----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Construções Sustentáveis - Edição 33


Integração e sustentabilidade desde a concepção do projeto

Fundado em Londrina, Grupo Plaenge é destaque em obras residenciais e industriais

Com mais de 40 anos de atuação nos segmentos de incorporação residencial, construção civil, projetos e montagens industriais, o Grupo Plaenge conta com um corpo técnico de cerca de 160 engenheiros e arquitetos. No segmento residencial mais de 60 mil pessoas habitam as mais de 220 torres entregues pela empresa em oito cidades brasileiras, entre elas Curitiba, Londrina, Campo Grande e Cuiabá e também no Chile. Na Divisão Industrial, são obras em 19 estados brasileiros e também na Venezuela.

Essa história de sucesso começou na década de 1970, com a construção de uma gráfica em Londrina. Com pouco mais de um ano de existência, a empresa assinou o contrato para execução de uma fábrica de Coca-Cola, o que veio a consolidar a Plaenge para execução de outras obras do gênero e também no mercado. Entre os diferenciais da construtora, há a preocupação com a responsabilidade socioambiental e a sinergia entre arquitetos e engenheiros e demais profissionais que atuam na empresa.

De acordo com a gerente regional de Londrina do Grupo Plaenge, Célia Catussi, essa integração e essas preocupações estão presentes desde a concepção do projeto. “O desenvolvimento de um layout, que vise o convívio entre as pessoas, o modo de viver e a distribuição dos ambientes, vem da arquitetura. Os engenheiros têm a técnica e os arquitetos dizem como fazer isso”, explica. Para que os clientes possam conferir esses diferenciais ainda em fase de obra, a empresa monta apartamentos decorados para todos os projetos.

Os empreendimentos são planejados desde o início com uma política ambiental sustentável. Aproveitamento de água da chuva, espaço específico para lixo reciclável, medição individual de água, gás e energia elétrica, além da preocupação com a entrada de luz do sol nos ambientes são alguns exemplos das ações aplicadas nas obras.
“Todos os funcionários, tanto os terceirizados como os colaboradores próprios, recebem treinamento não apenas para construir espaços com características sustentáveis, mas, principalmente, para que o processo construtivo esteja alinhado com esses princípios”, conta Célia.

Divisão Industrial • A empresa também atua no segmento industrial, por meio da marca Emisa Plaenge, que possui em seu portfólio obras de grandes empresas. Foi um desses projetos, o da construção de uma fábrica da Coca-Cola, inclusive, o responsável pela consolidação da Plaenge
no mercado logo quando foi criada, na década de 1970. No segmento industrial, a preocupação com sustentabilidade é ainda mais forte.

Nesse sentido, em 1980, a empresa foi a primeira construtora do Brasil a adotar a reutilização das águas servidas nos chuveiros e nas pias (após tratamento) para abastecer as bacias sanitárias nos vestiários das plantas industriais.
A Plaenge também construiu a primeira "Fábrica Verde", com certificação LEED (do inglês Liderança em Energia e Design Ambiental), emitida pelo GBC Brasil - Green BuildingCouncil.

===================================

Veja os conteúdos dessa edição:

Matérias:
- Capa: Arquiteto Empreendedor
- Entrevista: Jeferson Navolar
- Espaço Arquitetura
- Responsabilidade Social Corporativa: (CPCE Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) Implantação de projetos socioambientais requer planejamento
- Responsabilidade Ambiental: Cultivando Água Boa
- Desenvolvimento Local: Aliança Paraná Sustentável
- Desenvolvimento Social: CEF apoia empreendimentos habitacionais sustentáveis



Artigos:
- Artigo: Vamos de carro ou de metrô? (Jerônimo Mendes)
- Artigo: Engajando e cultivando talentos (Rafael Giuliano)
- Artigo: Arquitetura Sustentável: um processo (Ivan Dutra)

===================================

Seja assinante da Geração Sustentável

Com o valor de R$ 79,90 (parcela anual única) você receberá seis exemplares da revista Geração Sustentável e terá acesso ao melhor conteúdo sobre sustentabilidade corporativa.

Assine já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário