de R$ 25 bilhões, um crescimento de 13,2% em relação ao ano de 2009. Referência em práticas ambientais, a Ambev lançou em 2010 o Movimento CYAN - Quem vê água enxerga seu valor, uma ampla iniciativa de mobilização e conscientização da sociedade para o uso racional desse recurso natural. Já em 2011, o Movimento lançou uma ação que interfere diretamente na redução do consumo de água nas residências, é o Banco CYAN, um sistema de descontos em compras online para quem economizar água.
Fonte: Lide Multimídia
Nenhum comentário:
Postar um comentário