----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Empresário vê possibilidade de investir em mais uma Usina de Reciclagem no Paraná

Com a Copa do Mundo a expectativa é ampliar a conscientização das empresas do destino correto dos resíduos da construção civil

O diretor presidente do grupo Higi Serv, Adonai Aires de Arruda, esteve presente na reunião da diretoria executiva do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon), para apresentar ao mercado as formas de reaproveitamento de resíduos de construção civil realizadas na Usina de Recicláveis Sólidos Paraná (Usipar) - a mais nova empresa do grupo Higi Serv e a primeiro do estado com esta finalidade.

Durante a apresentação foram detalhados o processo de reciclagem do material, desde a separação dos produtos, classificação até a trituração da matéria-prima que pode ser reutilizada na construção civil com preço ate 25% mais baixo do que o usual. Um alerta foi relatado pela equipe de engenheiros da Usipar, cerca de 30% das caçambas de itens de construção civil entregues na Usina são recusados porque possuem mais de 35% de materiais como plásticos e papelão ou itens como pedaços de árvores, colchões e até televisores. "Nosso objetivo é mostrar que a reciclagem destes materiais é importante para o meio ambiente, por isso precisamos conscientizar que a separação de lixo tem que ser efetuada desde o começo do processo, como fazemos em casa", afirma a engenheira Livia Ferreira, da 3R Ambiental.

Todo o material reciclado que é separado na triagem e não serve para a construção civil, como o plástico e o papelão, são prensados e encaminhados à empresas licenciadas para o destino correto destes produtos.

"Nossa ideia é investir em outras unidades em nosso estado. A construção civil esta em amplo crescimento e seremos uma das cidades sede de Copa do Mundo, tudo isso vai aumentar ainda mais a procura por estes produtos e também a destinação correta dos mesmos", disse Arruda.

Também foi apresentado pela equipe da Usipar as vantagens competitivas desta reutilização como a preservação ambiental com a redução da extração de areias e pedreiras, alem da correta destinação dos resíduos.


Usipar

Inaugurada na região metropolitana de Curitiba, em Almirante Tamandaré (PR), a USIPAR, Usina de Recicláveis Sólidos Paraná S/A. Com um investimento inicial de R$7 milhões, ocupando uma área de 54 mil m², a empresa vai atuar na reciclagem de sobra de materiais de construção civil de Curitiba e Região Metropolitana, sendo um grande serviço de apoio para o segmento da construção civil, um dos mais aquecidos do país.

Contando inicialmente com 30 colaboradores e com a expectativa de chegar ao final de 2011 com 60, a USIPAR levou três anos para sua total implantação. Período importante para a obtenção de todas as licenças ambientais e também a adequação do projeto as necessidades regionais. A empresa começa sua operação com a capacidade média de 8 mil toneladas de resíduos/mês, com a possibilidade de alcançar em médio prazo a demanda de 20 mil toneladas/mês.

Programada para atender a capital Curitiba e toda sua região metropolitana, a Usina promete ter 15% deste mercado até o final do ano, inclusive ampliando o projeto com a construção de novas unidades em outras regiões. A iniciativa da implantação da USIPAR se deu através de uma parceria estratégica entre Adonai Aires de Arruda, Adilson Penteado, Silvio Gaspar e Alexandre Graeser Blaszezyk.


O produto e o Meio Ambiente

Trabalhando com resíduos do tipo A, que inclui a caliça das obras de construção - como restos de material cerâmico, concreto e argamassa - a USIPAR após separar os materiais de acordo com sua classificação, tritura a caliça transformando-a em areia, brita, pedrisco e rachão, que são comercializados para nova utilização na construção civil.


Fonte:
http://www.mapacomunicacao.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário