----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

domingo, 7 de novembro de 2010

Notas curtas: Sustentando

Bike dentro da pasta

O designer argentino Marcos Madia criou uma bicicleta dobrável que cabe dentro de uma pasta. A ideia é acabar com o problema de executivos que insistem em utilizar carros, com a desculpa de que não têm onde guardar a “magrela”. Batizado de “Bikoff”, a bicicleta inovadora é feita de fibra de carbono, que reduz o peso e maximiza a resistência mecânica. Este é um dos projetos pré-selecionados do concurso de design do Seoul Cycle Design Competition 2010.


Coleta seletiva e a Copa

O BNDES quer estimular projetos de coleta seletiva de lixo com inclusão social de catadores de materiais recicláveis. Para isso, vai aproveitar a oportunidade representada pela Copa do Mundo de 2014. O Banco iniciou entendimentos com os ministérios do Esporte e do Meio Ambiente, com os Estados e municípios sedes do torneio e com o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis. A iniciativa é uma das ações da Agenda de Meio Ambiente e Sustentabilidade para a Copa do Mundo de 2014 que está sendo elaborada pelo Ministério do Esporte. Além de utilizar recursos do seu Fundo Social para cooperativas de catadores, o BNDES pode também realizar empréstimos a prefeituras e Estados, para elaboração de projetos, e financiar eventuais concessionários de serviços de coleta e destinação de resíduos sólidos. Como a nova lei, os municípios são os responsáveis legais pela política de resíduos sólidos e têm uma série de obrigações a cumprir. Entre elas está a elaboração de um plano de gestão integrada de resíduos sólidos num prazo de dois anos e a eliminação por completo dos lixões até 2014. Para auxiliá-los nesse esforço e ao mesmo tempo prover capilaridade à sua atuação, o BNDES estimulará as prefeituras a apresentar projetos globais, que envolvam a coleta seletiva de todo o território municipal e que contemplem todas as cooperativas de catadores do município (em vez de apoiar projetos isolados). A iniciativa terá inicio pelas cidades-sede, mas o objetivo é que a experiência seja replicada, posteriormente, em outros municípios de grande e médio porte.


CO2 neutralizado

O Senai Paraná promoveu o plantio de 210 árvores nativas para neutralizar as 51,83 toneladas de CO² emitidas no ano passado pela unidade de São José dos Pinhais. O inventário das emissões foi feito pela própria unidade. O plantio de mudas de Branquilio, Maricá, Gurucaia, Pessegueiro Bravo, Angico Vermelho, Açoita-Cavalo e Capixingui aconteceu no terreno da Abessfi (Associação dos Funcionários do Sistema Fiep), em Quatro Barras. O Movimento Nós Podemos Paraná, que atua para mobilizar a população em torno de projetos para o alcance dos Objetivos do Milênio, também participou, obtendo as mudas através de uma parceria com o Instituto Ambiental do Paraná. O plantio envolveu, também, o Projeto Crescer, formado por colaboradores do Sistema Fiep e que trabalha com a questão da sustentabilidade. O Senai Paraná presta consultorias, aqui e em outros Estados, para inventariar, mitigar e neutralizar as emissões de Gases de Efeito Estufa oriundas de eventos, bem como de empresas dos mais diversos segmentos. O inventário das emissões de carbono feito pelo Senai leva em conta o gás carbônico resultante das atividades e eventos de uma instituição durante 12 meses, como, por exemplo, o transporte rodoviário e aéreo dos colaboradores da empresa, o consumo energético e de GLP, e a quantidade de gases oriundos da decomposição de resíduos orgânicos gerados no local.


Ranking

A ONG Carbon Disclosure Project (CDP), com sede nos Estados Unidos, acaba de divulgar relatório que classifica a Siemens como a empresa global com melhor desempenho na redução de emissões de CO2. O estudo é auditado pela PricewaterhouseCoopers e avalia empresas com base em suas ações de combate às mudanças climáticas, emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa e qualidade das informações sobre o assunto à disposição aos investidores, com pontuação que vai de zero a 100 – a Siemens alcançou 98 pontos.


Escola para pais e filhos

Começou a funcionar em outubro, na capital fluminense, um projeto inédito em todo o mundo no formato de webconferência, que pretende ajudar os pais e facilitar a educação dos filhos. Trata-se da Escola Virtual para Pais (www.escolavirtualparapais.com.br). O projeto foi idealizado pela pedagoga e mestre em educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Márcia Taborda, e tem a coordenação acadêmica da neuropediatra Heloisa Viscaíno Pereira, professora adjunta do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj. O projeto oferece, por meio da internet, palestras sobre temas diversificados de interesse na educação das crianças. As webconferências visam a auxiliar os pais na orientação das crianças, na identificação de problemas, além de mostrarem como lidar com dificuldades de aprendizagem e escolher uma escola para os filhos. Estão previstas, ainda para este mês, webconferências sobre alimentação saudável e transtornos da hiperatividade e déficit de atenção. O acesso às palestras poderá ser feito de qualquer lugar do mundo.


Que calor!

O período entre janeiro e agosto deste ano foi o mais quente desde que as medições da Nasa, agência espacial americana, começaram há 131 anos. Segundo técnicos da Nasa, o mês de julho é uma amostra do que as próximas décadas de planeta sob mudanças climáticas podem apresentar. Segundo os especialistas em clima, é praticamente certo que este ano vai ultrapassar a marca de 1998, que hoje é o quarto ano mais quente da história. Os recordes mês a mês até agora também estão bem próximos de 2007, o ano mais quente registrado até agora. Mas a expectativa é que as temperaturas médias do planeta caiam um pouco nos próximos meses.


Queda na biodiversidade

O Relatório Planeta Vivo 2010 mostra que os países tropicais, que também são os mais pobres, perderam 60% de flora e fauna nos últimos 40 anos. O relatório, publicado pela organização não governamental WWF, aponta ainda que se mantém em alta a tendência de consumo superior ao da reposição de recursos renováveis no ambiente. Essa tendência é mais forte em economias de nações ricas ou mais desenvolvidas, seguidas pelos integrantes do Bric, do qual o Brasil faz parte ao lado de Rússia, Índia e China. Nesse ritmo, tomando-se como base de cálculo o ano de 2007, o mundo levaria um ano e meio para gerar os recursos consumidos e para absorver as emissões de dióxido de carbono (CO2).


Poluidores de asas

Um novo estudo realizado no Massachusetts Institute of Technology, em Cambridge , diz que a poluição de aviões causa mais fatalidades que os acidentes. O estudo afirma que a exposição a poluentes tóxicos emitidos por aviões é a causa principal. A pesquisa diz que desastres de avião custam mil mortes por ano, mas que as emissões respondem indiretamente um número muito superior de mortes prematuras a cada ano. De acordo com o estudo, a causa e efeito são semelhantes à poluição de escapamentos de veículos. Pequenas partículas de dióxido de enxofre e óxido de nitrogênio entram nos pulmões e na corrente sanguínea, causando danos irreparáveis. Câncer de pulmão e doenças cardiovasculares e respiratórias são as principais doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário