----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Curitibanos pedalam para gerar energia limpa

Quem passar pela farmácia Minerva do Bacacheri, nesta quinta-feira, 14, poderá participar de uma atividade diferente, produzindo energia elétrica a partir do próprio esforço. A ação, denominada Cine Bike, conta com 14 bicicletas, acopladas a geradores individuais que, quando pedaladas, geram energia elétrica que ativa um telão. Ação ecológica acontece nesta quinta-feira

O mecanismo é simples: os geradores transferem a corrente contínua do dínamo ativado pelos ciclistas a um transformador, que a converte em corrente alternada de 110 volts. De acordo com o professor de Física do curso pré-vestibular Acesso, José Motta Filho, os equipamentos usados no Cine Bike dão um belo exemplo de transformação de energia: a energia mecânica proveniente das pedaladas transforma-se em energia elétrica capaz de acionar os aparelhos geradores de imagem para o telão.

Catorze pessoas pedalando juntas geram cerca de dois quilowatts em uma hora (2kWh**) - energia suficiente para acender simultaneamente 33 lâmpadas de 60 watts, carregar 540 vezes um celular ou usar a bateria de um laptop por 40h. "É a atividade física de mãos dadas com a ciência, gerando energia limpa e bem-estar para as pessoas", afirma o professor.

A ação acontece das 14h às 20h e tem o objetivo de conscientizar a população em relação à prática de exercícios físicos e geração de energia limpa. Pessoas de todas as idades podem participar do evento, que é gratuito e aberto à comunidade. A Minerva fica na Av. Erasto Gaertner, 387.


Serviço:
O quê - Cine Bike
Quando - 14 de junho, das 14h às 20h
Onde - Estacionamento da Farmácia Minerva Bacacheri (Av. Erasto Gaertner, 387 - Curitiba - PR)
Quanto - Entrada gratuita
* Em caso de chuva, o evento será transferido.
** 1 kWh representa a energia consumida por uma potência de 1.000 watts ao longo de 1 hora.

Fonte: CentralPress

Nenhum comentário:

Postar um comentário