----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Espaço Arquitetura - Edição 33

Pela sustentabilidade das cidades

O Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Paraná – Sindarq/PR tem como missão zelar pelos interesses coletivos e individuais dos seus profissionais arquitetos e urbanistas, buscando aprimorar profissionalmente a sua inclusão ativa na sociedade. Na gestão atual, o Sindarq/PR tem um forte compromisso com a sustentabilidade das cidades. A finalidade de uma construção sustentável não é apenas preservar o meio ambiente, mas também proteger seus ocupantes ou moradores da poluição dos grandes centros urbanos. Uma cidade ou edificação, para ser sustentável, precisa ser saudável. Neste ano, o Sindarq/PR assinou a Carta de Adesão ao Pacto Global da ONU e o Termo de Compromisso com o Programa Aliança Paraná Sustentável, objetivando o desenvolvimento justo, inclusivo, sustentável e da cultura da paz, com reconhecimento, parceria e suporte institucional do Programa de Cidades do Pacto Global. Além de sua participação política em várias esferas de atuação em defesa da sustentabilidade em todas as suas dimensões, o Sindarq/PR também tem o compromisso de organizar eventos e cursos na área, com o objetivo de qualificar e preparar os profissionais e estudantes para atuarem de forma consciente em busca de cidades mais saudáveis e acessíveis.


Concurso público

Base brasileira na Antártica

O projeto dos profissionais do Estúdio 41, de Curitiba, coordenado pelo arquiteto Fabio Henrique Faria foi o vencedor do Concurso Estação Antártica Comandante Ferraz, que selecionou o melhor projeto de arquitetura para as novas instalações da base brasileira na Antártica. O resultado foi anunciado em abril pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e pela Marinha.

Os vencedores ganharam, além do projeto contratado, um prêmio de R$ 100 mil. Segundo Faria, do Estúdio 41, este é o segundo prêmio conquistado via concurso pelos profissionais da empresa. O primeiro foi em 2011, para construção da sede da Fecomércio, cujo projeto executivo será finalizado até o fim deste semestre. “É sempre um desafio participar de concursos como esse. É também uma forma de conhecer programas diferentes e de trazer projetos diferenciados para a empresa, mas é preciso ter espírito competitivo e ter vontade de fazer um trabalho cada vez melhor”, diz Faria. 

Com o investimento de R$ 72 milhões, o projeto conta com uma área de 3,2 mil m². A proposta do Estúdio 41 considera a topografia da Península Keller e as necessidades de preservação das áreas de vida animal e vegetal do entorno para implantação dos edifícios. A Marinha pretende iniciar a operação da nova estação até março de 2015.


Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas
Foto: Marcio Valle


Com quase quatro décadas de existência, a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) tem como principal meta a promoção desse campo de atuação do Arquiteto e Urbanista, produzindo respostas aos desafios gerados por intervenções sobre a paisagem em suas mais diferentes escalas – desde locais até regionais – e em diversos ambientes – desde naturais até construídos. 

Nesse contexto, preceitos de sustentabilidade em suas principais vertentes – ambiental, social e econômica – são incorporados, de forma multi, inter e transdisciplinar, nas múltiplas manifestações da Arquitetura Paisagística. Com base na interpretação da paisagem como expressão visual de determinado ecossistema, torna-se evidente a importância da ótica ambiental, com o estabelecimento de medidas desde a conservação da natureza até a prevenção de impactos visuais e a recuperação de áreas degradadas na zona rural e no meio urbano. 

Por sua vez, o planejamento paisagístico também se apropria dos princípios de reciclagem, reutilização e redução de recursos. O tratamento de áreas livres e espaços abertos – públicos e privados – é usualmente voltado ao usufruto – individual ou coletivo – do homem, oferecendo, nessa vertente social, alternativas de formas e funções associadas à satisfação das pessoas e à qualidade de vida humana. Em qualquer das situações anteriores, o projeto paisagístico traz reflexos imediatos à vertente econômica, gerando significativa valorização de bens patrimoniais e de práticas sociais. 

Com base nessas assertivas, a ABAP, além das suas atribuições associativas peculiares, promove visitas técnicas, cursos de capacitação e eventos técnico-científicos de aperfeiçoamento, além de exposições, publicações e outras atividades voltadas tanto à atualização profissional, com constante interação entre arte e ciência, quanto à conscientização da sociedade, com permanente valorização da importância da sustentabilidade em paisagens naturais e urbanas.

Um expert verde para sua obra


Nas universidades, as grades curriculares dos cursos de graduação em Arquitetura não se aprofundam muito no tema das construções ecologicamente corretas e também não promovem relevantes informações sobre o que significa haver nos empreendimentos imobiliários uma certificação como o LEED, situação exigida hoje pelo próprio mercado consumidor, o qual exige mudanças na formação e preparação prática do profissional da área. 

Na busca por essa formação, tem sido comum recém-formados matricularem-se, logo após a graduação, em uma instituição que promova em seus cursos o conhecimento de experiências práticas de sustentabilidade na construção civil e que seja reconhecida pela sua expertise didática, inclusive por órgãos certificadores, como o Green Building Council - GBC. 

De olho nesse novo mercado consumidor das construções sustentáveis, que tem crescido em torno de 25% ao ano no Brasil, é cada vez mais comum encontrar profissionais brasileiros que já fizeram os exames de credenciamento LEED GA / AP, a prova do selo americano LEED, e tornaram-se especialistas gabaritados pelo USGBC, o qual desenvolveu técnicas e reparou necessidades das etapas do processo de certificação de construções sustentáveis. 

É também cada vez mais comum construtoras e escritórios de arquitetura brasileiros, e até mesmo estrangeiros, passarem a exigir de seu corpo técnico projetos já desenvolvidos e preparados para a certificação LEED, o que aumentou a demanda e a necessidade de haver profissionais preparados para essa nova realidade. Para tanto, exige-se que sejam diplomados ou, no mínimo, estejam cursando pós-graduação em Construção Sustentável, bem como saibam desenvolver projetos na área, inclusive adaptados à realidade brasileira. 

Tal critério exige um bom conhecimento prático dos materiais a serem utilizados, programas específicos de computador e de gestão de obras, além do conhecimento de procedimentos específicos sobre como adequar o empreendimento ao selo verde. Com isso, cursos específicos relacionados a essa demanda devem continuar a aumentar significativamente nos próximos anos. 
Maiores informações: www.inbec.com.br.


Funsau : uma conquista de todos os arquitetos e urbanistas com mais saúde e benefícios para a classe


Preocupado em organizar uma estrutura de proteções social e econômica para gerar segurança e tranquilidade para os arquitetos e urbanistas e para seus familiares, o IAB-PR procurou criar um fundo de assistência que atendesse as necessidades de saúde, moradia, proteção patrimonial e previdência dos seus associados. 

O melhor caminho para que os profissionais pudessem ter acesso a benefícios que garantissem qualidade de vida, assistência à saúde, segurança e estabilidade financeira seria um modelo que priorizasse benefícios negociados coletivamente, de forma acessível e com a melhor relação custo-benefício possível.

Depois de aprofundados estudos na área e em perfeita consonância com a proposta de modernidade objetivada pelo CAU, em 2011, o IAB-PR decidiu pela criação do FUNDO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DOS ARQUITETOS E URBANISTAS – FUNSAU. Trata-se de uma entidade gerenciada pelo próprio IAB, no modelo autogestionário e que permitiu a viabilização imediata da oferta de um grande número de benefícios com custos significativamente inferiores aos regularmente ofertados no mercado.

Graças à parceria desenvolvida com a C. S. ASSISTANCE – Cooperativa de Consumo e Benefícios Sociais e Econômicos, já se encontra disponível para todos os Profissionais e Empresas registrados no CAU o acesso a planos altamente qualificados nas áreas de Saúde com a UNIMED e a UNIODONTO, Previdência com a BRADESCO PREVIDÊNCIA e Consórcio Imobiliário com a EMBRACON, todas empresas líderes de mercado em seus segmentos. Além destes, foram propiciados uma série de outros benefícios voltados à manutenção de altos níveis de qualidade de vida e de segurança profissional. Todos os detalhes sobre o Fundo estão disponíveis no site www.funsau.com.br.

DEPOIMENTOS

“O Modelo Autogestionário permite grande redução de custos para nossos associados e um constante acompanhamento e direcionamento do sistema em prol do interesse da classe.” – Arq. Claudia C. T. Dudeque, Presidente do IAB-PR “Estamos muito animados com a parceria! Com o crescimento das reservas financeiras observado no FUNSAU já podemos vislumbrar brevemente a oferta de novos e mais abrangentes benefícios para os Arquitetos e Urbanistas de todo o país.” – Dr. Marcial Carlos Ribeiro Jr., Presidente da CS ASSISTANCE

“Sentimo-nos muito orgulhosos por termos sido escolhidos como parceiros pelo FUNSAU/CS ASSISTANCE. Além de opções que foram especialmente desenvolvidas para a Classe, é uma satisfação para a EMBRACON estar inserida em um processo gerador de qualidade de vida para os profissionais que também é gerador de novos negócios, visto que os clientes dos Arquitetos e Urbanistas também poderão ser clientes da EMBRACON” – Paulo Fagundes, Diretor Comercial/Região Sul.

“As atividades do FUNSAU complementam de forma perfeita os objetivos do NESC-CAU (Núcleo de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Cidadania do CAU/PR), agregando qualidade de vida e seguranças social e econômica às oportunidades de desenvolvimento do mercado de trabalho objetivadas pelo Núcleo” – Jeferson Dantas Navolar, Presidente do CAU/PR.


Por que ser sócio do IAB
Conheça a história e as principais conquistas dessa entidade centenária

Fundado em 1921, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), com sua estrutura federativa, é a entidade dos arquitetos e urbanistas com maior presença em nível nacional, sendo o indutor da maior parte das ações em prol da solidificação de manifestações - seja de profissionais ou dos governantes - a respeito de assuntos relacionados à profissão do arquiteto e urbanista e de seu papel na sociedade.

Em 1925, o IAB elaborou a primeira Tabela de Honorários para trabalhos de Arquitetura. Em 1936, o Instituto passou a publicar "Arquitetura e Urbanismo", a primeira revista brasileira a respeito dessa temática. Até a década de 1960, a Caixa Econômica Federal só possuía o cargo de Engenheiro e, graças à atuação do IAB, criou-se o cargo de Arquiteto na função pública.

Por iniciativa do IAB, os órgãos públicos brasileiros passaram a realizar concursos públicos de anteprojetos de arquitetura, culminando com o concurso que definiu a criação de Brasília, cidade que, por meio do Plano Urbanístico de Lúcio Costa e dos edifícios projetados por Niemeyer, devem imenso prestígio internacional à Arquitetura brasileira.

Os concursos públicos para projetos são importantes, tanto para os arquitetos e urbanistas quanto para as cidades e para as pessoas, visto que, no concurso, o valor do projeto já está estabelecido no edital, fortalecendo o pagamento correto dos honorários, valorizando o serviço prestado pelos arquitetos e urbanistas, além do que, no concurso é privilegiada a competência.

O IAB possui três linhas de ação para concursos: a primeira é a qualificação da metodologia deles; a segunda é a alteração da legislação em médio prazo, com revisão e colocação clara sobre a maneira de realizar concursos pelos gestores municipais; e a terceira é a divulgação dos concursos entre os arquitetos e, principalmente, para quem vai contratar o serviço.

Desde a sua fundação, o IAB realiza grandes eventos internacionais de arquitetura em nosso país: as Bienais Internacionais de Arquitetura e os Congressos Brasileiros de Arquitetura - CBA. Essa atuação colaborou para o reconhecimento do status internacional da Arquitetura Brasileira, sendo o IAB sócio-fundador da União Internacional de Arquitetos - UIA. Também extensa é a lista de ações de cidadania, representando os arquitetos e urbanistas. O IAB era nossa única entidade representativa nacional até o início da década de 1980, quando surgiram os Sindicatos de Arquitetos. As demais entidades, como a ABEA, a FNA e, mais recentemente a ASBEA e a ABAP, vieram lutar conjuntamente pela boa arquitetura e pelos arquitetos.

O IAB contribuiu, participando ativamente, na constituição do Ministério das Cidades, na implantação do Estatuto das Cidades, nas Conferências Nacionais de Cidades e de Cultura, na proposição da Lei da Assistência Técnica (Lei Federal nº 11.888/08), que permite aos profissionais atuarem junto à população de baixa renda, na produção de uma arquitetura pública e de qualidade.

Também em prol do aprimoramento da arquitetura e da maior representatividade social dos profissionais, a partir de 1958 o IAB reivindicou junto ao poder público o direito da regulamentação da profissão do Arquiteto e Urbanista e a criação do Conselho profissional próprio. A histórica defesa da arquitetura pública de qualidade deu a visibilidade necessária para que o Congresso Nacional e a Presidência da República reconhecessem esta luta. Esse fato resultou na assinatura pelo Presidente Lula, em 30/12/2010, da Lei nº 12.378, a Lei dos Arquitetos.

O Departamento do Paraná do IAB foi fundado no mesmo ano em que foi criado o curso de Arquitetura da
UFPR, em agosto de 1962. Desta forma, em 2012, o IAB/PR comemorou seu cinquentenário. Atualmente a entidade, que é presidida pela arquiteta Cláudia Cristina Taborda Dudeque, conta com mais de 1.500 sócios efetivos no Estado. O IAB/PR tem se especializado na realização de concursos públicos de projetos arquitetônicos. Os dois últimos organizados pelo Instituto foram os do Teatro de Londrina e o da nova sede do CREA/PR.


                                       Projeto vencedor do concurso público para nova sede do CREA/PR, organizado pelo IAB/PR

IAB/SC
O IAB/SC está engajado em fomentar o empreendedorismo e a formação do Arquiteto e Urbanista para atuar no mercado de trabalho de forma mais competitiva e estruturada. Ações como o FUNSAU, parcerias com cursos de pós-graduação e entidades fomentadoras como o SEBRAE, são essenciais para nos auxiliar nessa tarefa. Atualmente, estamos realizando um Workshop para início de carreira em todos os Núcleos do
IAB/SC, visando aproximar e preparar os recém-formados e formandos para o exercício de suas atividades profissionais no mercado de trabalho.

IAB/AM
No Estado do Amazonas, a cada semestre, cresce o número de arquitetos e urbanistas, resultado das graduações das suas cinco faculdades de arquitetura implantadas no Estado. Muitos profissionais amazonenses estão atuando nas iniciativas privada e pública, atuando como empregados nas mais diversas frentes e especialidades da arquitetura. Em órgãos públicos, seja municipal, estadual ou federal, é grande o número de arquitetos atuando na linha de frente como servidores públicos. Ainda é pouca a quantidade de profissionais da arquitetura que tomam a iniciativa de ser um Arquiteto Empreendedor, abrindo uma empresa e saindo da informalidade, tornando-se uma pessoa jurídica. Geralmente, a união se faz por meio de sociedades informais de arquitetos, no qual se estabelecem divisões e partilhas de receitas e despesas, mas sem o entendimento correto da formalidade de uma empresa, nos moldes e princípios do bom empreendedor.

O presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Amazonas - IAB/AM, arquiteto Claudemir Andrade, defende que todos os arquitetos e urbanistas devem caminhar rumo à formalidade, pois uma vez caracterizados como pessoas jurídicas, terão muito mais condições de competir no mercado de trabalho, seja participando de projetos maiores por meio de licitações, seja para ter uma linha de financiamento ou benefícios sociais, como a aposentadoria. "Com a globalização, o arquiteto deve se preparar cada vez mais para ser um bom competidor no mercado de trabalho. E somente sendo um profissional empreendedor é que ele terá condições significativas para competir com qualidade e profissionalismo com os grandes arquitetos do mercado", comenta.

IAB/CE
A formação do arquiteto e urbanista é uma das mais amplas do elenco das profissões existentes. A lei federal e a resolução 21/2012, do CAU/BR, que regulamentam as atribuições profissionais, relacionam 243 atividades da competência desses profissionais. O espectro de atuação vai desde o planejamento regional, passando pelo projeto e construção de cidades e edifícios, até o mobiliário para edificações. A atuação do arquiteto com visão empreendedora, combinando inovação, arte e técnica, abre enormes perspectivas para o desenvolvimento das forças produtivas. Promove a exploração racional e sustentável dos recursos naturais, a melhoria do rendimento das atividades humanas, do bem-estar e da saúde das populações. Para o presidente da IAB/ CE Odilo Almeida Filho, “A ação empreendedora permite ao arquiteto e urbanista agregar valor à produção arquitetônica, melhorando os resultados e ampliando a oferta de benefícios à sociedade”.

Capacitação direcionada

Referência no apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (SEBRAE/PR) é mais um parceiro importante do Núcleo de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Cidadania do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, o NESC-CAU/ PR. 

A parceria possibilita aos arquitetos e urbanistas o aprimoramento da capacidade empreendedora e da gestão empresarial, como forma de ganhos de competitividade, investimento e mercado. Para os arquitetos organizados como Pessoa Jurídica, o Sebrae aplicará metodologias de cursos e consultorias nas áreas do comportamento empreendedor, planejamento estratégico e gestão empresarial e outras que sejam necessárias ao desenvolvimento dos arquitetos e urbanistas dentro do projeto Arquiteto Empreendedor. 

O projeto visa à preparação do profissional de arquitetura e urbanismo em gestão de negócio, com visão estratégica e empreendedora, contribuindo, assim, para o seu próprio desenvolvimento empresarial, bem como do seu segmento e ambiente sustentável. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul, e somente no Paraná o Sebrae conta com seis regionais e dez escritórios.


Profissionais de arquitetura e urbanismo terão acesso a uma linha de crédito especial

Parceria com a Fomento Paraná vai permitir que profissionais possam aproveitar o crédito mais barato para atender projetos próprios e de empresas clientes 

Arquitetos e urbanistas associados ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) serão beneficiados por uma parceria firmada com a Fomento Paraná, por meio do projeto Arquiteto Empreendedor e do Núcleo de Empreendedorismo e Sustentabilidade do CAU/PR (NESC-CAU/PR). O objetivo é estimular a formalização dos profissionais e baratear o acesso a financiamentos.

A Fomento Paraná é uma instituição financeira controlada pelo Governo do Paraná e voltada ao desenvolvimento regional sustentável. A empresa apoia financeiramente iniciativas que gerem emprego e renda, por meio de um modelo de crédito orientado, que é desenvolvido em parceria com entidades diversas do setor público ou privado, e linhas de crédito com juros mais baixos que os de mercado, subsidiados pelo Estado.

De acordo com o diretor-presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, as linhas atendem desde o microempreendedor informal e individual até empresas de médio porte nos setores de indústria, comércio e serviços. “A parceria com os profissionais de arquitetura vai facilitar o acesso às linhas de crédito do Banco do Empreendedor, com taxas de juros diferenciadas. E atende tanto projetos pessoais dos profissionais quanto de clientes dos escritórios, em projetos para instalação de empresas ou reforma e ampliação”, explica Juraci Barbosa. “Máquinas, equipamentos, instalações e móveis de escritório podem ser financiados com juros a partir de 0,51% ao mês. E, em breve, vamos financiar também projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico, com recursos da FINEP”, afirma.

Ainda segundo o presidente da Fomento Paraná, a instituição tem uma atuação muito forte no financiamento aos municípios, para obras de infraestrutura, construção de equipamentos públicos e aquisição de máquinas. “Os profissionais de arquitetura são fundamentais para que as políticas públicas do Governo do Estado no financiamento aos municípios sejam mais efetivas e eficazes, porque são habilitados a analisar e desenvolver os projetos. Hoje, temos muitos recursos à disposição, tanto do setor público quanto do privado, mas faltam projetos”, diz ele.

===================================

Veja os conteúdos dessa edição:

Matérias:
- Capa: Arquiteto Empreendedor
- Entrevista: Jeferson Navolar
- Espaço Arquitetura
- Construções Sustentáveis: Integração e Sustentabilidade desde a concepção do projeto
- Responsabilidade Social Corporativa: (CPCE Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) Implantação de projetos socioambientais requer planejamento
- Responsabilidade Ambiental: Cultivando Água Boa
- Desenvolvimento Local: Aliança Paraná Sustentável
- Desenvolvimento Social: CEF apoia empreendimentos habitacionais sustentáveis

Artigos:
- Artigo: Vamos de carro ou de metrô? (Jerônimo Mendes)
- Artigo: Engajando e cultivando talentos (Rafael Giuliano)
- Artigo: Arquitetura Sustentável: um processo (Ivan Dutra)

===================================

Seja assinante da Geração Sustentável

Com o valor de R$ 79,90 (parcela anual única) você receberá seis exemplares da revista Geração Sustentável e terá acesso ao melhor conteúdo sobre sustentabilidade corporativa.

Assine já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário