----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Faber-Castell comemora Dia Internacional do Meio Ambiente com resultados positivos em seus projetos sustentáveis

Empresa é referência em ações verdes e atua há anos com programas de preservação de florestas, animais e de uso de fontes de energia alternativas

São Paulo, junho de 2013 – A sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental estão entre os principais pilares da Faber-Castell, empresa que completa 252 anos em 2013. Os excelentes resultados nestes segmentos refletem os investimentos da companhia nessas áreas ao longo dos anos. Uma das primeiras empresas no mundo a se preocupar com o desenvolvimento de ações sustentáveis, a Faber-Castell aproveita a semana do Dia Internacional do Meio Ambiente para lançar uma discussão sobre a necessidade de preservação das florestas e o papel socioambiental das empresas no Brasil.

Entre os projetos da Faber-Castel que alinham produção e desenvolvimento sustentáveis estão a criação e manutenção de áreas de reflorestamento e reservas nativas; programas para o reaproveitamento dos materiais utilizados na fábrica e em seus escritórios, bem como o programa de coleta de instrumentos de escrita para evitar o descarte desses materiais no meio-ambiente. Além destes, a empresa também controla a emissão de Gases de Efeito Estuda (GEE) em todas as operações controladas pela matriz brasileira, utilizando fontes de energias alternativas e renováveis, o que resultou na conquista do primeiro lugar no ranking divulgado pela Bloomberg New Energy Finance (Bnef) no ano passado.

No Brasil, a companhia trabalha exclusivamente com madeira reflorestada, desde os anos 80, na cidade de Prata (MG), onde fomentou o plantio para a produção de EcoLápis. Só no município, são ao todo 9.6 mil hectares, divididos em 10 parques florestais. Desse total, 2.7 mil hectares são de áreas de preservação permanentes – habitat natural para a fauna, que inclui algumas espécies ameaçadas de extinção. Atualmente, do total de 1,9 bilhão de EcoLápis produzidos anualmente, 98% são de madeira certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council), principal órgão internacional na área de manejo florestal sustentável e o restante é proveniente de madeira de reflorestamento.

Principais projetos:

• Animalis

O Animalis, projeto existente há 20 anos, monitora e identifica os animais que vivem dentro dos parques florestais da Faber-Castell. Durante este período, já foram identificadas 55 diferentes espécies de mamíferos e 232 de aves, 13 das quais estão na lista de animais sob risco de extinção, como o lobo-guará, o tamanduá bandeira e a onça parda e 149 espécies de formigas .

• Arboris

O projeto Arboris consiste na preservação, recuperação e adensamento de remanescentes da flora nativa presente nos parques florestais da empresa. Mais de 300 espécies já foram identificadas nos inventários executados. O conhecimento detalhado da flora existente, ao lado do conhecimento da fauna, definem as ações da empresa para a criação de ambientes propícios à manutenção e atração das espécies.

• Energias alternativas

No final do ano passado, a Faber-Castell ficou em primeiro lugar no Índice Corporativo de Energia Renovável (CREX, da sigla em inglês), ranking que aponta as companhias que mais utilizam fontes renováveis alternativas de energia consumida em 2011 na sua produção. Elaborado pela Bloomberg New Energy Finance (Bnef), o ranking brasileiro é inédito e tem como base um levantamento realizado com as 200 maiores empresas do País em valor de mercado. Foi considerado o consumo total de energia elétrica das companhias e o volume gerado por meio de fontes alternativas renováveis, que incluem pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), solar, eólica, biomassa, como cana-de-açúcar e madeira de reflorestamento.

• Inventário de carbono

A Faber-Castell também controla rigorosamente a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE): o inventário de 2010 de GEE da empresa revelou que a empresa capturou 8,10 vezes mais do que a quantidade de CO2 emitida em todas as operações controladas pela matriz brasileira. O relatório aponta, ainda, um aumento de 6,3% em relação ao resultado obtido em 2008, ano do primeiro inventário, quando a captação de gases nocivos ao meio ambiente chegou a 7,23 vezes a quantidade de gases emitidos. Com isso, o volume de gases capturados desde o ano de 2008 é suficiente para cobrir as operações da empresa pelos próximos 21 anos – se mantidas as emissões atuais. O material leva em consideração a norma ISO 14064-1 e segue as orientações do GHG – Greenhouse Gas Protocol Initiative.

• Reciclagem de materiais

A Faber-Castell também estabeleceu uma parceria com TerraCycle para um programa de coleta. O projeto permite a transformação de milhares de instrumentos de escrita e suas respectivas embalagens em matéria-prima reciclada, o que evita o descarte de resíduos no meio ambiente. Em apenas alguns meses de parceria, já foram recolhidas mais de 91.700 unidades de materiais de escrita por 584 times de coleta. O programa conta com a ajuda do consumidor, que pode se inscrever gratuitamente no Programa de Coleta e na Brigada de Instrumentos de Escrita Faber-Castell através do site: http://www.terracycle.com.br/pt-BR/brigades/brigada-de-instrumentos-de-escrita-faber-castell.html. Podem ser enviados todos os instrumentos de escrita de qualquer marca como lápis, lápis de cor, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, destaca texto, marcadores permanentes e marcadores para quadro branco que não funcionam mais ou estejam quebrados.

Faber-Castell
SAC: 0800-7017068


Nenhum comentário:

Postar um comentário