----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Confecção de Nova Friburgo é premiada e vai à Foz do Iguaçu conhecer a Hidrelétrica Binacional Itaipu

Foto Tatiani Costa - Revista Visão Socioambiental

A Confecção Elas de Nova Friburgo, especializada na fabricação de roupas de bebê, e também fabricante de camisetas personalizadas feitas em tecido 100% garrafa pet, foi premiada com o Prêmio da Revista Visão Socioambiental de Macaé e esteve em Foz do Iguaçu, representada por Alex Sandro Santos, para conhecer de perto a Hidrelétrica da Binacional Itaipu.

Alex, juntamente com os organizadores do prêmio e outros premiados, visitou o Refúgio Biológico Bela
Vista, sendo este o local de abrigo para os animais recolhidos durante o alagamento da barragem e também o espaço para animais capturados com alguma deficiência ou machucados. Ali existe ainda o viveiro florestal de espécies nativas e medicinais, centro de recepção de visitantes, trilhas ecológicas, hospital veterinário, zoológico, entre outros.

Foi o local também onde Alex, e outros premiados, pôde apresentar por meio de slide ao diretor da Itaipu, Nelton Miguel, entre outros empresários e ambientalistas, o projeto ambiental realizado pela Confecção Elas.

Nelton, que também apresentou o megaprojeto Cultivando Água Boa da Itaipu, já contemplado mundialmente com importantes premiações, recebeu de Alex uma muda de Cedro rosa cultivado dentro de um carretel de linha de costura industrial pelo Projeto Ambiental Elas Preservando, e o mesmo achou a ideia da confecção de Friburgo maravilhosa e disse que irá consultar a viabilidade de utilizar os cones de linhas do polo de confecções de Terra Roxa – PR - para também cultivar mudas de árvores. 

Só para se ter uma ideia, o viveiro florestal da Itaipu Binacional produz anualmente cerca de 800 mil mudas de 80 espécies nativas da flora regional que ajudam no reflorestamento dos inúmeros quilômetros das matas ciliares ao longo dos rios que banham a Itaipu.

“Foi um grande desafio levar a muda intacta de Friburgo até o Paraná. Com o apoio de Gustavo Barroso e Eduardo Vogt, fui até o Galeão com a muda em perfeitas condições. No aeroporto, fui informado durante o check in que não poderia viajar portando a muda e somente após um bom diálogo e averiguação da planta é que foi liberado o embarque. 

Foram muitos desafios até que a muda chegasse inteira até Itaipu e fosse entregue ao diretor de coordenação da Binacional. No entanto, apesar das dificuldades de manter a muda em perfeita condição, foi uma experiência incrível e muito válida, pois pude apresentar além da teoria a prática exercida no projeto e com chances de multiplicar a ideia” – comentou Alex que disse ainda ter se encantado pela cidade de Foz.

O grupo visitou internamente a Hidrelétrica Itaipu e pode contemplar as forças das águas e as turbinas que levam energia para o Brasil e Paraguai. Também conheceu algumas plantações de milho e soja, algumas destas de transgênicos, e frequentou uma fazenda de agricultura orgânica. A caravana que ficou hospedada no Hotel Bella Vista, em Foz do Iguaçu, também contou com diversos atrativos assim como cafés da manhã e jantares especiais que permitiu ao grupo uma maior interação e descontração em meio ao bate papo sobre preservação ambiental onde todos puderam explicitar suas experiências e dificuldades, assim como o caso da Noêmia Magalhães, moradora e agricultora do 5º distrito do município de São João da Barra, que fica a 140 km do Rio de Janeiro, no Norte Fluminense, onde está sendo construído o Complexo Portuário do Açu do empresário Eike Batista. Ela vive na pele as desapropriações e alta salinidade das propriedades do entorno do Porto do Açu, que se tornam, consequentemente, improdutivas por conta do sal.

Foto: Alex Sandro Santos

Alex, que também é jornalista e fotógrafo, não deixou escapulir a oportunidade de visitar o Parque Nacional do Iguaçu e as suas belíssimas Cataratas, onde fez inúmeros registros fotográficos deste belo ponto turístico considerado uma das sete maravilhas do mundo. Também pôde contemplar a riqueza do Parque das Aves.


Para outras informações, basta acessar www.elasecomodas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário