----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

domingo, 31 de julho de 2011

Junior Achievement realiza trabalho para estimular nos jovens o espírito empreendedor

Empreendedorismo como forma de inserção social e educação


A percepção da importância do estímulo aos jovens para o desenvolvimento fez surgir uma das mais antigas organizações de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo do mundo. Focada em investir no crescimento profissional de jovens através de programas educativos, a Junior Achievement desenvolve hoje parcerias com empresas para a formação de um futuro melhor e promissor para jovens de todo o mundo.

A Junior Achievement desenvolve atividades através de programas educativos criteriosamente formulados, aplicados junto aos jovens através de parcerias com escolas e voluntários dispostos a compartilhar suas experiências e conhecimentos com estudantes de diferentes faixas etárias. Por meio dos programas aplicados em escolas públicas e privadas, as ações de responsabilidade social mantidas por pequenas, médias e grandes empresas, propiciam esse modelo sustentável, em que o conhecimento é transmitido gratuitamente aos alunos. O sucesso da Junior Achievement é resultado da sinergia e da dedicação de todas as partes envolvidas: empresas, escolas, alunos, tendo como principal vínculo entre eles os voluntários.

No Brasil, aproximadamente 2.300.000 alunos foram beneficiados por 90 mil voluntários, e globalmente, cerca de 27.000 alunos por dia participam dos programas, consolidando a formação de uma cultura empreendedora ao redor do mundo, dentro de uma perspectiva ética e responsável.

O trabalho da Junior Achievement acontece em parceria com empresas que compartilham do mesmo ideal de contribuição para formação humana e social. Segundo Fabrício Campos, diretor executivo do Junior Achievement, explica que “as empresas engajadas neste projeto possuem grande credibilidade no mercado e rigor na escolha dos programas sociais que apóiam, sendo que muitas delas atuam ativamente na coordenação das atividades da JAPR.”

De acordo com João Guilherme Brenner, presidente executivo da Nutrimental, empresa parceira da Junior e mantenedora do projeto no Paraná, “a crença que a formação do jovem é a melhor forma de construir um futuro é o que leva investirmos no projeto. Partilhamos o mesmo princípio, de crescimento baseado na educação”. Hoje, a Nutrimental abre suas portas para que jovens possam aprender e vivenciar com os voluntários da empresa as experiências importantes para seu futuro, desde o estímulo à educação até a vivenciar experiências do mercado empresarial.

A Penacchi Distribuidora, outra empresa mantenedora da Junior Achievement, reforça a crença nos valores pregados pela organização junto aos jovens. “Vemos na Junior a oportunidade de dar aos jovens educação e conhecimento não só sobre empreendedorismo e vivência empresarial, mas também sobre questões importantes na vida, como responsabilidade e respeito”, afirma Paulo Penacchi, diretor comercial Penacchi. A empresa, que tem uma parceria há cinco anos com a Junior Achievement, faz questão de investir nos projetos em prol de um futuro melhor para os jovens de sua região. “É importante que as empresas estejam em projetos como esse. Através da Junior, nós, e outros empresários, podemos contribuir para a formação de um mundo melhor”, comenta Penacchi.

O trabalho é desenvolvido por voluntários das empresas mantenedoras, que doam tempo de suas rotinas e compartilham experiências com jovens que participam do projeto. Bruno Godoy é colaborador da Nutrimental e voluntário nas oficinas que a Junior Achievement promove. “Este já é o segundo ano que eu atuo como voluntário. No ano passado participei de um programa chamado ‘As Vantagens de permanecer na escola’, que combatia a evasão escolar. Nesse ano participo do programa ‘Miniempresa’. Me dedico a esse projeto pois acredito que todos podemos fazer a nossa parte e não apenas esperarmos iniciativas públicas para que algo aconteça na nossa sociedade. Alunos mais bem preparados certamente serão pessoas melhores e terão maiores oportunidades”, afirma Bruno.

Atualmente o Conselho Consultivo da Associação Junior Achievement Paraná é composto pelas seguintes empresas que enxergam longe e financiam os trabalhos em todo o Estado: Gerdau, Grupo Boticário, CCR Rodonorte, ALL, Brafer, Trombini, SESI/PR, CESBE Engenharia, UNIFAE, Nutrimental, Cassol, Volvo, AAM do Brasil, Bematech, Pennacchi, Águia Participações, Maxiprint, Indusfrio, Atlas Schindler, PESA, Grupo Hübner, Moinho Arapongas, Caramuru, Prodasa, Ultragaz, Brazilian Pet Foods, Masisa, Peróxidos do Brasil e Brookfield. Além dessas organizações que mantém a entidade, outras empresas também contribuem através do apoio com serviços e do envolvimento de seus colaboradores nas ações de voluntariado nas escolas.


Junior Achievement também é sustentabilidade

Um dos programas realizados pela Junior Achievement com muito sucesso no Paraná é o “As Vantagens de Permanecer na Escola”. Esse programa aborda o tema sustentabilidade, alinhando-se com os esforços globais em prol da promoção do desenvolvimento sustentável. Esse programa é realizado com alunos de 8° série/9° ano, que descobrem a relação entre educação, opções de carreira e o alcance de metas. Nessas atividades, os alunos visualizam os níveis de renda em relação ao nível de educação formal das pessoas. Aprendem a visualizar os custos e as vantagens de estudar, aprendem as dificuldades de viver e se sustentar independentemente, possuindo uma baixa escolaridade, realiza um planejamento de carreira e se preparam para uma entrevista de emprego. Os estudantes trabalham em grupos para levantar argumentos e debater sobre a evasão escolar e na conclusão escrevem uma carta a um amigo que esteja pensando em abandonar a escola.

“Assim os alunos aprendem os conceitos e habilidades de êxito, educação, opções de carreira, renda, oportunidades, entre outras coisas. Os conceitos são passados através de discussões orientadas, exercícios escritos, trabalhos em grupo, simulações e jogos, proporcionando um ambiente agradável para aprendizagem”, afirma Fabrício Campos. Atualmente, esse programa contempla o maior número de alunos atendidos pela JAPR. Desde 2004, foram beneficiados mais de 70.500 alunos em 578 escolas e, somente em 2011, 26.575 alunos em 290 escolas públicas paranaenses receberão o programa.

Conheça a Junior Achievement

A Junior Achievement, fundada em 1919, nos Estados Unidos, é uma associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho. Atualmente está presente em 123 países, beneficiando mais de 9 milhões de jovens ao ano em todo o mundo. No Paraná iniciou as atividades em 2003 e já beneficiou mais de 200 mil alunos desde então e somente para o ano de 2011 a meta é beneficiar 100.000 estudantes do ensino fundamental e médio em 40 cidades paranaenses.

Projetos da Junior Achievement no Paraná
Os programas a seguir são os que beneficiam atualmente o maior número de alunos no Estado do Paraná.

Nossa Região
Leva os jovens a refletir sobre os recursos necessários para os negócios e sobre o planejamento de negócios baseados em recursos.

Vamos Falar de Ética
Leva aos jovens reflexões sobre uma conduta ética em suas vidas profissional e pessoal, contribuindo para a compreensão de seu papel como cidadãos.

Vantagens de Permanecer na Escola
Mostra aos alunos a importância de continuar estudando, integrando conceitos de empregabilidade, educação e qualificação.

Miniempresa
Proporciona uma experiência prática em negócios através da organização e da operação de uma empresa. Equipes de voluntários com diferentes experiências nas áreas de Recursos Humanos, Finanças, Produção e Marketing acompanham os alunos no decorrer deste projeto.

** Matéria divulgada originalmente na edição 23 da revista Geração Sustentável - Lyane Martinelli

============================================
A revista Geração Sustentável faz uma promoção especial para você leitor que busca novos conhecimentos sobre o tema sustentabilidade corporativa.

Fazendo uma assinatura anual (R$ 59,90) da revista você ganha o livro “ECO SUSTENTABILIDADE: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável” do consultor Evandro Razzoto.


Aproveite essa oportunidade e faça agora mesmo a sua assinatura!

*Promoção por tempo limitado
Acesse aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário