Gestão diferenciada garante crescimento mesmo em épocas de crise
Gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Amanco Brasil, Yazmín Trejos, fala com exclusividade para a Revista GERAÇÀO SUSTENTÁVEL sobre as conquistas da gestão moderna e responsável. (Entrevista da edição 20 - setembro/outubro-2010)
Enquanto sustentabilidade ainda era uma palavra pouco conhecida, a empresa Amanco Brasil – uma das líderes mundiais na fabricação e comercialização de tubos e conexões – já trabalhava com o equilíbrio dos três pilares que formam as empresas responsáveis: social, ambiental e econômico.
Com o desafio de fortalecer a marca no país e ainda investir na gestão sustentável, a Amanco hoje conta com uma sede em São Paulo e dispõe de quatro fábricas nas cidades de Joinville, em Santa Catarina, Sumaré, em São Paulo e Suape em, Pernambuco.
Para falar sobre como é possível manter o foco na responsabilidade, mesmo em momentos de crise, a gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Amanco Brasil, Yazmín Trejos, fala sobre os diferenciais e destaques da empresa.
Desde quando e por que a Amanco passou a se preocupar com a sustentabilidade? Quando esse conceito chegou à Amanco Brasil?
A Amanco Brasil adota políticas de sustentabilidade e responsabilidade social desde o ano de 2001. Para nós, sustentabilidade é a gestão empresarial sustentada pelo triplo resultado, buscando equilíbrio entre três resultados: social, ambiental e econômico. A sustentabilidade integra a estratégia de negócios da Amanco e está inserida no dia-a-dia da empresa. Toda e qualquer ação / produto desenvolvido pela Amanco deve apresentar vantagens econômicas, oferecer benefícios para a sociedade e primar pela preservação e sustentabilidade do meio ambiente.
Mas o conceito da sustentabilidade está inserido na empresa desde seu nascimento. O empresário suíço Stephan Schmidheiny, do Grupo Nueva, antigo controlador da Amanco, foi o fundador do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável.
Verificando as certificações conquistadas pela Amanco, é possível observar que a preocupação da Amanco vai muito além do que a legislação exige. A questão sustentável é também uma estratégia de negócio?
Sim, a Amanco tem a sustentabilidade integrada à sua estratégia de negócio. A visão da busca de resultados econômicos, sociais e ambientais (triplo resultado) é uma realidade que se conquista e se complementa por meio de pequenas e grandes ações de todas as áreas da empresa e em conjunto com todos seus stakeholders: fornecedores, colaboradores, clientes, comunidades vizinhas e sociedade em geral.
Dentro desta concepção, para se tornar realidade, essa visão da empresa depende da atuação diária de cada uma das áreas da empresa e de seus líderes e gestores. A sustentabilidade não pode ser exclusividade apenas de uma área, e, para se concretizar, ela depende das decisões que cada líder e gestor tomam no negócio, no dia-a-dia.
A Amanco Brasil se diz uma empresa que investe para melhorar o nível de conscientização da população em relação à insuficiência de água limpa e da inexistência de saneamento básico. Como isso acontece?
Nos últimos anos, a empresa promoveu conscientização da problemática da água junto a funcionários e comunidade onde há plantas. Ações de comunicação interna e abertura da fábrica para ações do Dia Mundial da Água e Dia Interamericano da Água também foram realizadas. O Fórum Brasileiro da Água promoveu, em 2006 e 2007, em São Paulo, a discussão da problemática da água no Brasil, reunindo a empresa, entidades, Governo, universidade e público em geral. Em 2008 a empresa concentrou sua ação ao participar da ExpoZaragoza (Espanha) e promover a cobertura online do evento para toda América Latina.
A água também tem sido tema das publicações corporativas da empresa nos últimos anos, integrando os 14 países onde a empresa atua na América Latina. A revista Aqua Vitae circula há cinco anos, com periodicidade quadrimestral e tiragem de 18 mil exemplares, em português e espanhol. Outra importante publicação da Amanco e Mexichem é a série do livro Hydros, que fornece em editorial fotográfico uma leitura de sensibilização frente aos desafios da região em relação ao tema da água.
A terceira edição, intitulada Hydros III – Desafio, foi lançada no início deste ano e evidencia os desafios mais urgentes enfrentados pelo setor de saneamento, não na posição de um mero espectador e sim na de um ator, adotando um papel decisivo na transformação do mundo e estipulando sua própria missão. A Amanco acredita ter um duplo compromisso diante do tema, primeiro, por sua posição de liderança na América Latina em seu segmento de negócios e, segundo, porque é parte ativa de um setor intensamente vinculado à água e ao saneamento.
Em março de 2010, a Amanco deu início ao projeto Fabricando Arte, realizado pela empresa em parceria com as secretarias de educação com cerca de 400 estudantes de escolas públicas que vivem em situação de risco social nas três cidades em que a empresa tem fábrica. Os alunos recebem, no período noturno, aulas de pintura - sempre tendo a água como pano de fundo -, além de ética, cidadania e história. Juntamente com o Fabricando Arte a Amanco lançou o Guardiões da Água, que desenvolve uma ampla campanha de comunicação interna para sensibilizar os colaboradores no tocante ao voluntariado relacionado ao tema da água. Entre outras ações, os participantes podem fazer parte do projeto de arte-educação ministrando palestras sobre utilização responsável da água e carreiras profissionais ou, ainda, como contadores de histórias e ajudantes na organização das exposições das obras das crianças, entre outras atividades.
Qual a importância do conceito de ecoeficiência na gestão da Amanco? Como ele funciona?
Desde 2004, a Amanco é a única fabricante no segmento de tubos e conexões que possui um Sistema Integrado de Gestão, certificado em conformidade com: ISO 9001 (Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Gestão Ambiental) e OHSAS 18001 (Gestão de Saúde e Segurança).
Em resumo, a empresa manteve o rendimento dos indicadores de consumo de água e de energia, geração e estoque de scrap e sobrepeso. O destaque foi o aumento de aproximadamente 13% no consumo de materiais usados provenientes de reciclagem. A reciclagem dos resíduos gerados pela empresa é superior a 75%.
Nos últimos nove anos, as ações ecoeficientes renderam à Amanco economias de mais de U$ 40 milhões. Foram proporcionadas oportunidades no mercado com produtos mais adequados do ponto de vista ambiental e com melhoria de rentabilidade para a empresa.
Na sua opinião, qual o grande destaque do Relatório de Sustentabilidade da Amanco Brasil 2009?
Certamente foi o fato de a empresa ter transformado a crise em oportunidade por ter a sustentabilidade integrada à estratégia de negócio. Em 2009, a Amanco implementou todos os investimentos previstos antes da crise e cresceu acima do mercado.
O ano de 2009 começou com um cenário de desafio: superar a crise de liquidez internacional e, no caso do Brasil, manter o crescimento. O Relatório de Sustentabilidade da Amanco Brasil mostra como a empresa, que tem a sustentabilidade integrada a sua estratégia de negócio, encarou a crise financeira. Mostramos no relatório de que forma a companhia, que já conta com a visão do triplo resultado incorporada à cultura corporativa, é mais competitiva nesses momentos de dificuldade.
Enfrentar a crise econômica com atuação sustentada nos permitiu – mesmo num cenário no qual é preciso cortar gastos e ter uma preocupação maior em gerar receita – manter o diferencial competitivo. Aprendemos, no dia-a-dia, a fazer mais com menos e agregar valor para todos os agentes da nossa cadeia de produção.
A Amanco manteve os investimentos e focou na gestão de liquidez e fortaleceu a gestão sustentável. Sabíamos que teríamos menos créditos e que precisaríamos buscar ferramentas para o melhor controle possível do nosso fluxo de caixa. Iniciativas como a análise de todos os stakeholders, ações comerciais focadas no crescimento juntamente com os clientes, envolvimento dos colaboradores na busca de soluções, comunicação transparente e no momento certo, criação de programas para otimizar processos, manutenção da empregabilidade, busca da eficiência e a economia de recursos trouxeram à Amanco resultados de curto prazo e também trarão no longo prazo. A gestão de sustentabilidade deve permear toda a atuação da empresa e gerar oportunidades sempre.
Como funciona o Programa de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (Prosama)? O que ele agrega à empresa?
O Prosama (Programa de Saúde, Segurança e Meio Ambiente) foi concebido pelo grupo Nueva (antigo controlador da Amanco) em meados de 2000. Era um caderno de encargos e normas criado para padronizar procedimentos a serem seguidos pelo grupo.
Atualmente não utilizamos mais o caderno de encargos, mas muitas das diretrizes do Prosama foram incorporadas no Sistema de Gestão Integrado Atual, e estão presentes em vários procedimentos internos, visando padronização de conceitos, metodologias e regras de segurança e meio ambiente.
O Prosama está inserido dentro dos sistemas de gestão ambiental (ISO 14001) e de gestão de saúde ocupacional e de segurança (OHSAS 18001), sendo que ambos estão ligados aos demais sistemas e integram um modelo único de gestão, denominado SIGA (Sistema Integrado de Gestão Amanco), que possui a tripla certificação em unidades produtivas da Amanco Brasil.
Na sua opinião, o que a Amanco tem a ensinar aos empresários e industriais brasileiros?
A gestão de sustentabilidade deve permear o dia-a-dia da empresa e gerar oportunidades todos os dias, não só no longo prazo, com indicadores que medem constantemente o desempenho econômico, social e ambiental. O grande desafio é criar tal cultura dentro da organização, mantendo esses princípios o tempo inteiro vivos dentro dela. Se você não tem a liderança absolutamente convencida e com valores totalmente alinhados com isso, dificilmente você terá uma gestão de sustentabilidade na sua empresa.
Qual mensagem gostaria de deixar para os leitores da revista Geração Sustentável?
Uma empresa inovadora como a Amanco sempre tem desafios pela frente em todas as áreas de gestão. Não existe estratégia bem sucedida sem o envolvimento dos líderes da empresa, nem empresas sustentáveis em que a gestão não é executada por todos, sejam líderes ou não.
A estratégia de negócios da Amanco é fundamentada nos pilares de sustentabilidade, marca, inovação, serviços diferenciados e eficiência operacional. A conquista da liderança será uma consequência de nossa estratégia, a qual buscamos executar de forma impecável. Para isso, continuaremos fortalecendo a marca Amanco junto ao público consumidor, oferecendo soluções inovadoras de produto, melhorando ainda mais os indicadores de ecoeficiência na produção e formando o profissional da construção civil, o instalador hidráulico em especial, entre outras ações.
Gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Amanco Brasil, Yazmín Trejos, fala com exclusividade para a Revista GERAÇÀO SUSTENTÁVEL sobre as conquistas da gestão moderna e responsável. (Entrevista da edição 20 - setembro/outubro-2010)
Enquanto sustentabilidade ainda era uma palavra pouco conhecida, a empresa Amanco Brasil – uma das líderes mundiais na fabricação e comercialização de tubos e conexões – já trabalhava com o equilíbrio dos três pilares que formam as empresas responsáveis: social, ambiental e econômico.
Com o desafio de fortalecer a marca no país e ainda investir na gestão sustentável, a Amanco hoje conta com uma sede em São Paulo e dispõe de quatro fábricas nas cidades de Joinville, em Santa Catarina, Sumaré, em São Paulo e Suape em, Pernambuco.
Para falar sobre como é possível manter o foco na responsabilidade, mesmo em momentos de crise, a gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Amanco Brasil, Yazmín Trejos, fala sobre os diferenciais e destaques da empresa.
Desde quando e por que a Amanco passou a se preocupar com a sustentabilidade? Quando esse conceito chegou à Amanco Brasil?
A Amanco Brasil adota políticas de sustentabilidade e responsabilidade social desde o ano de 2001. Para nós, sustentabilidade é a gestão empresarial sustentada pelo triplo resultado, buscando equilíbrio entre três resultados: social, ambiental e econômico. A sustentabilidade integra a estratégia de negócios da Amanco e está inserida no dia-a-dia da empresa. Toda e qualquer ação / produto desenvolvido pela Amanco deve apresentar vantagens econômicas, oferecer benefícios para a sociedade e primar pela preservação e sustentabilidade do meio ambiente.
Mas o conceito da sustentabilidade está inserido na empresa desde seu nascimento. O empresário suíço Stephan Schmidheiny, do Grupo Nueva, antigo controlador da Amanco, foi o fundador do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável.
Verificando as certificações conquistadas pela Amanco, é possível observar que a preocupação da Amanco vai muito além do que a legislação exige. A questão sustentável é também uma estratégia de negócio?
Sim, a Amanco tem a sustentabilidade integrada à sua estratégia de negócio. A visão da busca de resultados econômicos, sociais e ambientais (triplo resultado) é uma realidade que se conquista e se complementa por meio de pequenas e grandes ações de todas as áreas da empresa e em conjunto com todos seus stakeholders: fornecedores, colaboradores, clientes, comunidades vizinhas e sociedade em geral.
Dentro desta concepção, para se tornar realidade, essa visão da empresa depende da atuação diária de cada uma das áreas da empresa e de seus líderes e gestores. A sustentabilidade não pode ser exclusividade apenas de uma área, e, para se concretizar, ela depende das decisões que cada líder e gestor tomam no negócio, no dia-a-dia.
A Amanco Brasil se diz uma empresa que investe para melhorar o nível de conscientização da população em relação à insuficiência de água limpa e da inexistência de saneamento básico. Como isso acontece?
Nos últimos anos, a empresa promoveu conscientização da problemática da água junto a funcionários e comunidade onde há plantas. Ações de comunicação interna e abertura da fábrica para ações do Dia Mundial da Água e Dia Interamericano da Água também foram realizadas. O Fórum Brasileiro da Água promoveu, em 2006 e 2007, em São Paulo, a discussão da problemática da água no Brasil, reunindo a empresa, entidades, Governo, universidade e público em geral. Em 2008 a empresa concentrou sua ação ao participar da ExpoZaragoza (Espanha) e promover a cobertura online do evento para toda América Latina.
A água também tem sido tema das publicações corporativas da empresa nos últimos anos, integrando os 14 países onde a empresa atua na América Latina. A revista Aqua Vitae circula há cinco anos, com periodicidade quadrimestral e tiragem de 18 mil exemplares, em português e espanhol. Outra importante publicação da Amanco e Mexichem é a série do livro Hydros, que fornece em editorial fotográfico uma leitura de sensibilização frente aos desafios da região em relação ao tema da água.
A terceira edição, intitulada Hydros III – Desafio, foi lançada no início deste ano e evidencia os desafios mais urgentes enfrentados pelo setor de saneamento, não na posição de um mero espectador e sim na de um ator, adotando um papel decisivo na transformação do mundo e estipulando sua própria missão. A Amanco acredita ter um duplo compromisso diante do tema, primeiro, por sua posição de liderança na América Latina em seu segmento de negócios e, segundo, porque é parte ativa de um setor intensamente vinculado à água e ao saneamento.
Em março de 2010, a Amanco deu início ao projeto Fabricando Arte, realizado pela empresa em parceria com as secretarias de educação com cerca de 400 estudantes de escolas públicas que vivem em situação de risco social nas três cidades em que a empresa tem fábrica. Os alunos recebem, no período noturno, aulas de pintura - sempre tendo a água como pano de fundo -, além de ética, cidadania e história. Juntamente com o Fabricando Arte a Amanco lançou o Guardiões da Água, que desenvolve uma ampla campanha de comunicação interna para sensibilizar os colaboradores no tocante ao voluntariado relacionado ao tema da água. Entre outras ações, os participantes podem fazer parte do projeto de arte-educação ministrando palestras sobre utilização responsável da água e carreiras profissionais ou, ainda, como contadores de histórias e ajudantes na organização das exposições das obras das crianças, entre outras atividades.
Qual a importância do conceito de ecoeficiência na gestão da Amanco? Como ele funciona?
Desde 2004, a Amanco é a única fabricante no segmento de tubos e conexões que possui um Sistema Integrado de Gestão, certificado em conformidade com: ISO 9001 (Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Gestão Ambiental) e OHSAS 18001 (Gestão de Saúde e Segurança).
Em resumo, a empresa manteve o rendimento dos indicadores de consumo de água e de energia, geração e estoque de scrap e sobrepeso. O destaque foi o aumento de aproximadamente 13% no consumo de materiais usados provenientes de reciclagem. A reciclagem dos resíduos gerados pela empresa é superior a 75%.
Nos últimos nove anos, as ações ecoeficientes renderam à Amanco economias de mais de U$ 40 milhões. Foram proporcionadas oportunidades no mercado com produtos mais adequados do ponto de vista ambiental e com melhoria de rentabilidade para a empresa.
Na sua opinião, qual o grande destaque do Relatório de Sustentabilidade da Amanco Brasil 2009?
Certamente foi o fato de a empresa ter transformado a crise em oportunidade por ter a sustentabilidade integrada à estratégia de negócio. Em 2009, a Amanco implementou todos os investimentos previstos antes da crise e cresceu acima do mercado.
O ano de 2009 começou com um cenário de desafio: superar a crise de liquidez internacional e, no caso do Brasil, manter o crescimento. O Relatório de Sustentabilidade da Amanco Brasil mostra como a empresa, que tem a sustentabilidade integrada a sua estratégia de negócio, encarou a crise financeira. Mostramos no relatório de que forma a companhia, que já conta com a visão do triplo resultado incorporada à cultura corporativa, é mais competitiva nesses momentos de dificuldade.
Enfrentar a crise econômica com atuação sustentada nos permitiu – mesmo num cenário no qual é preciso cortar gastos e ter uma preocupação maior em gerar receita – manter o diferencial competitivo. Aprendemos, no dia-a-dia, a fazer mais com menos e agregar valor para todos os agentes da nossa cadeia de produção.
A Amanco manteve os investimentos e focou na gestão de liquidez e fortaleceu a gestão sustentável. Sabíamos que teríamos menos créditos e que precisaríamos buscar ferramentas para o melhor controle possível do nosso fluxo de caixa. Iniciativas como a análise de todos os stakeholders, ações comerciais focadas no crescimento juntamente com os clientes, envolvimento dos colaboradores na busca de soluções, comunicação transparente e no momento certo, criação de programas para otimizar processos, manutenção da empregabilidade, busca da eficiência e a economia de recursos trouxeram à Amanco resultados de curto prazo e também trarão no longo prazo. A gestão de sustentabilidade deve permear toda a atuação da empresa e gerar oportunidades sempre.
Como funciona o Programa de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (Prosama)? O que ele agrega à empresa?
O Prosama (Programa de Saúde, Segurança e Meio Ambiente) foi concebido pelo grupo Nueva (antigo controlador da Amanco) em meados de 2000. Era um caderno de encargos e normas criado para padronizar procedimentos a serem seguidos pelo grupo.
Atualmente não utilizamos mais o caderno de encargos, mas muitas das diretrizes do Prosama foram incorporadas no Sistema de Gestão Integrado Atual, e estão presentes em vários procedimentos internos, visando padronização de conceitos, metodologias e regras de segurança e meio ambiente.
O Prosama está inserido dentro dos sistemas de gestão ambiental (ISO 14001) e de gestão de saúde ocupacional e de segurança (OHSAS 18001), sendo que ambos estão ligados aos demais sistemas e integram um modelo único de gestão, denominado SIGA (Sistema Integrado de Gestão Amanco), que possui a tripla certificação em unidades produtivas da Amanco Brasil.
Na sua opinião, o que a Amanco tem a ensinar aos empresários e industriais brasileiros?
A gestão de sustentabilidade deve permear o dia-a-dia da empresa e gerar oportunidades todos os dias, não só no longo prazo, com indicadores que medem constantemente o desempenho econômico, social e ambiental. O grande desafio é criar tal cultura dentro da organização, mantendo esses princípios o tempo inteiro vivos dentro dela. Se você não tem a liderança absolutamente convencida e com valores totalmente alinhados com isso, dificilmente você terá uma gestão de sustentabilidade na sua empresa.
Qual mensagem gostaria de deixar para os leitores da revista Geração Sustentável?
Uma empresa inovadora como a Amanco sempre tem desafios pela frente em todas as áreas de gestão. Não existe estratégia bem sucedida sem o envolvimento dos líderes da empresa, nem empresas sustentáveis em que a gestão não é executada por todos, sejam líderes ou não.
A estratégia de negócios da Amanco é fundamentada nos pilares de sustentabilidade, marca, inovação, serviços diferenciados e eficiência operacional. A conquista da liderança será uma consequência de nossa estratégia, a qual buscamos executar de forma impecável. Para isso, continuaremos fortalecendo a marca Amanco junto ao público consumidor, oferecendo soluções inovadoras de produto, melhorando ainda mais os indicadores de ecoeficiência na produção e formando o profissional da construção civil, o instalador hidráulico em especial, entre outras ações.
Matéria publicada originalmente na edição 20 - Revista Geração Sustentável (Juliana Sartori) Clique na imagem e tenha acesso às últimas edições
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