----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Evento: Inclusão e reabilitação

FORUM DISCUTE MERCADO DE TRABALHO E MOSTRA PRODUTOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Evento promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, que reuniu especialistas, empresários e representantes do poder público

Apresentar à comunidade industrial um panorama da inclusão das Pessoas com Deficiência reabilitados no mercado de trabalho foi o objetivo do REATIBA – I Fórum de Reabilitação, Inclusão e Tecnologia, realizado nesta quarta-feira (17), no Cietep, em Curitiba. Promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania (CPCE), da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o fórum reuniu especialistas e representantes do poder público para discutir, entre outras questões, a Lei de Cotas e a Lei de Cotas da Aprendizagem.

O evento apresentou também uma mostra de produtos, serviços e tecnologias diferenciadas voltadas a essa parcela da população, além de diálogos sobre questões específicas sobre os diversos tipos de deficiência – visual, física, intelectual e auditiva. As empresas Copel, Novozymes, Sadia, Wall Mart, Volvo do Brasil e HSBC apresentaram os cases de seus programas de inclusão. O desfile de roupas para PcD, desenvolvidas pela professora do Senai Cianorte, Leny Pereira, encerrou o evento.

“É importante perceber que somos um público de 24 milhões de pessoas no Brasil todo que sofre de algum tipo de deficiência, e que essas pessoas estão ávidas por produtos que atendam suas necessidades”, disse a empresária Mirella Prosdóscimo, sócia da Adaptare, consultoria especializada em acessibilidade. “É importante que essa demanda tenha expressão e que sejam feitos investimentos no sentido de desenvolver produtos, principalmente nesse momento, em que a questão está tendo mais enfoque”, afirmou Mirella, que faz parte do CPCE.

“O Fórum pretende envolver discussão, idéias, legislação, além de oportunidades e levar essa questão para uma esfera mais ampla, com autoridades estaduais e federais no assunto”, disse o presidente executivo do CPCE, Victor Barbosa. Participaram do evento o secretário municipal especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba, Irajá de Brito Vaz; o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Paulo Afonso Costa; a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Mariane Josviak; além de Romeu Sassaki, do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE) e Carla Mocelin, coordenadora do núcleo executivo do CPCE.

De acordo com o secretário Irajá de Brito Vaz, proposta do fórum é facilitar a comunicação entre o que a indústria produz, em termos de produtos voltados às pessoas com deficiência, e o consumidor. “O REATIBA tem a função de ser concentrador de novas idéias e tecnologias e divulgá-las no mercado. A ideia é tornar o nome REATIBA uma referência no calendário anual de Curitiba. fazendo com que esse fórum se transforme em uma feira, a exemplo do que já acontece em alguns Estados como São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, disse ele.

Para o secretário do Trabalho e Emprego de Curitiba, Paulo Afonso, ainda há muito a avançar nessa questão. “Segundo o senso de 2000, há cerca de 190 mil pessoas com deficiência em Curitiba e, destas, de acordo com dados do CAGED 2009, apenas 6.170 estão empregadas”, disse ele.

Romeu Sassaki, do CONADE, enfatizou a diferença entre uma empresa integrativa e uma empresa inclusiva.. “O primeiro caso é da empresa em que a empregabilidade é responsabilidade exclusiva do candidato, é ele que deve estar pronto para ser empregado. No caso da empresa que pratica a inclusão laboral, a empregabilidade é responsabilidade compartilhada 50% pela empresa e 50% pelo candidato”, explicou ele.

Fonte: Comunicação Social
Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário