----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Economia verde é tema de preparatória para Rio +20

Empresas, bancos e organizações civis se reúnem para discutir economia verde no evento “Diálogos Nacionais: Rumo à Rio +20”, Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável da ONU que será realizada em 2012, no Rio de Janeiro

Um dos conceitos que ganham força no debate sobre desenvolvimento sustentável é o da economia verde. Ela seria um dos instrumentos para alcançar o progresso aliando respeito ambiental e inclusão social. Será também uma das principais discussões da Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, marcada para 2012, no capital carioca.

Para estudar o tema e estabelecer propostas para a conferência, a rede internacional Green Economy Coalition, formada por organizações da sociedade civil, empresarial, organismos internacionais e agências da ONU, realiza, periodicamente, o Diálogos Nacionais: Rumo à Rio +20, uma série de encontros preparatórios para a conferência. No Brasil, a primeira reunião aconteceu nos dias 11 e 12 de novembro, em São Paulo, e foi coordenada pela ONG Vitae Civilis. Foram cerca de 130 participantes entre empresas, bancos, sindicatos, movimentos jovens e associações da sociedade civil. “O encontro teve uma participação notável, porque raramente esse conjunto de atores sentam juntos”, afirmou Aron Belinky, coordenador geral do evento.

Nessa primeira reunião, os grupos de trabalho discutiram, principalmente, a melhor definição para o conceito de Economia Verde, além das oportunidades e dos entraves para que ela cresça no país. Um dos conceitos disseminados entre os participantes, que têm atuações e interesses diversos, foi o de que o termo Green Economy deve ser traduzido como economia verde e inclusiva. “A economia verde não deve ser boa apenas para o meio ambiente, mas também para a sociedade”, disse Belinky. Além disso, também foi definido que o conceito não deve apenas ajudar na redução dos impactos ambientais e das demandas sobre recursos escassos dos ecossistemas, mas também gerar valor para a natureza.

Entre as oportunidades identificadas para que o Brasil construa uma economia verde, estão:
- surgimento de novas tecnologias que beneficiem uma produção sustentável;
- visibilidade do país no cenário internacional por sua megadiversidade;
- construção de um plano nacional para produção e consumo sustentável, conforme projeto que está disponível para consulta pública;
- estabelecimento de uma Política Nacional de Resíduos Sólidos;
- maior envolvimento da sociedade civil com o tema;
- valorização de áreas ambientais, através do pagamento por serviços de preservação;
- várias legislações e processos para estabelecimento de preços mais justos para o comércio e
- educação ambiental e democratização da informação.

Por outro lado, ainda há algumas questões (obstáculos) que devem ser trabalhadas, pois representam uma ameaça para o desenvolvimento desta economia. São elas:
- desigualdade social brasileira;
- políticas públicas sobre meio ambiente desarticuladas;
- consumismo desenfreado, em contraposição ao consumo consciente;
- lobbies de grandes empresas e greenwashing (falsa propaganda de apelo ambiental);
- baixa qualidade da educação brasileira e
- mercantilização do meio ambiente, com a exploração do conhecimento de comunidades tradicionais.

A partir das vantagens e desvantagens destacadas, os grupos de trabalho devem definir, em próximas reuniões, propostas para levar à Rio +20. Ficou decidido que, no final do ano que vem, haverá outra edição do Diálogos Nacionais: Rumo à Rio +20, no Brasil. Além disso, em breve será criada uma plataforma de discussão online, onde os participantes poderão dividir suas experiências e visões sobre economia verde.

No próximo ano, Índia, Mali, Caribe e União Europeia deverão sediar edições do Diálogos Nacionais: Rumo à Rio +20.
Fonte: planetasustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário