----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Desenvolvimento Local - Edição 33


Aliança Paraná Sustentável

Articulação entre governo, setor privado, sociedade civil e academia busca desenvolvimento justo, inclusivo, sustentável e cultura de paz no Paraná

Proporcionar um ambiente favorável para a articulação e atuação de agentes na capacitação, organização e promoção do desenvolvimento justo, inclusivo e sustentável e da cultura de paz em todo o Estado do Paraná é o principal objetivo da Aliança Paraná Sustentável. O programa, criado há cerca de dois anos por iniciativa do Instituto Arayara, busca, desse modo, resgatar valores e potencialidades dos cidadãos, das localidades, dos municípios e das regiões em favor da prosperidade e qualidade de vida dos paranaenses.

A Aliança está alinhada com os princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e tem a parceria e o suporte institucional do Programa de Cidades do Pacto Global. “Cada uma das 25 entidades signatárias do programa tem como tarefa contribuir com a aliança, mostrando de que forma as cidades podem se tornar melhores em suas diversas esferas”, diz o Global Advisor do Programa de Cidades do Pacto Global da ONU, Eduardo Manoel Araújo.

A aliança é constituída por pessoas, organizações e instituições que atuam em prol do planeta e das gerações futuras em uma aliança que abrange dois pilares: o desenvolvimento justo, inclusivo e sustentável e a cultura de paz. De acordo com Araújo, o desenvolvimento justo é aquele que é bom para todos, o inclusivo compreende a participação de todos e o sustentável é a favor da vida.

A construção de uma cultura de paz é um processo de cooperação e de valorização das pessoas, com base na sua condição humana básica, com respeito à sua diversidade, às suas crenças, aos seus valores. “A cultura de paz busca o melhor do ser humano para que as famílias e as cidades possam viver em harmonia e o planeta possa ter uma melhor condição de vida”, explica Araújo.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) é um dos signatários da aliança e faz parte do secretariado regional. “Podemos dizer que o Conselho está contribuindo para que a aliança aconteça, assim como os demais integrantes”, diz Araújo. A principal contribuição do CAU/PR, nesse programa, é a avaliação da qualidade dos planos diretores das cidades, que faz parte dos projetos que envolvem os municípios do Paraná.

Todo esse processo traz diversos benefícios para os diferentes públicos da sociedade. Para os empresários, repercute em melhoria de renda da comunidade e consequente ampliação de mercado, acesso à rede de potenciais investidores, acesso à infraestrutura, à tecnologia e ao fomento e às oportunidades de inovação e desenvolvimento de vantagens competitivas. Para o terceiro setor, os benefícios são favorecimentos de recursos e financiamentos para projetos, acesso à rede de parceiros, entre outros.

Para a academia, essa articulação traz oportunidades de inovação e ganhos em vantagens competitivas com currículo e formações diferenciadas e oportunidades de pesquisa e acesso à tecnologia e inovação. A aliança também traz benefícios para o Governo, entre eles a possibilidade de compreensão sistêmica da realidade e da necessidade local, aumento da capacidade de execução e resultados e maior efetividade na
criação de políticas públicas e projetos (informação e demanda).

O programa Aliança Paraná Sustentável está aberto a novos signatários que tenham interesse em participar desse processo.

===================================

Veja os conteúdos dessa edição:

Matérias:
- Capa: Arquiteto Empreendedor
- Entrevista: Jeferson Navolar
- Espaço Arquitetura
- Construções Sustentáveis: Integração e Sustentabilidade desde a concepção do projeto
- Responsabilidade Social Corporativa: (CPCE Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) Implantação de projetos socioambientais requer planejamento
- Responsabilidade Ambiental: Cultivando Água Boa
- Desenvolvimento Social: CEF apoia empreendimentos habitacionais sustentáveis



Artigos:
- Artigo: Vamos de carro ou de metrô? (Jerônimo Mendes)
- Artigo: Engajando e cultivando talentos (Rafael Giuliano)
- Artigo: Arquitetura Sustentável: um processo (Ivan Dutra)

===================================

Seja assinante da Geração Sustentável

Com o valor de R$ 79,90 (parcela anual única) você receberá seis exemplares da revista Geração Sustentável e terá acesso ao melhor conteúdo sobre sustentabilidade corporativa.

Assine já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário