----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Desenvolvimento Social - Edição 33

Caixa apoia empreendimentos habitacionais sustentáveis

Redução dos impactos da obra no meio ambiente e educação ambiental dos moradores estão entre os objetivos do Programa Construções Sustentáveis

A Caixa Econômica Federal, como o principal agente financiador no segmento da habitação, promove a expansão de habitações sustentáveis pelo Programa de Construções Sustentáveis. O projeto se baseia no conceito de sustentabilidade dos empreendimentos, que integra aspectos econômico-financeiros, físicos, culturais e socioambientais, ou seja, traz o desafio de construir cidades sustentáveis que proporcionem a inclusão de todos os seus moradores com boas condições de vida.

Entre as variáveis socioambientais, a Caixa busca minimizar os impactos da obra no meio ambiente, aproveitar os recursos naturais do ambiente local, realizar a gestão e economia de água e energia na construção, promover o uso racional dos materiais de construção, arborizar e estimular o plantio de árvores nos terrenos, promover a coleta e a reciclagem dos resíduos sólidos nos empreendimentos, adotar soluções para a melhoria do conforto interno das habitações e promover a educação ambiental dos moradores.

As ações são executadas pelos proponentes de financiamentos habitacionais e se destacam o Selo Casa Azul Caixa e a Ação Madeira Legal.

Selo Casa Azul • 
O Selo Casa Azul é uma metodologia de classificação socioambiental de projetos de empreendimentos habitacionais financiados pela Caixa. O Selo é o primeiro sistema de classificação da sustentabilidade de projetos habitacionais ofertado no Brasil e desenvolvido para a realidade da construção habitacional brasileira.

São 53 ideias sustentáveis que podem ser incorporadas aos projetos na sua concepção. Para a concessão do selo, a Caixa analisa critérios agrupados em seis categorias: Qualidade Urbana, Projeto e Conforto, Eficiência Energética, Conservação de Recursos Materiais, Gestão da Água e Práticas Sociais. O Selo possui três níveis de graduação: bronze, prata e ouro. O Selo é voluntário e pode ser pleiteado por construtoras, prefeituras, incorporadoras, companhias de habitação, associações e cooperativas.

Madeira Legal • 
A ação Madeira Legal é um conjunto de medidas articuladas que objetivam o monitoramento do uso de madeiras de origem legal em obras e empreendimentos habitacionais financiados pela Caixa. O projeto visa estimular o uso de madeiras nativas oriundas de áreas licenciadas pelo órgão ambiental competente e evitar o uso de madeiras vindas de áreas ilegais.

A ação consiste na exigência de apresentação, até o final da obra, do Documento de Origem Florestal (DOF) das madeiras nativas utilizadas nas obras de empreendimentos habitacionais financiados
pela Caixa. O projeto foi resultado de parceria entre a Caixa, o IBAMA e o Ministério do Meio Ambiente e teve inicio em janeiro de 2009. 

Linha de crédito Ecoeficiência Empresarial • 
Em encontro à postura de responsabilidade socioambiental, a Caixa criou uma linha de crédito abrangente, composta por vários produtos de crédito PJ com o objetivo de financiar o setor empresarial para melhorar os seus processos produtivos, economizando matérias-primas e insumos, principalmente, água e energia, além de financiar projetos de geração de energias sustentáveis, transporte eficiente e gestão de resíduos.

===================================

Veja os conteúdos dessa edição:

Matérias:
- Capa: Arquiteto Empreendedor
- Entrevista: Jeferson Navolar
- Espaço Arquitetura
- Construções Sustentáveis: Integração e Sustentabilidade desde a concepção do projeto
- Responsabilidade Social Corporativa: (CPCE Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) Implantação de projetos socioambientais requer planejamento
- Responsabilidade Ambiental: Cultivando Água Boa
- Desenvolvimento Local: Aliança Paraná Sustentável



Artigos:
- Artigo: Vamos de carro ou de metrô? (Jerônimo Mendes)
- Artigo: Engajando e cultivando talentos (Rafael Giuliano)
- Artigo: Arquitetura Sustentável: um processo (Ivan Dutra)

===================================

Seja assinante da Geração Sustentável

Com o valor de R$ 79,90 (parcela anual única) você receberá seis exemplares da revista Geração Sustentável e terá acesso ao melhor conteúdo sobre sustentabilidade corporativa.

Assine já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário