----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 26 de junho de 2013

ENERGIA SOLAR É MAIS UMA ALTERNATIVA PARA A EFICIÊNCIA DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA


Com o crescimento desordenado das cidades, aumentou a demanda das prefeituras por projetos que viabilizem a mobilidade e o desenvolvimento com um mínimo de organização e sustentabilidade. Dentre outros custos, o gasto com iluminação pública é proporcional ao crescimento da população.

Uma demonstração disso é a troca de lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas LED em alguns parques, ruas e túneis de São Paulo. Segundo pesquisa realizada em 2012 pela Climate Group, em 12 cidades no mundo, a iluminação pública é responsável atualmente por 19% do consumo mundial de eletricidade, e por 6% das emissões de gases de efeito estufa.

Outras formas de aplicações energéticas e de iluminação que utilizem energia solar são estimuladas e pensadas de reuniões realizadas bianualmente pelo C40 - grupo constituído por prefeitos das 40 maiores cidades do mundo. Eles se reúnem de tempos em tempos a fim de discutir novas soluções para que metrópoles sejam estimuladas a utilizar fonte de energias alternativas, dentre outras iniciativas.

“Aplicar a energia solar como fonte complementar de energia em prédios e outros equipamentos públicos pode contribuir ainda mais com a redução do custo com a energia elétrica, a médio e longo prazo”, garante Pedro Pintão, engenheiro e sócio-diretor da Neosolar Energia, empresa paulista especializada em soluções e capacitação para energia solar.

Toda iluminação de órgãos e vias públicas necessária para o atendimento do munícipe, e ainda uma futura estação para reabastecimento de veículos movidos a eletricidade são possibilidades reais, que apoiariam práticas mais sustentáveis.

Ao integrar a geração de energia a partir de fonte solar aos locais de atendimento público é possível atingir altos índices de economia. “A economia atingida é de acordo com o projeto. Realizamos um estudo para identificar a média de consumo e a capacidade de produção de energia no local – que vai depender do espaço físico disponível para instalação dos painéis e demais equipamentos necessários para a geração de energia”.

Além do total do projeto, a Neosolar Energia realiza também a instalação e manutenção dos equipamentos, além de oferecer capacitação profissional para quem tiver interesse em se tornar um instalador.

Poste para Iluminação Pública
A iluminação de vias públicas, praças e parques pode ser feita por postes solares autônomos, movidos a energia solar fotovoltaica, com autonomia de três dias sem sol, funcionando 12h por dia. A instalação é fácil, sem fios e manutenção simples, se acendendo e apagando automaticamente. A luminária é de LED de alta eficiência, com brilho forte e baixo consumo. As baterias são de longa duração, com vida útil de até cinco anos.


Alternativa mais que eficiente: Painel Solar

Sistemas conectados à rede elétrica são uma alternativa para reduzir o custo da energia consumida. Ao instalar placas fotovoltaicas, a energia é produzida e consumida no local, e o excedente pode ser cedido à concessionária, retornando em forma de créditos na próxima fatura.

Saiba mais sobre a Neosolar Energia em: www.neosolar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário