----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 5 de junho de 2013

PROJETO RECICLAR É SHOW UNE RECICLAGEM E MÚSICA E ENGAJARÁ MAIS DE CINQUENTA MIL CRIANÇAS

O programa envolverá cem escolas em sete estados brasileiros e culminará com um show regido pelo maestro João Carlos Martins.

São Paulo, maio - Após três anos empoderando crianças em projetos de sustentabilidade com foco na reciclagem, Tang - marca de refrescos em pó da Mondelēz Brasil – decidiu unir o tema à música. A marca acaba de lançar o “Reciclar é show”, iniciativa que envolverá cem escolas públicas e mais de cinquenta mil estudantes de todo o Brasil. Durante cinco meses, eles aprenderão, por meio da reciclagem, a criar e tocar seus próprios instrumentos e, ao final, os alunos da instituição vencedora terão a chance de participar do evento de encerramento: um show no Auditório do Ibirapuera conduzido pelo maestro João Carlos Martins.

O objetivo do projeto é colocar as crianças como protagonistas de iniciativas que possam contribuir para a educação no país e para a formação de cidadãos. Além disso, mostrar de forma concreta a evolução das crianças no decorrer do projeto, que conta com duas frentes: uma liderada pelo músico e artista plástico Fernando Sardo, que envolverá workshops de música, nos quais as crianças irão desenvolver habilidades motoras, a criatividade, a sensibilidade e integração; e a outra frente que irá incentivar a doação de materiais recicláveis para uma instituição que os transformará em instrumentos musicais.

“Mesmo já tendo feito concertos no Palácio do Planalto, ter sido coautor da cantata da Rio +20 e me apresentado por todo o mundo, me senti pequeno quando fui apresentado ao projeto Reciclar é show”, diz o maestro João Carlos Martins. “Decidi entrar de corpo e alma nessa iniciativa e, hoje, o Reciclar é Show faz parte do nosso futuro tanto quanto os projetos sociais e a orquestra Bachiana SESI-SP", completa ele.

As cem escolas participantes foram selecionadas a partir de reuniões com as secretarias de ensino das dez cidades integrantes do “Reciclar é show”. São elas: São Bernardo do Campo e Piracicaba (SP); Betim (MG), Chapecó (SC); Porto Alegre (RS); Recife e Vitória de Santo Antão (PE); Salvador e Feira de Santana (BA) e Fortaleza (CE).

A grande maioria das escolas escolhidas não conta com projetos de música instituídos na grade de atividades dos alunos, e o projeto deverá iniciá-las e estimulá-las nesta frente.


Um comentário: