----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Instituto Mauá de Tecnologia desenvolve processo para produção de biodiesel 50% mais produtivo e ganha prêmio CRQ-IV

São Paulo, agosto de 2013 – A equipe do Laboratório de Micro-ondas desenvolveu, com a participação de Luana Cecília Mello Cantagesso, aluna de Engenharia Química e bolsista de Iniciação Científica do Instituto Mauá de Tecnologia, um processo inovador para produção de biodiesel. O processo inovador possui rendimento superior a 99% e velocidade de processamento 50% superior à do tradicional processo de transesterificação alcalina. O projeto foi reconhecido e premiado com o Prêmio CRQ-IV, do Conselho Regional de Química, que será entregue durante cerimônia promovida pelo Conselho, em 13 de setembro.

“Devido a suas vantagens de fabricação com matérias primas renováveis e menor índice de poluição, o biodiesel suscitou um movimento mundial para sua utilização em substituição ou adição ao diesel de petróleo. Contudo, para que a produção do biodiesel seja autossustentável é necessário dispor de matéria prima barata e de processo químico de fabricação eficiente”, explica o professor Luiz Alberto Jermolovicius, responsável pelo projeto.

A intenção, agora, é motivar as empresas a se interessarem pelo projeto e, em parceria com o Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia, promover a exploração comercial desta nova tecnologia para produção de biodiesel. “A premiação do Conselho Regional de Química, sem dúvida, é um reconhecimento e atrelada a ela está a certeza de que o trabalho de todos os envolvidos é importante não só no meio acadêmico, mas para o mercado também”, encerra o professor.


Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia – IMT
O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT promove o ensino técnico-científico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Fundado em 1961, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia e é desenvolvido programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos. O Centro de Pesquisas, há mais de 40 anos, desenvolve tecnologia para atendimento de necessidades da indústria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário