----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Empreendimento catarinense conquista terceira pré-certificação LEED; primeiro selo nível Gold de SC


Projeto do edifício Atrium, que será lançado pela incorporadora Pedra Branca, obteve 62 pontos na avaliação do Green Building Certification Institute

O primeiro edifício com pré-certificação LEED (Leadership in Energy and Envitonmental Design) nível Gold de Santa Catarina, concedida pelo U.S. Green Building Council - USGBC, será construído no bairro planejado Pedra Branca, em Palhoça, na Grande Florianópolis. O projeto do edifício comercial Atrium, que será lançado pela incorporadora que dá nome ao empreendimento sustentável, obteve 62 pontos no somatório das 6 categorias, conforme avaliação do Green Building Certification Institute - GBCI.

Entre os requisitos do projeto do Atrium relacionados à promoção da saúde humana, preservação ambiental e uso racional dos recursos naturais que contribuíram para o alcance do pré-certificado estão à geração e uso de energia renovável de placas fotovoltaicas na cobertura, economia de mais de 35% de água potável, com vasos de duplo fluxo, mictórios e torneiras eficientes; central de armazenamento e separação de resíduos para reciclagem na fase de operação e sistema de automação e controle predial, que permite a medição e verificação on-line do consumo de água e energia do edifício.

O LEED é um sistema de certificação voluntário de edifícios verdes, reconhecido internacionalmente e que incentiva a implantação de estratégias de alta performance ambiental e eficiência energética de projetos e construções de edifícios. Para a emissão do certificado, sete categorias são avaliadas, entre elas o uso racional da água, eficiência energética, inovação e prioridade regional. Os edifícios certificados possuem custos operacionais mais baixos, além de reduzir os resíduos enviados para aterros durante a construção e a energia anual através de sistemas de ar condicionado de alto desempenho e filtragem mais restritiva, iluminação eficiente, automação predial e vidros de alto desempenho.



Pré-certificações Pedra Branca - Esta é a terceira pré-certificação conquistada por um projeto da Pedra Branca: em junho de 2012, o edifício comercial Office Green, que está em construção, com data de entrega prevista para fim deste ano, conquistou nível prata, e em janeiro deste ano a Torre I do Corporate Center também foi pré-certificada na mesma qualificação. Todas as conquistas foram acompanhadas pela ENE Consultores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário