----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

CAU/PR apresenta Projeto Arquiteto Empreendedor para parceiros

Projeto deve beneficiar e ajudar  profissionais que querem se tornar empreendedores, mas também pode melhorar desenvolvimento do Estado
Imagem: Jucenei Gusso Monteiro, coordenador do NESC-CAU/PR e Jeferson Dantas Navolar, presidente do CAU/PR


O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), Jeferson Dantas Navolar, e o conselheiro do CAU/PR e coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Sustentabilidade do CAU/PR (NESC-CAU/PR), Jucenei Gusso Monteiro, apresentaram o Projeto Arquiteto Empreendedor a parceiros a agentes de fomento do Núcleo. Em sua apresentação, o presidente do CAU/PR ressaltou que um dos objetivos do Núcleo é “transformar os arquitetos em empreendedores para que esses profissionais deixem a informalidade e, como pessoas jurídicas, tenham acesso a fontes de financiamento, possam participar de licitações e tenham benefícios sociais como direito a aposentadoria”.

Navolar também apresentou números dos profissionais e das empresas que hoje atuam no Estado. O Paraná tem em torno de sete mil profissionais pessoas física e apenas cerca de mil empresas. “Esta é uma realidade que precisa mudar. Nesse sentido o projeto Arquiteto Empreendedor surge para auxiliar o profissional de arquitetura e urbanismo a montar sua empresa e vir a se tornar agente transformador dentro da sociedade”, afirma Navolar.

Já para Jucenei Gusso Monteiro, o arquiteto pode interferir diretamente na qualidade financeira de cada município. “Sabemos que há recursos do Governo Federal para as administrações municipais que muitas vezes não são utilizados por falta de projetos. Por isso, a intenção do Núcleo é orientar e preparar os profissionais para que eles possam auxiliar na captação dessas verbas, promovendo assim o desenvolvimento regional”, completa Monteiro.

Municípios
A qualificação dos profissionais e a possibilidade de atuação deles junto aos municípios são vistas com bons olhos pelo gerente regional da Caixa Econômica Federal, Marques Calixto. “Acho que a iniciativa da criação do Núcleo é de extrema importância, porque a valorização dos profissionais de arquitetura traz com certeza um benefício maior para toda a sociedade. E nós estamos cada vez mais precisando de profissionais competentes, com esclarecimento e com conhecimento suficiente nos municípios do Estado do Paraná, principalmente os que não têm nenhuma assistência”, afirma Calixto. O gerente disse que os municípios precisam de projetos e planos de execução de trabalhos para receber fundos do Governo Federal e o Núcleo pode contribuir ajudando as prefeituras a viabilizá-los.

O técnico de Relações Institucionais da Fomento Paraná, Elson Teixeira, vê com otimismo a iniciativa do Conselho. Para ele, o CAU pode vir a ser dos grandes fomentadores do crescimento e da sustentabilidade junto a empresários formais e informais e aos profissionais da área. “A Fomento realmente pode se considerar parceira dessa iniciativa, em função da sinergia que é construída através das iniciativas tanto da agência quanto do CAU”, diz Teixeira. O técnico ressalta que ações como essa do CAU/PR, qualificando os arquitetos como agentes da sociedade, irão fazer com que mais recursos cheguem aos municípios.

Para conhecer mais sobre os trabalhos do Núcleo, estavam na apresentação representantes da Embracon, da Nobre Seguradora, do Fundo de Assistência Social dos Arquitetos e Urbanistas (Funsau), da Berkley, da Fomento Paraná, do Call Center Paraná, da Caixa Econômica Federal, da Aliança Nosso Paraná Sustentável, da Associação Comercial do Paraná e da Revista Geração Sustentável. O Sebrae embora não tenha participado dessa reunião já é parceiro do NESC-CAU/PR. E será o responsável pelos cursos de qualificação dos profissionais da arquitetura e urbanismo.

Sobre o CAU/PR
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná é uma autarquia Federal criado pela Lei nº 12.378/2010 que também regulamenta o exercício da profissão de arquiteto e urbanista. Está em funcionamento desde 19 de novembro 2011. Ele tem, entre outras, as funções de fiscalizar o exercício da profissão, bem como influir na formulação das políticas públicas nas áreas de habitação, mobilidade, planejamento territorial urbano e preservação do patrimônio. No Paraná, o Conselho é presido pelo arquiteto e Jeferson Dantas Navolar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário