----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Diversas formas de cuidar do meio ambiente

Empresa especializada em gestão ambiental cuida de problemas que poucos sabem que existem


Em 1992, o Brasil - mais especificamente, o Rio de Janeiro - foi sede da 2ª Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano. A Rio-92, maior reunião de chefes de Estado da história da humanidade, teve a presença de cerca de 117 governantes de países que buscavam soluções possíveis para o desenvolvimento sustentável e a reversão do processo de degradação ambiental. Este ano, a cidade foi palco da Rio+20, que marca os 20 anos da realização da Rio-92 e tem como objetivo renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável.

Como se pode notar, o tema sempre esteve e continua em pauta e a preocupação ambiental ganha cada vez mais espaço nas mesas de discussão, debates e também no dia-a-dia de pessoas, empresas e instituições. Já foi comprovado que a poluição do meio ambiente e o uso desenfreado de recursos naturais podem trazer danos irreparáveis à população. A introdução direta ou indireta de substâncias de natureza química ou energia, como é o caso de luz, calor ou radiação, podem provocar um efeito negativo no equilíbrio do meio ambiente e assim causar danos na saúde humana, nos seres vivos e no ecossistema.

Para minimizar alguns impactos causados pelo desenvolvimento da humanidade ao meio ambiente, leis vêm sendo criadas e empresas têm descoberto e colocado em prática eficientes maneiras para solucionar problemas que, muitas vezes, a população desconhece. Um exemplo é a criação da Resolução Conama 237, que prevê que resíduos provenientes de lavagem de peças, veículos, troca de óleo devem ser armazenados, transportados, descartados e destinados de maneira adequada. O não cumprimento caracteriza um crime ambiental. E quais são estes resíduos? Diversos materiais contaminados com óleos como embalagens de óleo lubrificante, estopas, trapos e filtros e a borra oleosa retirada da caixa separadora, que fica em postos de gasolina.

Se mal descartados, estes itens, considerados perigosos, podem trazer sérios riscos à população e ao meio ambiente. Além de permanecer por décadas no solo, que fica inutilizado para a agricultura, este óleo pode contaminar a água e os lençóis freáticos e inviabilizar o tratamento de esgoto, caso caia nesta rede. Para a saúde, os danos são diversos. Entre eles intoxicação, anemia, falha nos rins, entre outros. Ainda, a queima indiscriminada pode agravar o efeito estufa e causar malefícios à pele e ao sistema respiratório por conta da liberação de gases tóxicos.

A Solixx Soluções Ambientais, empresa que atua na área de gestão ambiental há mais de dez anos, conta com dois importantes serviços nesta área. Um deles é o gerenciamento e reciclagem de resíduos, que tem como objetivo destinar corretamente estes materiais sujos por óleo, e o outro é a investigação de passivo, um estudo sobre a possibilidade de contaminação de solo. Caso o problema seja detectado, a empresa oferece serviços de prevenção e remediação.

O primeiro começa com a coleta de embalagens de óleo lubrificante, estopas e trapos contaminados e filtros de óleo e com o encaminhamento destes materiais para a reciclagem correta. Todo o processo é cuidadosamente preparado e operado. E o resultado final é o re-refino e reutilização do óleo reciclado, sem desperdício ou poluição residual. A borra oleosa e os resíduos são encaminhados para co-processamento, e a água utilizada para as lavagens é tratada na estação da empresa, passando por uma limpeza e filtragem e, posteriormente sendo destinada a reuso. Toda a matéria-prima, depois do tratamento, quando está livre de odores e contaminação, é reutilizada em produtos plásticos. Para cada recolhimento feito, a Solixx emite um certificado de destruição do produto, o que garante a correta destinação de todos os resíduos. Em 2011, 65.300 filtros, 53.500 frascos e 16.590 trapos foram reciclados pela empresa.

Já o segundo serviço oferecido, conhecido como remediação, é um novo negócio no Brasil e verifica a contaminação do solo em locais onde estão instalados postos de gasolina e indústrias para evitar danos ao meio ambiente e à população, uma vez que resíduos podem poluir o lençol freático e causar danos ainda maiores, já que produtos como óleo, solvente, combustível e metal correm o risco de vazar. A Solixx consegue detectar se há contaminação de solo, além do tipo e o estado em que ela se encontra. Depois deste procedimento e caso a contaminação exista e seja detectado o risco à saúde da população, a empresa oferece um serviço altamente eficiente de tratamento e remediação, que propõe a descontaminação definitiva, utilizando técnicas diferentes.

O tratamento e prevenção da contaminação do solo são muito importantes para garantir a qualidade de vida da sociedade e preservação do meio. O tempo da remediação depende do estado em que a contaminação se encontra, mas pode levar de seis meses a dois anos.

Estes são alguns dos exemplos de contaminação e poluição que poucos conhecem, mas que também existem e trazem sérios riscos ao meio ambiente e à população. Mais informações sobre a atuação da Solixx Soluções Ambientais podem ser obtidas no site http://www.solixx.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário