----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Talentos Voluntários - Artigo Edição 33

Engajando e cultivando talentos


Olá! Na edição passada, busquei enfatizar as oportunidades de aprendizagem e o desenvolvimento de novas habilidades e competências, tanto para pessoas quanto organizações envolvidas em iniciativas voluntárias, adquiridas por meio da capacitação para as ações ou pela própria experiência de participar de algo que valoriza aquilo que temos de melhor para oferecer ao outro.

Algumas pessoas me procuraram após ler o último artigo, questionando sobre o que era necessário para que as pessoas participassem de maneira mais efetiva dos projetos de voluntariado nas organizações. Eu mesmo já havia me perguntado isso outras vezes e, particularmente, tinha algumas ideias a esse respeito, porém, decidi conversar com quem vivencia essa realidade diariamente, a fim de obter algumas respostas, ou novas perspectivas.

A grande maioria dos voluntários com quem conversei apontaram a importância de se “acreditar na causa” para poder se envolver plenamente numa iniciativa. Além disso, uma pesquisa realizada pela Nossa Causa - Agência de Transformação Social, coordenada por Amanda Riesemberg Ferreira, revelou que 58% dos participantes têm interesse em se voluntariar “ensinando o que sabem”, mas não se trata de transferir apenas conhecimento, os voluntários desejam compartilhar valores.

Em meus diálogos, fiz três descobertas interessantes sobre o envolvimento dos colaboradores de empresas em iniciativas voluntárias. A primeira é a de que o projeto ou a proposta precisa estar alinhado, de alguma forma, à Proposta de Valor da organização, ao seu propósito real, a fim de que não pareça mero marketing de oportunismo”. A segunda diz respeito aos valores da causa na qual se pretende atuar e que precisam estar alinhados àqueles compartilhados pelos voluntários, o que gera o engajamento com a ação. Por fim, percebi que quando os voluntários têm a oportunidade de realizar ações que envolvam seus talentos e saberes passam a se sentir mais empoderados para agir e fazer a diferença.

Lições aprendidas por algumas organizações, como a Unimed Curitiba que vem se posicionando como uma organização não apenas da área de saúde, mas também com foco no cuidado com as pessoas, propósito expresso em seus valores e na escolha das suas causas e projetos, como a contação de histórias no Hospital Pequeno Príncipe, realizada no Dia Internacional do Voluntariado, comemorado sempre no dia 05 de Dezembro.

A ação envolve os colaboradores e seus talentos para criar e compartilhar histórias, inspirando e encorajando as crianças internadas, o que também é um exercício de cuidado com a saúde. Na edição de 2012, havia a oportunidade para vinte participantes e foi preciso fazer um sorteio, pois o número de interessados ultrapassou o limite permitido pelo próprio hospital, segundo Kátia Lessa, responsável pelo Núcleo de Responsabilidade Social.

Algumas empresas têm descoberto o potencial de gerar engajamento dos seus programas de voluntariado, de tal forma que passaram a ser vistos como um dos elementos-chaves no cultivo [retenção] de talentos, desafio recorrente nos dias atuais.

O voluntariado pode ser mais do que uma iniciativa de contribuição com a sociedade, tornando-se um reencontro entre os valores da organização e dos seus colaboradores, um novo alinhamento que permite redescobrir e valorizar os talentos das pessoas e a proposta de valor da empresa, sua verdadeira razão social, como diria Mario Sergio Cortella.

Escrevendo este artigo, aprendi o quanto as pessoas sentem o desejo de fazer parte de algo maior, de real valor! E essa é a oportunidade para que empresas tirem do quadro na parede os seus valores e os tornem as ações de que o mundo tanto precisa.

Nós temos o talento necessário. Basta agora criar as oportunidades de realizar!

Rafael Giuliano - Voluntário e pesquisador de novas interações de aprendizagem.







===================================

Veja os conteúdos dessa edição:

Matérias:
- Capa: Arquiteto Empreendedor
- Entrevista: Jeferson Navolar
- Espaço Arquitetura
- Construções Sustentáveis: Integração e Sustentabilidade desde a concepção do projeto
- Responsabilidade Social Corporativa: (CPCE Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) Implantação de projetos socioambientais requer planejamento
- Responsabilidade Ambiental: Cultivando Água Boa
- Desenvolvimento Local: Aliança Paraná Sustentável
- Desenvolvimento Social: CEF apoia empreendimentos habitacionais sustentáveis



Artigos:
- Artigo: Vamos de carro ou de metrô? (Jerônimo Mendes)
- Artigo: Arquitetura Sustentável: um processo (Ivan Dutra)

===================================

Seja assinante da Geração Sustentável

Com o valor de R$ 79,90 (parcela anual única) você receberá seis exemplares da revista Geração Sustentável e terá acesso ao melhor conteúdo sobre sustentabilidade corporativa.

Assine já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário