----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 15 de julho de 2011

REDE DE VAREJO E FORNECEDORES LANÇAM PRODUTOS MAIS SUSTENTÁVEIS

O consumidor brasileiro conta com mais opções de produtos com menor impacto ambiental. São 13 itens líderes de categoria - desde alimentos e eletrônicos a itens de perfumaria e higiene e limpeza – fabricados por algumas das principais indústrias de consumo do País. O projeto “Sustentabilidade de Ponta a Ponta” é uma parceria do Walmart, idealizador do programa, com os fornecedores Ambev, Danone, Kimberly-Clark, Kraft Foods, L’oreal, Mars, Nat Cereais, Philips, Reckitt Benckiser, Santher, Sara Lee, SC Johnson e Whirlpool.

Pelo programa, os fornecedores escolheram um item líder de categoria para que fosse analisado tecnicamente todo o seu processo de produção. O Walmart, mais uma vez, deu o suporte técnico representado pelo CETEA (Centro de Tecnologia de Embalagens, ligado ao Instituto de Tecnologia de Alimentos, do governo de São Paulo), que durante 18 meses fez reuniões com as indústrias a fim de sugerir mudanças em qualquer fase da produção. O CETEA avalizou os resultados apresentados do início ao fim da cadeia produtiva.

"Optamos por focar produtos líderes de mercado por duas razões: o consumidor não precisa abrir mão do item de sua preferência e, ao mesmo tempo, acreditamos que podemos influenciar outros fornecedores a adotar ações semelhantes, gerando um efeito multiplicador em todo o mercado", afirma Marcos Samaha, presidente do Walmart Brasil.

Só em resíduos, os 13 produtos representam redução de mais de 250 toneladas por ano, considerando a estimativa de venda em um ano no Walmart. Pelo mesmo critério, a redução do uso de água chega a dois milhões de litros e, de energia, mais de 19 milhões de Kwh. Além disso, em relação às emissões de gases de efeito estufa, houve redução de 3.171ton CO2 equivalente, o que corresponde a uma economia de 17,3 milhões de km rodados.

Na primeira edição a empresa contou com 10 fornecedores e produtos que levaram às gôndolas a opção de uma compra consciente em prol do meio ambiente. Os itens participantes da primeira edição tiveram um crescimento médio de venda de 40%, após seu lançamento. Os resultados demonstram uma clara aceitação e escolha do consumidor pela preservação dos recursos naturais, sem ônus para o seu bolso. “Essa segunda edição do Projeto é uma demonstração de que modelo deu certo. O desafio agora é mostrar aos consumidores que essa é uma iniciativa consistente, com critérios técnicos bem estabelecidos e uma tendência para o consumo consciente”, completa Samaha.


ANÁLISE E RESULTADOS

As etapas do ciclo de vida do produto foram detalhadas para identificação das oportunidades de melhorias que levassem à redução de indicadores de consumo de recursos naturais, de energia, de emissões de GEE e de geração de resíduos sólidos, tanto industrial como no pós-consumo. Também foram identificadas ações de contribuição social e voltadas à educação ambiental. Com base na estimativa de venda anual na rede Walmart Brasil dos 13 produtos desenvolvidos no Projeto Sustentabilidade de Ponta a Ponta, os ganhos totais foram:

- Redução de emissões de gases de efeito estufa: 3.171ton CO2 equivalente (economia de 17,3 milhões de km rodados);
- Mais espaço nos caminhões com as reduções de embalagem. Aumento entre 32% e 64% na capacidade das carretas;
- Certificação de produtos e processos, engajamento em campanhas de interesse coletivo e outras iniciativas com foco social;
- Redução no consumo de óleo diesel: 232.430 litros;
- Redução no consumo de energia elétrica: 19.27 GWh (= 19.269.869 kWh) (economia de 8,03 milhões de lâmpadas de 100W);
- Redução no consumo de água: 2.402.880 litros ou 2.402 m³;
- Redução da massa de embalagem: 79.450 kg
- Redução de resíduos (industrial ou agrícola, excluindo pós-consumo): 250.400kg.


Fonte: Excom Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário