----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 18 de junho de 2013

Lenha ecológica a partir de resíduos agrícolas é novidade que substitui carvão e madeira


Chamada de briquetagem, esta tecnologia será apresentada pela Embrapa Bioenergia na Renex South America, de 27 a 29 de novembro, em Porto Alegre. 


Lenha a partir de resíduos agrícolas. Essa é a novidade que será exposta ao vivo partir de diversas matérias-primas durante a Renex South America, feira de energias renováveis que terá sua primeira edição em novembro, em Porto Alegre (RS). Com o objetivo de substituir o carvão e madeira, os briquetes são produtos obtidos a partir de diversas matérias-primas como serragem de pinus e de eucalipto, sabugo de milho, bagaço de cana-de-açúcar, soca de algodão e outros.

Conforme dados da Embrapa, a agricultura gera grande quantidade de resíduos e nem sempre eles são bem aproveitados. Podemos usar como exemplo a casca de arroz. Em 2010 havia cerca de 1 milhão de toneladas de casca de arroz sem utilidade definida em todo o Brasil. Uma forma de aproveitar a casca de arroz e a energia que ela contém é transformá-la em briquetes que poderão substituir lenha e carvão vegetal em muitas aplicações. Essa espécie de “lenha ecológica” pode ser usada em residências, em indústrias, em olarias, cerâmicas, fábricas de alimentos ou de produtos químicos, etc.

Um estudo de 2012 apontou que no país 14% das indústrias produzem briquetes a partir de casca de arroz e a mesma porcentagem utiliza serragem e resíduos de madeira.

“A participação em uma Feira do porte da Renex é muito importante para a Embrapa, pois permite apresentar e promover projetos de pesquisa, produtos e tecnologias para públicos diversificados”, destaca José Manuel Cabral, Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroenergia. Ao mesmo tempo, a feira permitirá conhecer e fazer contatos com outras empresas que atuam nas áreas em que a unidade já atua ou pretende atuar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário