----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 11 de julho de 2011

NEODENT DÁ EXEMPLO DE GESTÃO AMBIENTAL EFICIENTE

Com a implantação de políticas ambientais que preservam o meio ambiente e com índices que chegam a 98% de eficiência no tratamento de seus efluentes


Uma gestão ambiental eficiente, além de uma obrigação determinada pela legislação, começa a ser percebida como um diferencial estratégico para a maioria das empresas. Todo esse processo de gestão passa necessariamente pela orientação de uma empresa de consultoria especializada e pela implantação de novas alternativas socioambientais.

A Neodent é um desses exemplos. Empresa líder no segmento de atuação e 100% nacional, vem utilizando alta tecnologia em seus processos industriais sendo assim referência em sistemas de gestão ambiental. Em sua nova fábrica na cidade industrial de Curitiba produz implantes, componentes protéticos e instrumentais cirúrgicos, conta com máquinas e equipamentos de última geração que garantem produtos de alta qualidade, além de performance que atendem as mais rigorosas normas internacionais e políticas socioambientais.

Segundo Fabiana Dian Ferreira, engenheira química da consultoria 3R Ambiental responsável pela implantação dos projetos ambientais da Neodent, a preocupação da empresa com meio ambiente possibilitou, desde a construção da nova fábrica, uma gestão ambiental eficiente. ”Desde a escolha do terreno, para a nova unidade fabril, que tinha um plano de gerenciamento de resíduos da obra, depois com a construção da estação de tratamentos de efluentes, a Neodent tem atitudes que visam gerenciar de modo adequado os seus resíduos produzidos, colocando em prática a política dos “3 Rs” (Reduzir, Reusar e Reciclar), isso demonstra a sua preocupação com a preservação de recursos naturais”, ressalta a engenheira.

Dentre as ações efetivadas da Neodent estão o tratamento, através de processo físico-químico do efluente gerado pelo processo industrial e posterior tratamento em conjunto com o esgoto sanitário, através do “Sistema de Lodos Ativados”, possibilitando o reuso em irrigação. Outro projeto é o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos através de plano de gestão de resíduos sólidos implantado com treinamentos constantes. Os resíduos gerados possuem total rastreabilidade desde a sua geração até sua destinação final. Considerando que qualquer processo industrial se caracteriza pelo uso de insumos (matérias-primas, água, energia, etc.) que, estes passando por um processo de transformação, geram produtos, subprodutos e resíduos, por isso a importância de gestão de ambiental implantada na empresa.

Segundo o gerente geral da Neodent Daniel Lecuona, o sistema e tratamento de efluentes é modelo e recebe muitas visitas técnicas pela sua eficiência. “A Neodent pratica melhorias contínua em seus processos fabris e na parte ambiental não seria diferente. Nosso tratamento de efluentes que reaproveita água para irrigação de jardins e tem uma eficiência de quase 100%, nos deixa satisfeitos”, acrescenta o gerente.

A 3R Ambiental vem desenvolvendo projetos de consultoria sempre buscando a construção de sistema de Gestão Ambiental eficiente, que possibilite ganhos ambientais e financeiros para as empresas. O uso de tecnologia de ponta de gestão de resíduos sólidos e efluentes para redução de custo e os impactos ambientais são prioritários para a consultoria, que atua no mercado deste 2001. “O objetivo maior da gestão é o aprimoramento permanente de melhoria na qualidade ambiental dos serviços, produtos e ambiente de trabalho e temos conseguidos ótimos resultados como na Neodent, que investiu e hoje é exemplo para outras”, comenta Livia Dian Ferreira, sócia da 3R Ambiental.



Conheça o Sistema de Lodos Ativado da Neodent

A solução escolhida pela Neodent foi instalação de uma estação de tratamento de efluente eficiente que possibilitasse o reuso do efluente tratado para fins não potáveis. Os processos de tratamento de efluente visam reduzir a emissão de substâncias poluentes no solo e corpos d'água.

Neste sistema, o efluente industrial passa por tratamento físico-químico e posteriormente é encaminhado ao tratamento biológico juntamente com o esgoto bruto, através de equalização em um tanque pulmão. Então eles seguem para um tanque de aeração, com injeção de oxigênio por difusores de ar, acelerando a atividade bilógica de degradação por meio de bactérias aeróbicas. Essas bactérias presentes formam uma biomassa, denominada lodo, totalmente em suspensão, que será separada na unidade seguinte que é o decantador. Esse lodo é recirculado para o tanque de aeração e o excedente é descartado para os leitos de secagem.

Salienta-se que o termo efluente é o termo usado para as águas que após sua utilização, apresentam as suas características naturais significativamente alteradas. O efluente não tratado prejudica o meio ambiente e a saúde das pessoas. O lançamento do efluente diretamente nos rios causa poluição, levando a morte dos organismos vivos, mau cheiro, maior custo dos municípios para tratamento da água potável. Os agentes patogênicos presentes no efluente sanitário podem causar doenças como cólera, a difteria, o tifo, a hepatite e muitas outras.


Projetos ambientais implantados pela 3R Ambiental

Entre os serviços prestados pela consultoria, o tratamento de efluentes e reuso da água são os diferenciais. A implantação de estações de tratamento de efluentes (ETE) tem sido muito importante para as empresas, em função da legislação ambiental, altos custos do consumo de água e do impacto ambiental causado pelo despejo de efluentes sem tratamento na natureza.

Para uma maior eficiência deste tratamento a 3R Ambiental realiza ensaios de tratabilidade, dimensiona e opera estações de tratamento de efluentes líquidos industriais e também esgoto sanitário. “Após os ensaios de tratabilidade os projetos são elaborados para a construção da ETE, depois otimizamos o sistema aumentando sua eficiência,“ enfatiza Livia. Este sistema tem 98% de remoção das cargas poluidoras, um custo reduzido de operação e manutenção e a água pode ser reaproveitada para descarga de vasos sanitários, irrigação de jardins e gramados, reduzindo o uso de água potável e tendo ganhos ambientais significativos. Esta eficiência deixa os clientes com total confiança em nossos serviços.

A competitividade das empresas e uma maior conscientização ambiental dos consumidores, faz todo empresário pensar em investir em qualidade e no cuidado com o meio ambiente, com tratamento dos resíduos e dos efluentes. ”Para ajudar os empresários de maneira eficiente realizamos estudos e parcerias que possibilitem rapidez e qualidade nos processos de gestão ambiental dentro das organizações e temos conseguido êxito nos projetos“, conclui Livia.



BOX

Conheça alguns dos serviços prestados pela 3R Ambiental
• Licenciamento Ambiental
• Auditoria Ambiental
• Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV)
• Estudo de Impacto Ambiental (EIA)
• Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)
• Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
• Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil
• Projeto de usina de reciclagem de resíduos da Construção Civil
• Relatório Ambiental Prévio (RAP)
• Tecnologias limpas
• Treinamentos Específicos
• Caracterização de Efluentes Líquidos
• Ensaios de Tratabilidade
• Projetos, Adequação e Monitoramento de ETE (Estação de Tratamento de Efluentes Industriais e/ou sanitários)
• Sistemas de reuso de efluente tratamento

Saiba mais sobre a 3R Ambiental
http://www.3r-ambiental.com.br/ Fone: (41) 3077-9187


Destaques:



“A Neodent pratica melhorias contínua em seus processos fabris e na parte ambiental não seria diferente. Nosso tratamento de efluentes que reaproveita água para irrigação de jardins e tem uma eficiência de quase 100%, nos deixa satisfeitos”, gerente geral da Neodent Daniel Lecuona

“A Empresa Neodent tem atitudes que visam gerenciar de modo adequado os seus resíduos produzidos, colocando em prática a política dos “3 Rs” (Reduzir, Reusar e Reciclar), isso demonstra a sua preocupação com a preservação de recursos naturais”, engenheira química Fabiana Dian Ferreira, da consultoria 3R Ambiental





Matéria divulgada originalmente na edição 23 da revista Geração Sustentável - Tania Kamienski


===============================================
A revista Geração Sustentável faz uma promoção especial para você leitor que busca novos conhecimentos sobre o tema sustentabilidade corporativa.

Fazendo uma assinatura anual (R$ 59,90) da revista você ganha o livro “ECO SUSTENTABILIDADE: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável” do consultor Evandro Razzoto.

Aproveite essa oportunidade e faça agora mesmo a sua assinatura!

*Promoção por tempo limitado
Acesse aqui

Um comentário:

  1. Manual Prático de Gestão Socioambiental
    Por: Julis Orácio Felipe

    O risco socioambiental é um risco financeiro.

    Atualmente, empreendimentos são monitorados ao extremo, não somente pelo poder público como pela sociedade em geral. Para proteção do patrimônio empresarial e sua função social é importantíssimo que o empreendedor fique atento a estes requisitos, sob pena de severas perdas, principalmente perdas financeiras e de imagem empresarial.

    Mas como proceder, se a legislação socioambiental brasileira é complexa desde seu nascedouro, nossa Constituição Federal?

    A idéia deste curso é orientar assessores e consultores, bem como os titulares de empreendimentos, de como realizar uma metódica atividade de Due Dilligence, ou seja, como verificar se a unidade empresarial atende aos requisitos legais, a fim de dar segurança para a gestão do negócio.
    Este método de verificação pode ser aplicado a todo tipo de empreendimento, independente de porte, gerando uma série de produtos que certamente trarão segurança para as operações empresariais.

    Contém uma série de planilhas exemplo para execução e monitoramento das atividades e aborda inclusive um método de análise de alvo, também conhecido como análise de partes interessadas, uma moderna abordagem de conhecimento do entorno de empreendimentos, buscando harmonizar a atividade empresarial com os anseios da comunidade em geral, legitimando as operações.

    Além de um método de verificação de adequação jurídica é um método que permite o estabelecimento de controles e monitoramentos para uma gestão socioambiental eficaz.

    Trata-se de um verdadeiro modelo de implantação de gestão socioambiental à disposição de consultores, auditores e responsáveis pela gestão socioambiental corporativa.

    http://www.clubedosautores.com.br/book/50662--Gestao_Socioambiental_Total

    ResponderExcluir